PRESIDENTE DO FSISTEMA FIRJAN FAZ A ABERTURA DO CONECTA 2012. RIO DE JANEIRO.

Presidente do Sistema FIRJAN
faz a abertura do Conecta 2012

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira diz que a colaboração dos empresários brasileiros é fundamental para o desenvolvimento da educação do país

Repórte
Rubem de Paula

Diante de uma plateia de cerca de 2.500 educadores, o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, fez a abertura oficial do Conecta 2012, evento que discute como a tecnologia transforma o ensino em sala de aula. Na ocasião, foi lançado o capítulo brasileiro do Horizon Report, um dos principais estudos mundiais sobre o assunto, além de ter sido feito um debate sobre educação e desenvolvimento.

Para Eduardo Eugenio, o uso da tecnologia não exclui a necessidade de se proporcionar a formação contínua dos professores. “Esse evento constata os desafios que enfrentamos para por em prática uma educação de qualidade, que é instrumento básico para o desenvolvimento sustentável”, disse o presidente do Sistema FIRJAN, que também ressaltou a importância sobre se promover inovação no sistema educacional.

No estudo apresentado, os desafios e as tendências para a educação nacional são comparados com resultados regionais e globais da série de estudos da NMC, existentes há mais de 10 anos através do projeto Horizon. No cenário brasileiro, é percebida a necessidade de investimentos em infraestrutura e a formação de educadores, sendo estes os principais gargalos para a disseminação das tecnologias educacionais. O Horizon Report é resultado de trabalho realizado de agosto a outubro deste ano por especialistas brasileiros em tecnologia e educação.

O tema “Educação e Desenvolvimento” foi a base de um debate mediado pelo diretor geral do Sistema FIRJAN, Augusto Franco. Na ocasião, foram apresentados números sobre o atual panorama do país, como o fato de quase 20% da população da faixa dos 15 anos estar fora da escola. “Essa é uma oportunidade de fazermos uma reflexão para encontrar o caminho para sairmos desse atraso no qual o Brasil se encontra”, disse ele.

Sobre o Conecta 2012 – O evento está em sua segunda edição e acontece nos dias 21 e 22 de novembro, no Centro de Convenções SulAmérica. O objetivo é discutir como a tecnologia vem transformando o ensino e a aprendizagem em sala de aula; e o papel do professor neste novo cenário. Quatro mil educadores da rede pública e particular de ensino, universidades, rede SESI/SENAI e profissionais ligados ao tema tecnologia e educação de todo o país participarão do evento.

A programação conta com conferências, palestras técnicas, oficinas e a exposição "Sala de aula do futuro", que apresenta a evolução da sala de aula desde sua origem até os tempos atuais e as tendências para os próximos anos. Entre os convidados internacionais, o destaque é a participação do professor José Pacheco, educador português mundialmente conhecido pelo trabalho realizado na Escola da Ponte, no Porto. Ele vai falar sobre sua experiência a partir de exemplos de sucesso e tentará desmistificar questões relacionadas à formação tecnológica nas escolas.

jornalista.
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...