Lula faz visita surpresa ao Rio Imagem, Centro de Diagnóstico do Governo do Estado

Lula faz visita surpresa ao Rio Imagem, Centro de Diagnóstico do Governo do Estado
 
Repórte
Rubem de Paula

Com quase um ano de operação, unidade já fez 170 mil exames para moradores de vários municípios do Rio de Janeiro. O ex-presidente pode conferir este resultado e a nova ressonância magnética que acaba de chegar e é a única a fazer exame cardíaco e de mama na rede pública
 
Prestes a completar um ano de funcionamento no próximo dia 9 de dezembro, o Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado - Rio Imagem - recebeu uma visita ilustre nesta quarta-feira (28). De passagem pelo Rio de Janeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não resistiu ao convite do governador Sérgio Cabral para dar uma passada pelo Rio Imagem, na Av. Presidente Vargas. E não se arrependeu, Lula ficou encantado com as instalações que a população do Rio tem acesso, realizando exames modernos como  tomografia, ressonância, ultra e mamografia.

- Muito lugar da rede privada não oferece uma estrtura tão bonita e moderna como o Rio Imagem - comentou o ex-presidente.

Por falar em mamografia, uma das pacientes que aguardava para fazer o exame não acreditou quando viu o presidente Lula surgir à sua frente. Sacouo telefone com câmera fotográfica e tirou a foto que não conseguiu quando foi a Brasília para a posse do primeiro mandato do presidente, em 2002.
E o presidente Lula pode conferir ainda o novíssimo aparelho de ressonância magnética que acaba de chegar e começa a realizar exames já no primeiro dia de dezembro. É o primeiro e único de toda rede pública a fazer ressonância cardíaca e de mama. Só o Rio Imagem tem. Serão 40 ressonâncias de coração e cerca de 150 de mama por mês a partir de dezembro.

- Assim vamos dobrar a capacidade de atendimento à demanda por ressonância, com um equipamento ultramoderno, inédito para os usuários do SUS -, destacou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.

Investimento em mais equipamentos - Dois novos mamógrafos chegaram ao Rio Imagem em outubro, aumentando ainda mais a capacidade de realizar exames. Ao todo, são quatro aparelhos à disposição de mulheres de todo o estado do Rio de Janeiro apenas no Rio Imagem. Outros dois seguem realizando exames plenamente no Hospital da Mulher, em São João de Meriti.

Além dos novos mamógrafos, a partir de 2013 o Rio Imagem recebe a terceira ressonância magnética e um PETScan, equipamento inédito na rede pública de saúde. Juntos, os novos equipamentos farão mais 8 mil exames por mês. A nova sala de Ressonância Magnética terá uma estrutura humanizada para dar uma sensação de bem-estar ao paciente: fotografias com paisagens do Rio nas paredes e, no teto, luzes de LED simulando um céu estrelado.

- O Rio Imagem é hoje uma realidade da medicina no estado do Rio de Janeiro. O paciente se sente bem atendido e querem voltar. Muitas vezes não acreditam que estão no serviço público. Por outro lado, estamos também virando referência técnica para os médicos, que querem que os exames sejam feitos aqui. Trabalhar aqui é um sonho realizado de qualquer radiologista – orgulha-se o diretor geral da unidade, Leonardo Velloso.

Rio Imagem realiza também a biópsia – Além da biópsia em todas as mamografias cujos resultados apontam suspeita de câncer, o Rio Imagem realiza ainda ressonância magnética, ultrassonografia e eco Doppler, raio-X e tomografias computadorizadas. Outro diferencial do Rio Imagem é a presença de leitos de cuidados intensivos, com equipamentos semelhantes aos de uma UTI. Eles garantem a estabilização de pacientes que porventura passem mal durante os procedimentos.

Números – A unidade, que recebeu R$ 33,5 milhões em investimentos do Governo do Estado, conta com uma ala inédita na rede voltada especialmente para a saúde da mulher, com ultrassonografia e mamógrafo, e um setor de ensino e pesquisa, com uma central de análise de laudos e um auditório com cerca de 50 lugares para cursos e capacitação de profissionais.

O Rio Imagem fica na Av. Presidente Vargas, Centro (em frente à Central do Brasil). O horário de funcionamento é de segunda à sexta, de 7h às 21h; sábados, das 8h às 17h, e domingos, das 8h às 13h. O atendimento da unidade está disponível de forma gratuita para pacientes encaminhados por unidades da rede pública de saúde, ambulatórios e hospitais.
 
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook.
eddie rubenn dean murphy

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...