Diretor do Museu Imperial faz palestra sobre o imperador d. Pedro II

AVISO DE PAUTA
REPÓRTER
RUBEM DE PAULA
 
Matéria da região serrana do estado do rio de janeiro
minicípio de Petrópolis.
 
Diretor do Museu Imperial faz palestra sobre o imperador d. Pedro II

Dando continuidade às comemorações pelo aniversário de d. Pedro II, nascido em 02 de dezembro de 1825, o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr., concederá uma palestra na próxima segunda-feira, 10 de dezembro. O evento acontecerá às 18h30, com entrada franca, na Casa de Cláudio de Souza (Museu Imperial/Ibram).

Com o tema “O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na formação do jovem imperador d. Pedro II”, a palestra é uma realização do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), que possui sede na Casa de Cláudio de Souza e do qual o diretor do Museu Imperial é associado titular.

A fala abordará a relação do imperador com o IHGB, instituição nascida em 1838 a partir da aspiração de uma entidade que refletisse a nação brasileira que, não muito antes, conquistara a sua Independência. Sua criação teve apoio do próprio d. Pedro II, que incentivou e financiou pesquisas, fez doações valiosas, cedeu uma sala no Paço Imperial para sede do Instituto em seus passos iniciais e presidiu mais de 500 sessões, recebendo o título de Protetor.

A palestra irá fechar a série de comemorações pelo aniversário de d. Pedro II. No dia 02 de dezembro, o Museu Imperial teve entrada franca e ofereceu dois concertos: um com o conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis e outro com o Coral Dó Ré Mi – Coro Modelo do Programa Canta Petrópolisque lançou o seu clipe de Natal, filmado no Museu.

Já no dia 05, aconteceu uma cerimônia de doação de peças do Museu de Armas Ferreira da Cunha ao Museu Imperial e a palestra “A história e a construção do Estado e da Nação: nas origens do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro”, com o presidente do IHGB, prof. Dr. Arno Wehling.

A Casa de Cláudio de Souza, fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além de receber palestras e eventos culturais, o espaço também possui uma exposição permanente sobre seu titular e uma biblioteca especializada em literatura e artes. A visitação vai de terça a sexta-feira, das 11h às 18h, com entrada gratuita.

SERVIÇOS
Palestra “O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na formação do jovem imperador d. Pedro II”
Palestrante: Maurício Vicente Ferreira Jr., diretor do Museu Imperial
Realização: Instituto Histórico de Petrópolis
Data: 10 de dezembro de 2012 – 18h30
Local: Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Entrada franca

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Twitter: @museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
facebook.
eddie rubenn dean murphy



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...