Fórum Consad & Conseplan homenageia Niemeyer

AVISO DE PAUTA
REPÓRTER
RUBEM DE PAULA

Fórum Consad & Conseplan homenageia Niemeyer


Secretários estaduais de Planejamento e Gestão e Administração de todo o país abriram nesta quarta-feira, 6 de dezembro, em Belo Horizonte, o Fórum Consad & Conseplan. A cerimônia de abertura, que contou com a presença do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, teve início com um minuto de silêncio em homenagem à memória do arquiteto carioca Oscar Niemeyer, falecido na noite de ontem.

Em seu discurso, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Eduardo Diogo, lembrou aos participantes do encontro a obra de Niemeyer. “Gostaria de destacar um pouco de humanismo no momento de perda desse grande brasileiro”, disse. Segundo ele, Oscar Niemeyer, apesar de carioca, teve um laço muito forte com Minas Gerais, principalmente quando o mineiro Juscelino Kubitschek foi presidente da República. A Cidade Administrativa do governo do Estado de Minas Gerais, construída durante o governo Aécio Neves, também foi projetada por Niemeyer.

O governador Antonio Anastasia manifestou sua satisfação de ver o tema Agenda Federativa incluído na pauta do encontro. “Falar em federação hoje no Brasil é algo triste. Nosso modelo é obsoleto. O Brasil não tem espírito federativo, somos centralizadores. Precisamos romper esse modelo”, defendeu o governador mineiro, enfatizando que o conceito moderno de federalismo se baseia na solidariedade entre os entes.

Ex-secretário da Administração e Planejamento de Minas Gerais, Antonio Anastasia destacou ainda a dimensão que a sociedade brasileira atribuiu à gestão pública a partir da Constituição de 1988. “Qualquer gestor sabe que não basta um bom discurso se não houver um lastro de bons resultados na gestão”, ressaltou o governador.

Anfitriã do encontro, a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais e vice-presidente do Consad, Renata Vilhena, disse na abertura do evento que a gestão eficiente com foco nos resultados faz a diferença, pois a sociedade tem cobrado cada vez mais. “Buscamos ferramentas para o aperfeiçoamento dos serviços públicos e vencer esse desafio”, disse. Em sua avaliação, o grande desafio dos Estados hoje é criar alternativas para oferecer melhores serviços aos cidadãos, sem comprometer o equilíbrio fiscal, como é o caso das Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Falou ainda na abertura do Fórum Consad & Conseplan o secretário do Planejamento e Gestão da Paraíba e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), Gustavo Nogueira, que comentou a importância da discussão dos temas da pauta na atual conjuntura brasileira.

O secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Ruy Barbosa, e a subsecretária de Planejamento da Seplag RJ, Cláudia Uchôa, também estão participando do evento.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook.
eddie rubenn dean murphy

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...