matéria do estado do rio de janeiro


Rio Imagem completa um ano com 187 mil exames e novos equipamentos inéditos na rede pública

Um ano e 187 mil exames realizados. Com essa relação tempo x produtividade, o Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado, o Rio Imagem, já virou referência tanto para médicos como para a população. A unidade realiza mais de 20 mil exames por mês, entre tomografias, ressonâncias (com ou sem sedação), ultrassonografias, mamografias, ecocardiogramas, raios-x.  O primeiro aniversário do Rio Imagem veio com presente para a população: uma segunda ressonância magnética para pacientes de todo o estado. Este novo equipamento é o primeiro da rede pública a ofertar ressonância de coração e de mama a todos os usuários do SUS.  A inauguração do equipamento foi nesta terça-feira (11), com as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, e do secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann.

- Vamos mais do que dobrar a capacidade de atendimento a demanda por ressonância, com equipamento moderno e inédito para os usuários do SUS - destaca o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.

Em 2013, a oferta de diagnósticos aumenta ainda mais com a chegada de um terceiro aparelho de ressonância e um PETScan, equipamento inédito na rede pública de saúde.

- Esse PETScan é o que há de mais complexo para fazer diagnóstico preciso de tumores. Junta em um mesmo equipamento a medicina nuclear e a tomografia computadorizada - explica a subsecretária de Unidades Próprias, a radiologista Ana Neves, uma das idealizadoras do Rio Imagem.

Além de aparelhos de última geração, o Rio Imagem também confere dignidade no atendimento e acolhimento à população. Todos os ambientes foram pensados para deixar o paciente confortável e confiante. Há área específica para o atendimento de mulheres, o ambiente de ressonância conta com imagens de motivação, para eliminar o medo do paciente e a arte está logo ali na maior parede da área externa do Rio Imagem: uma tela de Romero Britto, feita especialmente para enfeitar o local de exames da população do Rio de Janeiro.

A entrega de resultados foi aprimorada e hoje mais de 80% dos pacientes recebem os exames realizados em menos de 20 minutos.

- O Rio Imagem é hoje uma realidade da medicina no estado do Rio de Janeiro. O paciente se sente bem atendido e querem voltar. Muitas vezes não acreditam que estão no serviço público. Por outro lado, estamos também virando referência técnica para os médicos, que querem que os exames sejam feitos aqui. Trabalhar aqui é um sonho realizado de qualquer radiologista – orgulha-se o diretor geral da unidade, Leonardo Velloso.

Modelo de marcação de consulta sem filas - A maior parte dos pacientes que realiza exames no Rio Imagem é da capital: 70% dos atendimentos. Em seguida, os municípios com maior número de atendimentos são Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Com um sistema de marcação descentralizado, o Rio Imagem dispõe de um sistema em que as secretarias municipais de saúde podem agendar os exames online. 

- Um ano antes de inaugurarmos o Rio Imagem preparamos o sistema de marcação de consultas, definindo as cotas por municípios e fazendo o treinamento dos profissionais. Hoje há mais de 2 mil pessoas com logins para realizar marcações. Fizemos mais de 100 turmas de treinamento. Por isso, não há fila nem deslocamentos desnecessários de pacientes. Se a pessoa é de um município distante do Rio de Janeiro, basta procurar a secretaria municipal de Saúde com o pedido médico, e a secretaria vai marcar num sistema, via web, a consulta. Depois de agendado, é enviado um SMS com a confirmação. Ou seja, só precisa ir ao Rio Imagem no dia do exame – explica a subsecretária Ana Neves.

Formação - A partir de 2013, médicos que estiverem terminando o terceiro ano de residência e que queiram se especializar em diagnóstico por imagem, poderão também procurar o Rio Imagem. Isso porque a unidade é a primeira instituição pública no Rio de janeiro a abrir edital para curso de aperfeiçoamento ao nível de quarto ano com foco em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. Credenciado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, o curso admitirá dois médicos residentes no nível A4, tendo início já em fevereiro de 2013, com duração de um ano. 

As inscrições serão realizadas até o dia 04 de janeiro de 2013 e podem ser feitas pelo telefone 2212-7409. Os candidatos passarão por duas etapas no processo seletivo, que incluem prova teórica e dissertativa, bem como prova oral/ entrevista. A prova teórica será realizada no dia 07 de janeiro de 2013, às 17 horas no auditório do Centro de Diagnóstico por Imagem. Os 6 candidatos classificados serão comunicados por e-mail e contato telefônico para a realização da prova oral/ entrevista, que será realizada no dia 14 de janeiro de 2013, no mesmo horário e local da prova escrita. O treinamento será remunerado com bolsa de R$ 2 mil e a carga horária a ser cumprida será de 5 períodos de 6 horas. 

Serviço – O Rio Imagem fica na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio (em frente à Central do Brasil). O horário de funcionamento é de segunda à sexta, de 7h às 21h; sábados, das 8h às 17h, e domingos, das 8h às 13h. O atendimento da unidade está disponível de forma gratuita para pacientes encaminhados por unidades da rede pública de saúde, ambulatórios e hospitais.


jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...