Tropa do Bope contará com mais tecnologia em 2013

Tropa do Bope contará com mais tecnologia em 2013

Microcâmeras, armas não letais e novos blindados estão entre as aquisições


Depois da nova sede, que está sendo construída em Ramos, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) se prepara para receber mais investimentos. Dessa vez, tecnológicos. A partir de 2013, a tropa de elite da Polícia Militar ganhará equipamentos e armamentos mais modernos. Microcâmeras e armas não letais estão entre as ferramentas que já auxiliam nas ações táticas. Novas viaturas e fardas irão chegar ao batalhão e ajudar na preparação da segurança dos grandes eventos sediados no Rio de Janeiro.

No pacote de tecnologias já utilizadas pelo Bope, estão incluídos ainda aparelhos sofisticados, como escutas que acopladas em paredes monitoram conversas. Já o videooscope, uma espécie de microcâmera instalada em um tubo flexível, pode ser colocada em espaços pequenos, altos ou distantes e transmite imagens a um monitor que fica na farda do policial. A tropa conta também com dois mini-robôs com câmeras para realização de varreduras em locais de difícil acesso.

– A tecnologia vai auxiliar nas operações da tropa. Além de eventos como as copas da Confederação e do Mundo, estamos nos preparando para atender a demanda à altura do que é esperado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais. Deixamos um legado importante para a segurança pública do Rio de Janeiro – explicou o chefe de Logística do Bope, major Maurílio Nunes.

Blindados, armamento de alta precisão e armas não letais teaser, mais leves e com dois cartuchos, estão na lista de novas aquisições dos “caveiras”, que terão ainda fardas mais modernas. Os novos uniformes camuflados, que já foram testados, estão sendo preparados para aumentar a resistência à umidade e ao atrito. Os investimentos em treinamentos também será intensificado. O Bope já faz intercâmbio com polícias especializadas de outros países, como França e Espanha.

 – O sistema de comando e controle também será equipado com novidades tecnológicas. A sala, que funciona no batalhão e monitora as viaturas que estão em ação, ganharão reforço. Através de palmtops, a foto de um suspeito, por exemplo, pode ser enviada e, em tempo real, o centro de monitoramento terá acesso à ficha da pessoa – disse o major Nunes.


JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...