COMUNICADO DA DIRETORIA DO SISTEMA FIRJAN

O Sistema Firjan alerta que há apenas 29% de água retida nos reservatórios das usinas hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste e risco de desabastecimento de energia neste fim de ano e no início de 2013. Confira a íntegra do texto divulgado pela Firjan aos seus associados.

COMUNICADO DA DIRETORIA DO SISTEMA FIRJAN



REPÓRTER
RUBEM DE PAULA

A Diretoria do Sistema FIRJAN comunica às empresas associadas o agravamento das condições de oferta da energia elétrica e de gás no país.

A água retida nos reservatórios das usinas hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, onde se concentra a maior parte dos reservatórios do país, representa atualmente apenas 29% da capacidade total de armazenamento. Para evitar que a redução dos reservatórios atinja níveis críticos de risco praticamente todas as termelétricas disponíveis já estão em operação, não havendo mais, portanto, margem para aumento significativo da geração térmica. Além disso, a logística de abastecimento dessas usinas, em especial as operadas a óleo combustível e a diesel, também não é trivial e tem enfrentado dificuldades. Soma-se a isso a previsão de chuvas para o futuro próximo estar abaixo da média histórica, o que poderá levar à continuidade de redução da capacidade dos reservatórios.

 Diante desse quadro, a possibilidade de ocorrência de eventos de desabastecimento temporário de energia para o fim do ano e início de 2013 aumentou substancialmente, alcançando níveis preocupantes. Concomitantemente, a elevada demanda de gás natural para suprimento das térmicas poderá levar as distribuidoras estaduais a exercer junto aos seus clientes industriais as cláusulas de flexibilidade e de interruptibilidade dos contratos. Qualquer um dos eventos terá impactos negativos inequívocos sobre a atividade industrial.

 Diante de tal situação, a Diretoria do Sistema FIRJAN  já solicitou ao Ministério de Minas e Energia e à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do estado do Rio de Janeiro esclarecimentos e apresentação  de medidas que possam  garantir o fornecimento adequado desses insumos energéticos, essenciais para a atividade industrial e para todo o país.

 A Diretoria considera que qualquer medida que se reflita em custos ou escassez de insumos energéticos trará impactos significativos para a competitividade industrial e para o desenvolvimento do país, e tomará portanto todas as providências ao seu alcance para que esse quadro não se realize.



jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...