matéria do estado do rio de janeiro

UPAs são decoradas com imagens de pacientes e moradores das redondezas

upa foto bazilioImagens de moradores de comunidades, bairros e cidades onde as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs) foram instaladas têm garantido mais beleza aos espaços de atendimento e atraído os olhares de quem recorre ao
serviço. As fotos, expostas nos corredores dos equipamentos públicos, revelam o cotidiano familiar e de trabalho de
quem procura o atendimento médico e mora nas proximidades das unidades.

– Nosso trabalho é melhorar o atendimento nas unidades e isso passa por levar conforto e beleza, além de diminuir a frieza do ambiente hospitalar. As fotos de moradores das regiões onde as UPAs foram instaladas fazem com que as pessoas se sintam mais acolhidas. Queremos que as pessoas se identifiquem – explicou a coordenadora de Humanização da Secretaria de Saúde, Fabiani Gil.

Popular onde mora, Gerson Barbosa, de 58 anos, mais conhecido como Soró, não imaginava que sua foto, exibida na UPA de Itaboraí, em funcionamento desde julho, faria tanto sucesso. Atendente de restaurante, ele é reconhecido por onde passa.

– Colegas contaram que viram minha foto na UPA. Achei uma excelente ideia. O ambiente fica mais familiar. Todo mundo está comentando. Está fazendo um enorme sucesso – disse Soró. Com cinco filhos e um neto, a auxiliar de serviços gerais, Guiomar Maria Felipe, de 52 anos, já perdeu a conta de quantas vezes procurou a UPA de Santa Cruz. Sempre muito bem atendida pelos profissionais de saúde, ela aceitou ser fotografada durante uma consulta realizada no início do ano.

– A foto foi tirada quando recorri à UPA porque meu netinho estavacom um resfriado muito forte. Lembro bem que ele foi medicado após realizar seis nebulizações. Adoro esta UPA, os médicos e atendentes são sempre muito atenciosos. Também acho a unidade muito limpa e a decoração bonita. Não tenho do que reclamar – disse Guiomar.

Projeto começou pela UPA de Manguinhos - Segundo a Fabiana Gil, muitas histórias interessantes chegam à Secretaria de Saúde. As famílias fotografadas acabam criando um carinho especial pelas unidades instaladas nas regiões onde moram.

– A primeira UPA a apresentar esta identidade visual com fotos de pessoas que residem perto das unidades foi a de Manguinhos, inaugurada em 2009. Uma das famílias gostou tanto da foto que acabou ficando muito ligada à UPA e a seus profissionais a ponto de avisarem sobre a morte de um dos familiares – afirmou.
Do computador para a máquina fotográfica - Quem já foi a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) certamente observou paineis com fotografias de cenas de cotidiano, com homens, mulheres e crianças, todos moradores do entorno da UPA. São sorrisos, olhares e histórias que ajudam as UPAs a  terem um ambiente bonito e humanizado. Quem ajuda a registrar essas imagens é o fotógrafo da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), Maurício Bazílio. Bazílio, como é mais conhecido por toda a equipe da Saúde, está na Secretaria há 1 ano, mas já coleciona milhares de registros importantes e já tem muitas histórias para contar.
 
 - Antes da inauguração de uma UPA vou à cidade e começo a procurar os personagens. Com muita conversa explico que as fotos servem para ilustrar a UPA que será inaugurada. Alguns reagem bem, outros ficam com vergonha. Já peguei chuva, sol escaldante, mas consegui bons personagens e fotos bacanas. E, o melhor, as histórias de cada uma dessas pessoas - conta o fotógrafo.
Recomeço de carreira - Antes de se tornar fotógrafo profissional, Bazílio foi analista de sistemas, trabalhando para multinacionais de Telecom. A fotografia já era um hobby, mas em 2009 ele descobriu que trabalhar com câmeras fotográficas era o que ele queria no lugar de ficar na frente de computadores. Trocou o ambiente corporativo para se dedicar à nova profissão.
 
Bazílio começou a trabalhar em agência de imagens fazendo cobertura de eventos sociais. Foram muitas festas, casamentos, ensaios, coberturas jornalísticas que foram dando experiência ao fotógrafo. Em maio de 2011, foi chamado para trabalhar na assessoria de comunicação da SES. De lá para cá, Bazílio já registrou imagens importantes para a SES: inauguração de UPAs, maternidades, campanhas de divulgação, eventos, entre outros, além de  inúmeros personagens de todos os tipos que ajudaram e ajudam a ilustrar diariamente sua carreira. Recentemente o Governador Sérgio Cabral elogiou uma de suas fotografias estampada na UPA de Maricá, o que deixou o fotógrafo satisfeito.
 
 - A fotografia se tornou uma fonte de renda e qualidade de vida para mim. Fico feliz quando minhas imagens tem destaque, quando recebo elogios.  É o reconhecimento do meu trabalho – afirma.
 
jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...