matéria da região serrana do estado do rio de janeiro . petrópolis .

Nota da Secretaria de Saúde sobre ocorrência de caso de meningite

Repórte
Rubem de Paula 

A Secretaria de Saúde esclarece à população que já tomou as medidas necessárias em relação ao surgimento do caso de meningite. Os procedimentos adotados pela secretaria estão de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, em situações onde há o aparecimento da doença.
Segundo a coordenação de Epidemiologia da secretaria, que realizou a investigação do caso no Hospital Alcides Carneiro e presta assistência à escola onde a criança estudava, as principais recomendações quando existe a ocorrência de meningite em uma unidade escolar são: não fechar a escola, não suspender as aulas e não interromper as atividades do dia-a-dia.
“Tomamos medidas de quimioprofilaxia, ou seja, medicamos os familiares e iremos medicar os alunos e adultos que estiveram mais próximos da criança nos últimos dias. Esta é a principal providência a ser adotada no momento”, explicou a coordenadora da Epidemiologia, Elisabeth Wildberger.
Ainda de acordo com a coordenação, a transmissão da doença de maneira indireta é praticamente inexistente. Como o meningococo, nome popular dado à bactéria causadora da doença, não resiste à umidade, ao oxigênio e às mudanças de temperatura, não pode sobreviver fora do organismo. Desta forma, não é necessário desinfetar ou interditar o local, sendo suficiente mantê-lo limpo e arejado.    

A Secretaria de Saúde informa ainda que se houver o surgimento de sintomas como febre, dor de cabeça, náuseas, vômito em jato e rigidez de nuca, ou em caso de crianças sintomas como irritação ou agitação, choro constante, recusa alimentar, convulsões e moleira alta, é importante procurar atendimento médico.   

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...