Praia de Copacabana recebe balão da Operação Lei Seca no Réveillon

Praia de Copacabana recebe balão da Operação Lei Seca no Réveillon

REPÓRTER
RUBEM DE PAULA
  
Ações de conscientização ocorrerão em pontos turísticos do Rio de Janeiro e blitzes de fiscalização serão reforçadas durante as festas de fim de ano


A partir do dia 26 de dezembro, a Operação Lei Seca (OLS), da Secretaria de Estado de Governo, levará de volta à Praia de Copacabana o seu símbolo mais emblemático. Sucesso na campanha de conscientização no Réveillon de 2011, o balão de ar quente com a marca da OLS, já conhecida da população do Rio de Janeiro, estará montado na areia, na Avenida Atlântica, próximo à Avenida Princesa Isabel, sentido Leme. Além de oferecer a bela vista da orla da Zona Sul, a intenção é proporcionar aos participantes momentos de reflexão quanto à direção responsável e os perigos de ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir.

- Mais uma vez, nossa intenção é permitir que as pessoas voem junto com a Operação Lei Seca e entendam a importância do nosso trabalho, que tem por objetivo salvar vidas. Além de contemplar o cenário, a ideia é que as pessoas lembrem, por estarem dentro do balão, da nossa campanha e da importância de colaborar – explica o coordenador da OLS, major Marco Andrade.

Balão em Copacabana

Preso ao solo por cordas, o balão de ar quente poderá atingir aproximadamente 30 metros de altura (o equivalente a um prédio de 9 andares). Feito de náilon, com 22 metros de altura e 20 metros de diâmetro, é inflado com ar frio e depois, utiliza-se o maçarico para o aquecimento do ar. Como o ar quente é mais leve do que o ar ambiente, ocorre a flutuação do balão. O cesto onde ficam os passageiros é sustentado por cabos de aço.

O balão funcionará diariamente, das 19h30 às 1h30, e tem capacidade para transportar de 2 a 3 passageiros por voo, além do piloto, variando de acordo com peso e altura dos participantes. No local, serão organizadas filas e as pessoas que quiserem participar serão identificadas por pulseiras, de uma cor diferente a cada dia, dando direito ao acesso. Todos deverão passar por detectores de metal e pelo teste de etilômetro. Caso sejam detectados sinais altos de embriaguez, a pessoa será impedida de participar.

Será necessária a apresentação de um documento oficial com foto para o passeio e crianças menores de cinco anos de idade não poderão participar. No dia 31/12 (Réveillon), o funcionamento será interrompido entre 23h30 e 0h30, por conta da queima de fogos de artifício, e voltará até às 3h30.
Com duração média de três minutos, o voo gratuito será comandando por um piloto credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que vai verificar as condições climáticas e a velocidade do vento, garantindo o cumprimento das normas de segurança. No local, também estará um brigadista durante todo o evento.

Após o voo, os participantes ganharão uma camiseta da Operação Lei Seca, além de panfletos incentivando a colaboração com a OLS: para isso, basta cumprir a lei e nunca consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir. No ano passado, cerca de 700 pessoas participaram da ação.
  
Voo no Balão da Operação Lei Seca

- Horário de funcionamento: das 19h30 à 1h30.
*No dia 31/12, das 19h30 às 23h30 e 0h30 às 3h30.

- Será necessária a apresentação de documento de identificação com foto

- Capacidade: de 2 a 3 passageiros

- Será proibida a entrada nos casos de:

. Sinais claros de embriaguez
. Porte de bolsas e alimentos
. Porte de bebidas alcoólicas
. Porte de armas
. Porte de instrumentos pontiagudos
. Menores de 5 (cinco) anos
. Menores desacompanhados
. Animais

Conscientização na Lagoa Rodrigo de Freitas

Outro importante cartão-postal do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas também voltará a receber a Operação Lei Seca neste fim de ano. Oito boias-blimps com o slogan da operação estarão dispostas na Lagoa, iluminando diferentes pontos. Feitas de lona plástica, com quatro metros de diâmetro, as boias estarão próximas às Avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros. Semelhantes aos balões utilizados nas blitzes das ruas, as boias náuticas terão iluminação interna, para chamar ainda mais atenção durante a noite.

- A Lagoa recebe milhares de pessoas nesta época do ano. É um excelente espaço e um momento perfeito para conscientizar as pessoas sobre a importância de nunca dirigir depois de beber, de colaborar para a paz no trânsito e apoiar para que a campanha continue salvando vidas – reforça o major Marco Andrade.

