MATÉRIA DO ESTADO DO RIO DSE JANEIRO

Trabalhadores encontram oportunidades ao pedir seguro-desemprego

Cursos para quem solicita o benefício pela terceira vez em dez anos oferecem qualificação em até seis meses
A decepção que tomou conta de Maria Aparecida da Conceição, de 42 anos, depois de uma demissão deu lugar à empolgação de se sentar pela primeira vez em uma sala de aula de um curso de qualificação. A auxiliar de serviços gerais se prepara para se tornar uma camareira beneficiada pelo projeto do governo federal, executado pela Secretaria de Trabalho, que oferece qualificação profissional gratuita a quem pede o seguro-desemprego.

Maria é um dos mais de 3.480 trabalhadores que se matricularam em cursos por todo Estado do Rio. Ao requerer o benefício, a auxiliar de serviços gerais escolheu uma das diversas opções oferecidas através de parceiros como Senac, Senai e Sesi. Para se qualificar, Aparecida está recebendo, além do seguro, auxílio- transporte, alimentação e material didático.

– É a primeira vez que faço um curso de qualificação e, depois da fase de adaptação, estou gostando muito – disse Maria.

Os treinamentos são oferecidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e devem ser feitos por trabalhadores que requerem o seguro-desemprego pela terceira vez em dez anos. É preciso se matricular e frequentar as aulas para receber o benefício.

– O governo federal entende que essa é uma pessoa que tem dificuldade para se manter no mercado, provavelmente, por baixa qualificação. Vencemos a barreira do emprego, temos muitas vagas e é preciso um trabalhador qualificado para preenchê-las – afirmou o subsecretário de Atendimento ao Trabalhador e Relações Trabalhistas, Manuelito Reis Júnior.
Entre as opções de cursos disponíveis estão Auxiliar Administrativo; Agente de Informações Turísticas; Costureiro; Padeiro; Pedreiros de Alvenaria; Balconista de Farmácia; e Recepcionista. A duração da qualificação varia de quatro a seis meses. No caso de o trabalhador já estar fazendo um curso profissionalizante equivalente, ele precisa apenas apresentar a documentação para ser dispensado da exigência.


Treinamento amplia horizontes

A cabeleireira Maria da Luz Andrade, 38 anos, é incansável quando o assunto é procurar qualificação. Após trabalhar na parte administrativa de um restaurante, ela se tornou cabeleireira depois de fazer dois cursos. A experiência no seu segundo salão terminou há cinco meses.

– Ainda não sei se vou procurar emprego como cabeleireira ou camareira, mas não paro de buscar cursos – disse Maria.

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK. EDDIE RUBENN DEAN MURPHY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...