NOTA OFICIAL BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO

AVISO DE PAUTA
AOS JORNALISTA

REPÓRTE
RUBEM DE PAULA
JORNAL METRO CAR
MAT.2012;0143
DRT.33.689-1RJ

Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)

lamenta o acidente ocorrido na tarde deste sábado (24) na Feira Nacional da Agricultura Familiar, provocado pela queda de uma estrutura metálica, por volta das 16h, que resultou em três feridos e uma vítima fatal.

O MDA se solidariza com as famílias das vítimas e vem por meio desta dar conhecimento das providências adotadas.

As vítimas foram atendidas no local e, prontamente, encaminhadas ao Hospital Souza Aguiar. Os visitantes e expositores foram orientados a deixar o local por medida de precaução.

Neste momento a prioridade é prestar atendimento às vítimas e aos familiares.

Além disso, o registro policial foi feito e aguardamos as perícias para identificar as causas do acidente.

A programação da Feira está suspensa e aguarda o laudo da Defesa Civil, que está no local verificando as condições das instalações.
Sobre os laudos técnicos do evento

Devido às dúvidas suscitadas quanto ao socorro prestado às vítimas do acidente ocorrido na tarde deste sábado (24), na Feira Nacional da Agricultura Familiar, no Marina da Glória, no Rio de Janeiro, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) informa sobre a estrutura de atendimento e sobre os fatos relacionados ao acidente:

 A Feira Nacional da Agricultura Familiar – Brasil Rural Contemporâneo dispunha de toda estrutura necessária para atendimento de urgência e emergência em caso de acidentes e prestou socorro imediato às vítimas. Essa estrutura estava de acordo com o que determina o 1º Grupamento de Socorro de Emergência, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, que aprovou a Ficha de Avaliação de Risco em Eventos (FARE) e autorizou sua execução por meio de laudo técnico favorável.

A feira também possui a Certidão de Anotação de Responsabilidade Técnica (CART), que é emitida pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ). Nessa certidão consta o nome do responsável técnico, a empresa que faria a remoção em caso de necessidade e o hospital de referência, no caso, o Souza Aguiar. Todos os procedimentos foram seguidos.

 Sobre a estrutura de atendimento

 No momento do acidente, havia na Feira duas UTIs móveis completas para pronto-atendimento, sendo que, em cada uma delas,tinha um médico de plantão, um técnico de enfermagem e um motorista, respeitando as normas estabelecidas e aprovada pelo 1º Grupamento de Socorro de Emergência, Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.
Além disso, havia um posto médico dentro da Feira, com um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. A estrutura contava ainda com leito de emergência aparelhado com respirador, cardiovensor, material de sutura, medicamentos e materiais para primeiros socorros e mais dois leitos para atendimento não emergenciais.
A Brigada de Incêndio estava de plantão com brigadistas (bombeiros) treinados para situações de emergência, como a ocorrida no sábado.
 O socorro às vítimas
Os brigadistas estavam há poucos metros de onde aconteceu o acidente e chegaram ao local imediatamente.  Com a ajuda de visitantes que estavam próximos ao pórtico, levantaram a estrutura e prestaram os primeiros atendimentos. Médicos e técnicos de enfermagem, acionados via rádio, chegaram logo em seguida.

Os seguranças do evento, que chegaram ao local junto com os brigadistas, formaram um corredor para abrir caminho às ambulâncias e impedir que outras pessoas se aproximassem dos feridos e pudessem dificultar o atendimento médico e o deslocamento.

A remoção das vítimas ao hospital de referência seguiu critérios de avaliação médica.
 Reafirmamos que estamos aguardando os laudos técnicos que indicarão as causas do acidente. Além disso, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, determinou a abertura do procedimento interno para a apuração administrativa dos fatos relativos ao acidente.

 Neste domingo, o ministro visitou a vítima do acidente que ainda está hospitalizada e as que já receberam alta médica. Além disso, recebeu os familiares da senhora Adriana Ribeiro de Jesus, que chegaram ao Rio de Janeiro no início da tarde de hoje (25).

Cobertura dessa Materia foi Jornal o metro car . Repórte Rubem de Paula
junto a Rede Globo de Televisão. no sabado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...