Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 25, 2012

1º Encontro Oficial do Rio 2016 com os Comitês Olímpicos Nacionais

REPÓRTE
RUBEM DE PAULA

1º Encontro Oficial do Rio 2016 com os Comitês Olímpicos Nacionais

OPORTUNIDADE DE FOTOGRAFIA

Segunda-feira, dia 03 de dezembro, às 15h10, na Lagoa Rodrigo de Freitas

Rio de Janeiro, Brasil: 30 de novembro de 2012: Entre os dias 2 e 5 de dezembro o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ vai realizar o 1º Rio 2016 NOC Open Day (1º Encontro Oficial do Rio 2016 com os Comitês Olímpicos Nacionais). Estarão presentes cerca de 30 representantes de Comitês Olímpicos Nacionais de todos os continentes. Durante os dias 3 e 4 de dezembro o grupo participará de palestras de apresentação sobre o Rio 2016™, além de visitas às instalações esportivas e não-esportivas dos Jogos Rio 2016™.
Na segunda-feira, dia 03 de dezembro, às 15h40, está programada uma ‘janela’ para captação de imagens pela imprensa, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Não serão concedidas entrevistas neste momento, por isso, está aberto o credenciamento somente para fotógrafos e cinegrafistas.

Campanha Fique Sabendo 2012: estímulo à testagem rápida de Aids

AVISO DE PAUTA

REPÓRTE
RUBEM DE PAULA

Campanha Fique Sabendo 2012: estímulo à testagem rápida de Aids

Campanha que marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids em todo o país tem como meta incentivar o diagnóstico precoce da doença

Estimular o diagnóstico precoce da Aids através da testagem rápida. Este é o principal objetivo da edição 2012 da campanha Fique Sabendo, realizada anualmente pelo Ministério da Saúde para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro. De acordo com dados do Ministério, existem cerca de 530 mil pessoas convivendo com o vírus do HIV hoje no Brasil, muitas delas sem saber. Isso é possível porque o vírus pode permanecer durante anos no organismo de uma pessoa sem que ela sinta nenhum sintoma.

Com o slogan “Não fique na dúvida, fique sabendo”, a campanha deste ano busca ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, proporcionando à pessoa infectada a chance de uma vida com melhor qualidade, além de prevenir novas infecções.

Como parte da campanha, a Gerênci…

Lula evita imprensa em evento “pós-Rosemary”

Homenageado na noite dessa terça-feira, 27, Lula esteve no jantar de lançamento do calendário anual da Pirelli, mas evitou falar com a imprensa. Diante da divulgação de resultados da operação Porto Seguro da Polícia Federal, em que sua ex-funcionária Rosemary Noronha foi indiciada por suspeita de corrupção, o ex-presidente acenou para os jornalistas sem responder aos pedidos de entrevista.

Rosemary foi demitida no sábado do cargo de chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo pela presidente Dilma Rousseff. Durante o evento, que exaltava as conquistas do Brasil na redução da desigualdade, Lula se cercou de aliados políticos como o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB), o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito Eduardo Paes (PMDB).

De acordo com reportagem do Valor Econômico, Lula foi embora antes de o prato principal do jantar ser servido acompanhado de Cabral e Pezão

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.

Revelação de e-mails não afeta Lula, diz Carvalho

O QUE É VERDADE
OU MENTIRA
NESSA HISTÓRIA

REPÓRTE
RUBEM DE PAULA

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou nesta sexta-feira que a revelação da troca de e-mails entre a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, e integrantes do grupo investigado na operação Porto Seguro, da Polícia Federal, não complica a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Não tem nenhuma complicação para o presidente Lula", afirmou Gilberto Carvalho, ao chegar ao Ministério da Previdência para uma reunião de trabalho com o secretário-executivo da pasta, Carlos Gabas.

