matéria do estado do rio de janeiro .

Governo do Rio tem Comitê de Saúde da População Negra para eliminar efeitos de séculos de discriminação
 
Repórte
Rubem de Paula

As ações do Comitê atendem orientações, diretrizes e objetivos estabelecidos na Política Nacional de Saúde Integral da População 
 
Negra. Entre as metas, está a elaboração de projetos que tornem a saúde pública mais acessível e investimentos no tratamento de enfermidades que acomete em maior número as pessoas negras, como a doença falciforme
 

Última nação da América a abolir a escravidão, o Brasil ainda guarda reflexos de uma história de desigualdade. A saúde está entre os indicadores que refletem essa situação. Para tratar do assunto no mês da Consciência Negra, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) promoveu o IV Seminário Estadual de Saúde da População Negra. Organizado pela Assessoria Técnica de Gestão Estratégica e Participativa, o encontro -  dirigido a gestores e profissionais de saúde - teve como foco o combate ao racismo nos serviços e atendimentos oferecidos no Sistema Único de Saúde.

O evento debateu temas variados como a importância da utilização do quesito raça e cor na produção de informações epidemiológicas, além de propor formas de enfrentamento ao racismo institucional. Esse e outros assuntos já são abordados no Comitê Estadual de Saúde da População Negra do Rio de Janeiro, instituído este ano. As ações do Comitê atendem as orientações, diretrizes e objetivos estabelecidos na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Entre as metas, inclui-se a elaboração de projetos que tornem a saúde pública mais acessível e investimentos no tratamento de enfermidades que acomete em maior número as pessoas negras, como a doença falciforme.

“O aumento na autodenominação de negros e pardos no último censo do IBGE representa uma mudança. É preciso uma série de políticas públicas voltadas para a população negra. O fortalecimento da atenção à saúde das populações mais vulneráveis é uma necessidade justificada por estatísticas e pesquisas”, informa Carina Pacheco, assessora Técnica de Gestão Estratégica e Participativa da Secretaria de Estado de Saúde.


Anemia Falciforme - Uma das ações já em prática é o tratamento para a anemia falciforme, alteração sanguínea hereditária mais frequente no Brasil. O Rio de Janeiro é o segundo estado com a maior prevalência da doença, perdendo somente para a Bahia. Estima-se que a cada 1.200 nascimentos, um recém-nascido tenha a doença. O traço falcêmico – que ocorre quando o indivíduo carrega o gene, mas não manifesta a doença – é ainda mais presente. De acordo com pesquisas, um a cada 21 indivíduos no estado do Rio possui o traço, correspondendo a 4,5% da população carioca.

O estado do Rio de Janeiro contabiliza cerca de 5 mil pessoas com a doença. Mais de 3 mil são tratados regularmente no Hemorio, que identifica aproximadamente 20 notificações novas por mês e é responsável por 40% de todos os atendimentos na unidade. A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, implantou em 31 unidades do SUS no município do Rio de Janeiro e no interior fluminense para o atendimento clínico de crianças com a doença, aumentando o acesso e possibilitando o acompanhamento médico em todo o estado. O Rio de Janeiro é o único estado onde a estratégia está pactuada na CIB (Comissão Intergestores Bipartite). Desse modo, os pacientes só precisam ir ao Hemorio apenas uma vez por ano, para exames mais complexos.
 
A identificação da doença falciforme começa com a triagem neonatal, o teste do pezinho. Há doze anos o Rio de Janeiro foi o segundo estado do país a adotar o teste para identificá-la. Hoje, são realizados mensalmente, entre 15 e 16 mil testes em toda a rede pública do estado. O objetivo é reconhecer precocemente a doença para tão logo dar início ao tratamento. Com a inclusão da pesquisa da doença falciforme no teste, o risco de mortalidade infantil no Estado caiu de 10% para 3,5%, de 2000 até este ano.
 
jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

--
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...