COPA DO MUNDO NO BRASIL. E SUA PREPARAÇÃO . RIO DE JANEIRO

Copa do Mundo: encontro reúne gestores da Saúde para preparar o país para o teste na Copa das Confederações
 
Repórte
Rubem de Paula

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto, é a porta-voz do Estado do Rio de Janeiro no evento. Ela destaca as ferramentas de planejamento demonstradas pelos professores da University College London e da University of Zurich como um instrumento a mais para ajudar a garantir uma Copa do Mundo e das Confederaçõeso com segurança sanitária a todos


Representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) chegaram a Salvador nesta quarta-feira, dia 7 de novembro, para participar da IX Reunião da Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo, que acontece no Hotel Fiesta Bahia. O evento, organizado pelo Ministério da Saúde em parceria com municípios e estados, tem o objetivo de construir um plano operativo de saúde para a Copa das Confederações, como preparação para a Copa do Mundo de 2014. Nos três dias de encontro, estão sendo discutidas as ações de saúde para eventos de massa e as ações previstas para o Carnaval de Salvador, que vai ser o evento-teste das ações de saúde em grandes concentração de pessoas.

Durante a abertura do encontro, o secretário de Vigilância à Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa, falou sobre as “Ações de Vigilância à Saúde em Eventos de Massa”.  Saúde do viajante e planos de segurança, emergência, contingência e ação também fazem parte da pauta da reunião, que conta com representantes internacionais como o médico Ibrahim Abubakar, da Universidade de Londres, que fará palestra sobre as perspectivas globais para a prevenção de doenças infecciosas associadas a eventos de massa, e o professor da universidade de Zurique Robert Steffen, que falará sobre os riscos de saúde não comunicados durante os eventos de massa.

- Os conhecimentos adquiridos durante reunião servirão para aplicarmos e aprimorarmos o que estamos fazendo com as ações de prevenção e monitoramento para vigilância em saúde. As ferramentas de planejamento demonstradas pelos professores da University College London e da University of Zurich são mais um instrumento para nos prepararmos para garantir um evento com segurança sanitária a todos – explicou a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Hellen Miyamoto.

A manhã desta sexta-feira, dia 9 de novembro, será dedicada às discussões sobre as ações de saúde que serão realizadas no Carnaval de Salvador, como o planejamento estratégico da rede de urgência, estrutura organizacional da assistência e vigilância em saúde. A pauta do período da tarde será destinada ao debate das ações de promoção para a Copa 2014 e ao planejamento para a Copa das Confederações.

Câmara da Saúde – A Câmara Temática da Saúde é coordenada pelo Ministério da Saúde e faz a interlocução com as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Entre os objetivos da Câmara, destacam-se a coordenação do planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas, ações estratégicas e o apoio às ações com os municípios-sedes.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...