MERCADANTE DEFENDE APLICAÇÃO DOS ROYALTIES NA EDUCAÇÃO

MERCADANTE DEFENDE APLICAÇÃO DOS ROYALTIES NA EDUCAÇÃO

REPÓRTE
RUBEM DE PAULA



O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu, em evento na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a aplicação de todos os recursos derivados dos royalties do petróleo e do pré-sal na educação. “O petróleo é uma riqueza não renovável, os royalties não existirão para sempre e as futuras gerações não terão acesso a essa riqueza. Portanto, nós, que estamos antecipando o uso dessa riqueza, temos que pensar no futuro do Brasil e em uma educação de qualidade”, disse. Mercadante também manifestou apoio a uma carta-compromisso firmada, nesta terça-feira (04/12), pelas 33 entidades da sociedade civil e universidades que compõem o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, com objetivo de promover um novo acordo pela inovação do setor. O documento contou ainda com o apoio da Associação Brasileira de Educação (ABE).

Presidente da Alerj e do Fórum, o deputado Paulo Melo (PMDB) comentou que a aplicação desses recursos deve servir para uma melhor qualificação da mão de obra. “Somente dessa forma, o Brasil de amanhã acontecerá com a consistência que queremos, e a oferta da educação ocorrerá de forma igualitária, para que todos tenham oportunidades”, defendeu. Mercadante ressaltou ainda o papel decisivo que a educação tem no País e afirmou que o desenvolvimento dela continua sendo o maior desafio dos governos. “A União está disposta a colocar todos os royalties do petróleo na educação. A presidente Dilma Rousseff, ao vetar a lei da redistribuição, assegurou o respeito aos contratos, o que é fundamental, mas ela quer que, daqui para a frente, 100% dos recursos sejam dedicados ao setor”, reforçou.

O ministro também classificou a decisão como “uma demonstração muito importante do País que queremos ser , que poderemos ser, se usarmos com inteligência essa riqueza fantástica que é o pré-sal”. Presidente da Comissão de Educação da Alerj, o deputado Comte Bittencourt (PPS) qualificou a atitude da presidente Dilma como “uma grande vitória para o estado do Rio”. “Esse é o comprometimento com uma política única de educação”, assegurou o parlamentar. Secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia disse que esse envolvimento coletivo é fundamental para o desenvolvimento do estado e aproveitou para anunciar a inauguração de uma escola integral no próximo dia 19, no Andaraí, zona Norte do Rio.

De acordo com Risolia, o modelo pedagógico dessa escola foi desenvolvido em parceria com a iniciativa privada e começará a funcionar com o conceito “integral, integrado”. “Essas empresas são as demandadoras de mão de obra, ou seja, elas precisam ter a visão de que a juventude de hoje será o consumidor de amanhã ou será quem vai trabalhar nessa empresa amanhã”, afirmou. Também estiveram presente na solenidade os deputados Paulo Ramos (PDT), Roberto Henriques (PSD) e Aspásia Camargo (PV), o presidente da Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Redetec), Paulo Alcântara Gomes, e o presidente da ABE, João Pessoa de Albuquerque

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...