As boias-blimps da OLS estarão na Lagoa a partir das 20h do dia 26 de dezembro e ficarão no espelho d'água até o dia 1º de janeiro de 2013. Neste mesmo período, a região irá receber parte da equipe de cadeirantes, que trabalham nas operações nas ruas, para conversar com o público e alertar para o perigo da mistura álcool e direção.

Localização das boias:

Boia 1 – Avenida Epitácio Pessoa, altura da Praça José Mariano Filho, saída do Túnel Rebouças
Boia 2 – Avenida Epitácio Pessoa, altura da Rua Tabatinguera
Boia 3 – Avenida Epitácio Pessoa, altura do Parque do Cantagalo
Boia 4 – Avenida Epitácio Pessoa, altura da Rua Maria Quitéria
Boia 5 – Avenida Epitácio Pessoa, altura do Clube Lagoon
Boia 6 – Avenida Borges de Medeiros, altura da Ilha Piraque
Boia 7 – Avenida Borges de Medeiros, altura da Ilha Piraque
Boia 8 – Avenida Borges de Medeiros, altura do Parque Sacopenapã, próximo ao antigo Mistura Fina


Fiscalização Reforçada

Durante as festas de fim de ano, todo o efetivo da Operação Lei Seca estará mobilizado em ações de fiscalização. Serão 250 agentes, divididos em 14 equipes, realizando 140 operações no período, espalhadas na capital e Região Metropolitana.

- Queremos que as pessoas se divirtam, mas voltem para casa em segurança. Por isso, além de cumprir nosso papel de fiscalização, estamos investindo muito no trabalho de conscientização, visando à prevenção do problema – diz Marco Andrade. Além das blitzes, as equipes de cadeirantes, responsáveis também pelo trabalho de conscientização, estarão atuando em diversas áreas.

A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e fiscalização, de caráter permanente, lançada pela Secretaria de Estado de Governo, em março de 2009. Desde então, até a madrugada desta quinta-feira (20/12), 985.090 motoristas foram abordados, 188.962 foram multados, 40.104 veículos foram rebocados e 80.967 condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida. Os agentes realizaram 859.870 testes com o etilômetro. No total, 6.320 condutores sofreram sanções administrativas e 2.395, criminais.

Além das ações de fiscalização, a Operação Lei Seca também atua na conscientização de motoristas e futuros condutores. As ações educativas estiveram, somente em 2012, em mais de 100 colégios e universidades. Além disso, neste ano, a procura pelas palestras nos ambientes corporativos aumentou em 400% em relação a 2011, superando também a marca de cem ações realizadas. Entre as equipes que já receberam a OLS, estão funcionários de empresas do setor automotivo, redes de supermercado e varejo, até fabricantes de bebidas alcoólicas.

Das ruas para as telas de TV

Neste ano de 2012, a Operação Lei Seca foi destaque nas telas de TV. Em um capítulo de Avenida Brasil, novela do autor João Emanuel Carneiro, um dos personagens da trama, o Cadinho, interpretado pelo ator Alexandre Borges, foi abordado durante uma blitz da OLS e teve sua carteira apreendida por estar dirigindo após ingerir bebida alcoólica.

Foi a segunda vez que a dramaturgia brasileira deu espaço à campanha, que já em seu ano de lançamento, em 2009, havia participado de um capítulo da novela Caminho das Índias, da autora Glória Perez. Na cena, a atriz Christiane Torloni era abordada pela equipe e submetida ao teste do etilômetro.

Reconhecimento e Conscientização de Norte a Sul

Desde seu lançamento, a Operação Lei Seca vem sendo reconhecida como uma das campanhas de conscientização e fiscalização mais eficientes do país.

Delegações de 15 estados brasileiros já estiveram no Rio de Janeiro para conhecer o formato da OLS e suas experiências, tais como Pará, Acre, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, entre outros.

Em 2010, a Operação Lei Seca recebeu o XVIII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, na categoria Geral – Região Sudeste, com o case “Nunca dirija depois de beber”. O prêmio faz parte de um programa de segurança no trânsito da montadora, sediada na Suécia, país referência em trânsito seguro. Já em maio de 2011, a OLS foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, pelos bons serviços prestados à população. Os servidores que atuam na campanha receberam também moção da Câmara de Vereadores do Rio.

JORNALISTA
RUBENN DEAN PAUL ALWS
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...