matéria do estado do rio de janeiro . alerj

ENTIDADES REAFIRMAM MANIFESTO DE 1932 EM FAVOR DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO



Em celebração pelos 80 anos da assinatura do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado e a Associação Brasileira de Educação (ABE) organizaram uma carta-compromisso para reafirmar o teor do documento de 1932 e promover um novo acordo pela educação e pela inovação. Para isso, o Fórum agrupou em um Conselho Consultivo representantes das 33 entidades que o compõem, mais a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), e realizou uma reunião, nesta terça-feira (13/11), na sede do Clube de Engenharia, Centro da capital, com a finalidade de debater e aprovar a carta.

Durante o encontro, a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, sugeriu o acréscimo de um parágrafo no manifesto endereçado aos professores. “Na medida em que colocamos entidades como signatárias de um documento, de um compromisso com a educação, não podemos deixar de destacar o personagem principal desse processo que é o professor, que tem o desafio de trabalhar com os alunos. Por isso, esse parágrafo é fundamental, pois dá a sustentação e diz para quem estamos endereçando a carta”, afirmou. A recomendação foi aprovada pelos membros do conselho.

Segundo o presidente da ABE, João Pessoa de Albuquerque, a carta se torna importante por não ter como signatários apenas representantes do setor da educação. “O documento tem a pretensão de representar a sociedade; por isso, há necessidade de termos participantes de diversas áreas avalizando o processo”, enfatizou Albuquerque. Órgãos como o Senai, a Firjan e a Redetech vão assinar a carta, que será apresentada e lida no próximo dia 4 de dezembro, às 9h30, no plenário da Alerj.

Em 1932, quando o manifesto foi criado, os estudiosos pensavam em formas de desenvolver um plano de reconstrução educacional, com reformas em todas as etapas do ensino. Entre os signatários daquela época, estavam nomes como o da escritora Cecília Meirelles e o médico e professor Roquette Pinto, considerado o “Pai da Radiodifusão Brasileira”.


jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook. 
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...