matéria do estado do rio de janeiro

Seplag e PGE certificam primeira turma de pregoeiros do Estado


jornalista.
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
facebook.
eddie rubenn dean murphy

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) vão realizar nesta terça-feira, 23 de outubro, às 14h30min, a cerimônia de Certificação da Primeira Turma do Curso de Capacitação de Pregoeiros.  Ao todo, foram 73 aprovados, certificados e admitidos na Rede de Pregoeiros do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento acontecerá no Auditório da PGE, Rua do Carmo, nº 27, 14º andar – Centro – Rio de Janeiro.
A segunda turma foi iniciada no dia 15 de outubro, com previsão de término para 19 de dezembro. De acordo com a gerente da Rede de Pregoeiros do Estado, Amanda Blanco, já houve uma considerável diminuição de chamados no Suporte Siga, sobre dúvidas de operação. “A proposta de rede vem se consolidando a cada dia, uma vez que os pregoeiros manifestam-se constantemente por e-mails, dividindo experiências que consideram relevantes, solicitando apoio, promovendo dúvidas, questionamentos, bem como sugestões”, disse.  
O primeiro Curso de Capacitação foi realizado pela Seplag, em parceria com a PGE, e teve início em 1º de agosto. O objetivo é qualificar esses profissionais, incluindo também a Rede de Pregoeiros, criada em 30 de julho, através de decreto assinado pelo governador Sérgio Cabral, durante cerimônia no Palácio Guanabara.
Segundo Amanda Blanco, o curso foi criado para nivelar os profissionais. Os pregoeiros tiveram 54 horas de aulas teóricas ministradas, em sua grande maioria, por procuradores do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da PGE e outras nove horas de aulas práticas ministradas por servidores da Seplag, para que os pregoeiros conheçam melhor o Sistema Integrado de Gestão de Aquisição (Siga), usado para as compras de materiais e serviços dos órgãos do Estado. O objetivo é dar formação jurídica e prática aos pregoeiros e à equipe de apoio, para a adequada condução dos pregões realizados pelo Estado.
Para o subsecretário de Recursos Logísticos da Seplag, Fábio Nunes, a Rede de Pregoeiros servirá para disseminar boas práticas e está englobada no contexto de modernização da logística do Estado. Atualmente, 45% das compras são feitas por meio de pregão eletrônico ou presencial. No Siga, 80% são feitas por pregão. “O pregoeiro é muito importante no sistema de compras, pois ele tem uma participação significativa no resultado final. Essa atividade requer um servidor preparado”, disse o subsecretário. Em 2011, as despesas do Estado com compras foram de R$ 9,3 bilhões. Desse total, R$ 4 bilhões foram comprados através da modalidade pregão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...