matéria do rio de janeiro.

UPAs usarão telemedicina para agilizar e otimizar o atendimento à população

Unidades de Pronto Atendimento ficarão mais modernas a partir de 2013
 
Os profissionais de saúde das 52 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas do Estado contarão no início de 2013 com uma nova tecnologia para agilizar e melhorar a qualidade do atendimento à população: a telemedicina. O governo estadual já concluiu os testes com a tecnologia que permitirá a realização de ações médicas a distância, e selecionará em breve a empresa responsável pelos equipamentos instalados nas unidades de saúde através de licitação.

Nas UPAs, os novos recursos irão atender aos pacientes com AVC, infarto e de pediatria. Com a telemedicina, os médicos das unidades poderão interagir e trocar informações sobre casos especiais através de videoconferência com profissionais das Centrais de Especialistas da Secretaria de Saúde. A tecnologia, que está em teste desde junho, foi utilizada na UPA de Botafogo e aprovada por médicos.

– Nas centrais especializadas em neurologia, criada em 2009, e cardiologia, implantada em 2008, a troca de experiências entre os profissionais acontecem por telefone. Com a telemedicina, o médico da UPA poderá mostrar através de um computador conectado à internet o paciente e seus exames. Isso Irá agilizar ainda mais o atendimento – explicou o coordenador do projeto de Telemedicina nas UPAs, dr. Rogério Casemiro.

Profissionais estão sendo treinamos nos Estados Unidos - As novas unidades de pronto atendimento especializadas em AVC serão equipadas com tomógrafos transportáveis e terão equipes treinadas para identificar o tipo de AVC (isquêmico ou hemorrágico). Além disso, terão suporte da equipe de neurologia e neurocirurgia do novo Hospital Estadual do Cérebro.
 
– Para reforçar o time de médicos especialistas em trauma que poderão discutir casos de pacientes das UPAs, mais de 20 profissionais, entre médicos e enfermeiros, darão suporte aos profissionais das unidades de pronto atendimento. Eles receberam capacitações nos Estados Unidos – afirmou Casemiro.
 
Com tecnologia de ponta, o serviço de telemedicina para atendimento pediátrico nas UPAs será realizado em parceria com o Instituto Pediátrico Martagão Gesteira (IPPMG), da UFRJ. Um núcleo de pediatria do Instituto ficará de plantão 24 horas, oferecendo consultoria aos profissionais de saúde dessas UPAs.
 
Projeto para pacientes cardiológicos - Para os pacientes cardiológicos, o Instituto de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac) montará uma equipe para dar suporte aos médicos da rede. Os médicos consultores poderão avaliar os exames de eletrocardiograma dos pacientes que dão entrada nas UPAs com sintomas de infarto, otimizando o atendimento. Com a consultoria, exames de cateterismo poderão ser indicados precocemente o que levará a diminuição da mortalidade do infarto no Estado.
 
Tecnologia em parceria com o Proderj - A tecnologia será implanta nas UPAs em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj). Segundo o presidente do órgão, Paulo Coelho, o projeto de telemedicina representa o que há de mais moderno no setor e incentiva o uso de tecnologia da informação em seu alto nível.
 
– O governo estadual já avançou muito em tecnologia nesses últimos anos e acredito que com o projeto de telemedicina, vamos melhorar ainda mais a prestação de saúde para a população fluminense. O interesse foi grande não só pela modernidade e pelo tamanho do desafio, mas porque acreditamos que a tecnologia pode até salvar vidas – disse Paulo Coelho.


jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...