Hospital Estadual Dona Lindu recebe certificação nacional de qualidade no atendimento

Hospital Estadual Dona Lindu recebe certificação nacional de qualidade no atendimento

 
O índice de satisfação dos pacientes atendidos na unidade do Governo do Estado está em 97%


O Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), em Paraíba do Sul, acaba de receber certificação de segurança no atendimento ao paciente da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A avaliação foi realizada em julho, pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), credenciado pela ONA para verificação dos procedimentos de acordo com ações de segurança. A entrega da placa de certificação aconteceu essa semana. O título é a confirmação da qualidade do serviço prestado por uma instituição de saúde, valoriza a equipe e oferece ao paciente maior confiança no atendimento. Com pouco mais de dois anos, o HTO Dona Lindu já é referência nacional em cirurgias ortopédicas.
- Há quatro anos, o local onde foi construído o Hospital Dona Lindu era um esqueleto. Hoje a unidade já é a primeira em número de cirurgias ortopédicas de alta complexidade dentro da rede estadual. A opção que fizemos pelo modelo de gestão compartilhada nos permite disponibilizar recursos de última geração. Aqui, temos o que há de melhor no mundo à disposição dos moradores do estado do Rio. Agora, com certificado e tudo - destaca o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.
De acordo com o diretor executivo do hospital, Artur Hummel, o mérito desta conquista é de todos os colaboradores da unidade.
- Cada um foi incansável e contribuiu para o aprimoramento dos procedimentos, checando protocolos e rotinas, evitando intercorrências. Tudo isso, com muita dedicação e comprometimento. O reconhecimento é reflexo de uma ação contínua, conjunta, que fez do nosso hospital modelo de atendimento, gestão e humanização. Trabalhamos em equipe, envolvidos em um único objetivo, a segurança de nosso paciente – destaca Hummel. 
A supervisora de qualidade do HTO Dona Lindu, Gislaine Tibiriçá, conta que o processo de acreditação exigiu dedicação de todos os colaboradores, durante o período de preparação. 
- Antes da visita de avaliação, um diagnóstico já havia sido feito pelo Instituto Qualisa de Gestão, sinalizando pontos que exigiam aprimoramento para o alcance da certificação nível I - Segurança. A harmonia entre os setores foi um dos pontos destacados pelas avaliadoras para a conseguirmos essa certificação - afirma Gislaine, orgulhosa. 
A gerente de enfermagem do hospital de Paraíba do Sul, Sônia Oliveira, reforça que o foco da equipe foi além da formatação de protocolos. 
Todos se empenharam na execução correta dos protocolos, na padronização dos atendimentos e no cuidado com o paciente dentro das técnicas de segurança - destaca. 
Capacitação profissional - Para a precisão dos procedimentos, os profissionais que atuam no HTO Dona Lindu passam por constante processo de qualificação, mas também são incentivados a tratar os pacientes com atenção e empatia.
HTO Dona Lindu - Com 6.321 m² de área construída, a unidade custou R$ 22 milhões à Secretaria de Estado de Saúde (SES), sendo R$ 11 milhões em equipamentos e o restante em obras. O Hospital Estadual Dona Lindu é referência em cirurgias ortopédicas em média e alta complexidade e, atualmente, é a unidade que mais realiza cirurgias de trauma ortopédico na rede estadual,  incluindo procedimentos de alta complexidade como artroplastias de quadril e de joelho, e cirurgias de coluna.  A abertura do hospital vem servindo para desafogar as filas do Instituo Nacional de Traumatologia e Ortopedia, no Rio de Janeiro. Atualmente, até pacientes moradores da capital se operam na unidade do Governo do Estado em Paraíba do Sul.
As cirurgias eletivas são reguladas pela Central de Regulação. Já a Central de Marcação de Exames de Imagens regula exames complementares como tomografia e ultrassonografias realizados no Dona Lindu. Nas cirurgias de trauma, os pacientes são referenciados pelas unidades de saúde responsáveis pelo primeiro atendimento dos casos.
 
 
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
facebook.
eddie rubenn dean murphy
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...