Pular para o conteúdo principal

matéria do estado do rio de janeiro

Municípios do Norte e Noroeste recebem mapeamento de risco geológico

Repórte
Rubem de Paula

Levantamento do DRM e da Defesa Civil identificou 363 áreas com perigo de deslizamento

O Serviço Geológico do Estado (DRM) e a Secretaria de Defesa Civil concluíram o mapeamento de risco iminente a deslizamentos em 18 municípios das regiões do Norte e Noroeste do Rio. O levantamento já foi entregue aos atuais e futuros prefeitos dessas cidades.

Entre março e outubro deste ano, geólogos do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos (Nade/DRM-RJ) foram a campo avaliar a situação de cada área, delimitar extensão dos problemas, quais residências estão nas áreas e quantas pessoas podem ser afetadas em casos de deslizamentos.  Ao todo, foram identificados 363 setores de risco iminente, com 1.074 moradias ameaçadas e 4.266 pessoas expostas.

 – Com o mapeamento, cada defesa civil municipal passa a ter conhecimento dos pontos de risco. Ele serve para que as prefeituras tracem seus planos, solicitem recursos para fazer obras de contenção ou até mesmo iniciem processo de remoção de famílias – explicou o presidente do DRM-RJ, Flavio Erthal.

Os municípios incluídos neste levantamento foram: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai.

De acordo com o tenente-coronel Douglas Paulich Junior, diretor do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), além das imagens das áreas de risco, o levantamento apresenta possíveis soluções para os problemas encontrados.
Ao fazerem o mapeamento, os técnicos já apontam possíveis ações. A Defesa Civil vai auxiliar cada município a tomar a atitude adequada – afirmou o tenente-coronel Douglas Paulich.

Estudo incluirá outras áreas até o fim do ano

Segundo o diretor do DGDEC, o mapeamento de mais 18 municípios está sendo finalizado e deve ser entregue até o fim deste ano. Com a entrega do mapeamento dessas outras regiões, o programa do DRM-RJ, iniciado em 2010, terá repassado a 67 municípios subsídios necessários à elaboração de seus Planos de Contingência e Planos Municipais de Redução do Risco, em sintonia com a nova Lei Federal de Proteção Civil (Lei 12.608/2012). O projeto tem apoio de recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), da Secretaria de Ambiente. A meta do DRM-RJ é concluir as 92 cidades até junho de 2013.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo do Ministério do Turismo mostra que aumenta o número de viajantes solitários e o desejo de se hospedar na casa de amigos e parentes

REPÓRTER. RUBENN DEAN PAUL ALWSMATÉRIA DE HOJE.MAT.ABR.2014/0143DRT.33.689-1RJJovens querem viajar sozinhos, revela pesquisaEstudo do Ministério do Turismo mostra que aumenta o número de viajantes solitários e o desejo de se hospedar na casa de amigos e parentes

Os brasileiros estão mais empenhados em viajar sozinhos. É o que mostra uma pesquisa do Ministério do Turismo que mede a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses. O percentual atingiu 17,7% dos brasileiros que pretendem viajar. Em fevereiro do ano passado, esse valor era de 13,1%.
O aumento ocorre em todas as faixas etárias, sendo mais acentuado entre os turistas de até 35 anos, grupo que registrou alta de dez pontos percentuais. A pesquisa não revela as razões pelas quais a turma dos viajantes solitários ganha cada vez mais adeptos, mas a independência financeira das mulheres é uma das razões apontadas por especialistas.
Também chamou a atenção o fato de os turistas jovens aderirem cada vez mais a hospedagens n…

RADIO MUSICAL PETROPOLIS RJ 91.1 FM .... JORNAL DIARIO DE PETROPOLIS RJ LTDA ... JORNALISTA/APRESENTADOR/LOCUTOR/REPORTE...RUBENN DEAN PAUL ALWS

Governo busca evitar combinação de preços para Copa do Mundo 2014
O sigilo dos preços para as obras da Copa do Mundo Fifa 2014 tem por objetivo evitar a combinação de preços e assegurar que os empreendimentos tenham o menor custo possível. A informação foi dada pela presidenta Dilma Roussef, nesta sexta-feira (17/6), em Ribeirão Preto (SP), após cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012. A presidenta Dilma afirmou que os critérios foram estabelecidos em acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU). Na entrevista, Dilma Roussef sugeriu que os jornalistas "investiguem direitinho". A presidenta informou que as diretrizes adotadas pelo governo brasileiro seguem "as melhores práticas" de outros países. Segundo ela, se determinada empreiteira for para o leilão sabendo, por exemplo, o preço mínimo fixado para determinada obra poderá colocar um lance mais …

MATERIA DO JORNAL EXTRA SOBRE OS ONIBUS E LINHAS DO RIO DE JANEIRO

Nova frota de ônibus do Rio será apresentada no dia 22Novo ônibus do Rio está sendo produzido pela empresa Neobus Foto: DivulgaçãoCíntia Papa Tamanho do textoAAA Senhores passageiros! Acomodem-se em seus lugares porque vai começar a viagem a bordo dos cem ônibus da nova frota do Rio. No Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, os motoristas terão um motivo a mais para deixar o automóvel em casa e optar pelo transporte coletivo. Nessa data, a prefeitura vai apresentar aos cariocas os novos coletivos que serão usados no Sistema Bus Rapid System (BRS) — corredores rápidos para ônibus. E o EXTRA revela, com exclusividade, como serão os novos modelos.
Parte da nova frota começa a circular este mês, nas pistas exclusivas de Ipanema, Leblon e Copacabana, os primeiros BRSs inaugurados na cidade.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, afirmou que a nova frota trará inúmeros benefícios aos usuários, sobretudo para os idosos e os portadores de necessidades especiais: