Prevenção a desastres naturais ganha reforço

REPÓRTER
RUBEM DE PAULA

Prevenção a desastres naturais ganha reforço

Governo federal anuncia ações para o período de chuvas nas regiões Sul e Sudeste


O vice-governador Luiz Fernando Pezão participou ontem, em Brasília, do evento de apresentação das ações do governo federal nas regiões Sul e Sudeste para o período de chuvas. A intenção é prevenir tragédias e proporcionar mais agilidade nas ações de resposta aos desastres naturais. Entre as medidas da União está o reforço nos investimentos em mapeamento de áreas de risco, monitoramento e alertas, capacitação de agentes da Defesa Civil e obras de drenagem e construção de encostas.

Durante o evento, Pezão destacou os investimentos que o Governo do Estado tem feito na Região Serrana do Rio, uma das áreas mais castigadas pelos temporais de janeiro de 2011. 

– Estamos investindo R$ 2,6 bilhões, com recursos federais e próprios do Estado. Muitos desses recursos estão em processo licitatório, mas já fizemos mais de 60 contenções de encostas nas áreas com risco geológico e estamos dragando os rios dessas cidades. Além disso, em parceria com o Ministério da Integração e a Defesa Civil Nacional, também implantamos o sistema de alertas por sirenes nessas cidades, que tem funcionado muito bem e ajudou a salvar vidas no temporal do último mês – afirmou Pezão.

A apresentação, que aconteceu no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), contou com a presença dos ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e da Saúde, Alexandre Padilha. 

Entre as medidas anunciadas pelo ministro da Integração Nacional, destaca-se a mobilização antecipada da Força Nacional de Emergência nos estados do Rio  de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Em caso de desastres, toda a movimentação para o apoio aéreo, de comunicação, saúde e salvamento será coordenada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério de Integração Nacional, que vai gerar maior agilidade de ação e atendimento às vítimas

A ideia é instalar Forças Nacionais nos estados, antes mesmo que caiam as chuvas. Assim, caso ocorra algum desastre, as Forças já estarão mobilizadas e integradas, sob uma única coordenação. Isso também vai promover a integração com as defesas civis estaduais – disse Fernando Bezerra.


Recursos para a Força Nacional do SUS

O governo federal também vai aumentar os investimentos na Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) que, criada em 2011, tem a função de agir no atendimento às vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situação de risco epidemiológico. A Força Nacional do SUS deverá investir R$ 30 milhões até 2014 nas ações que exigem
uma resposta rápida e coordenada na área de saúde.

Atualmente, a Força Nacional do SUS conta com 329 profissionais que integram 15 equipes de plantão, formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A meta do Ministério da Saúde é capacitar outros mil profissionais em 2013


jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...