  A operação atingiu também os irmãos Paulo Vieira, que foi afastado da diretoria da Agência Nacional de Águas (ANA); e Rubens Vieira, também afastado da diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Relatório de inteligência da Polícia Federal mostra mensagens da ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo contando aos ex-diretores …

Ministério amplia leitos de retaguarda e entrega novos equipamentos ao Hospital Miguel Couto

Ministério amplia leitos de retaguarda e entrega novos equipamentos ao Hospital Miguel Couto
Repórte Rubem de Paula

Dentro da estratégia S.O.S Emergências, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha assina nesta sexta-feira (30), portarias que ampliam o número de leitos de retaguarda, além de entregar novos equipamentos para a emergência do Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro. O ministro visita ainda a nova unidade de Hemodiálise. Essas benfeitorias foram possibilitadas pelo Ministério da Saúde às unidades que integram a ação estratégica, que há um ano promove a redução da taxa de ocupação e a qualificação do atendimento em hospitais de referência nas principais capitais brasileiras. Ministro visita Hospital Miguel Couto
Local: Rua Bartolomeu Mitre, 1108 – Leblon - RJ jornalista rubenn dean tel.021.9337.4123 email. rubenndeanrj@gmail.com facebook. eddie rubenn dean murphy

Hospital Estadual Dona Lindu recebe certificação nacional de qualidade no atendimento

Hospital Estadual Dona Lindu recebe certificação nacional de qualidade no atendimento

O índice de satisfação dos pacientes atendidos na unidade do Governo do Estado está em 97%

O Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), em Paraíba do Sul, acaba de receber certificação de segurança no atendimento ao paciente da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A avaliação foi realizada em julho, pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), credenciado pela ONA para verificação dos procedimentos de acordo com ações de segurança. A entrega da placa de certificação aconteceu essa semana. O título é a confirmação da qualidade do serviço prestado por uma instituição de saúde, valoriza a equipe e oferece ao paciente maior confiança no atendimento. Com pouco mais de dois anos, o HTO Dona Lindu já é referência nacional em cirurgias ortopédicas. - Há quatro anos, o local onde foi construído o Hospital Dona Lindu era um esqueleto. Hoje a unidade já é a primeira em número de cirurgias …

AGENDA DO MINISTRO DA SAÚDE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO..SR.MINISTRO ALEXANDRE PADILHA

AVISO DE PAUTA REPÓRTE RUBEM DE PAULA Ministro da Saúde participa de ações do Dia Mundial de Luta contra Aids no Rio de Janeiro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa nesta sexta-feira (30) da Cerimônia que oficializa a transferência de tecnologia do medicamento sulfato de Atazanavir para o Instituto de Tecnologia Fármacos (Farmanguinhos). Logo após, Padilha visita o Fique Sabendo na comunidade da Rocinha, atividade que faz parte da Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem para Sífilis, HIV e hepatites B e C, com a oferta de exames para a população. No estado do Rio de Janeiro serão disponibilizados 22 mil exames, sendo 10.200 para testes anti-HIV.

Cerimônia que oficializa a transferência de tecnologia do medicamento sulfato de Atazanavir ao Farmanguinhos
Local: Tenda da Ciência em Cena, Campus Manguinhos – Fiocruz. Av. Brasil 4365, Rio de Janeiro (RJ)

Mobilização Nacional de prevenção e testagem para sífilis, HIV e hepatites B e C – Fique Sabendo
Local: Pátio da Unidade…

matéria da região serrana do estado do rio de janeiro. petrópolis.

Dia Mundial de Luta Contra a Aids terá campanha especial em Petrópolis
Repórte Rubem de Paula
Com a aproximação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de DST/Aids e Hepatites B e C, fará a campanha de 2012 a partir de ações diversificadas nos próximos dias. No sábado (01), haverá a realização do Teste Rápido do HIV e na segunda-feira (03) será feita uma apresentação teatral focada no assunto. “Hoje o principal objetivo da campanha e outras ações de conscientização que desenvolvemos ao longo do ano é fazer com que as pessoas tenham acesso ao diagnóstico. Quanto mais cedo o indivíduo descobre que é soropositivo, mais cedo começa o tratamento e então terá mais qualidade de vida. A partir de uma pesquisa da qual participei em 2011 descobrimos que mais da metade das pessoas infectadas pelo HIV em Petrópolis iniciam o tratamento tardiamente, o que pode trazer complicações. Por isso, precisamos fazer esse trabalho de informa…

matéria do estado do rio de janeiro.

Estado deposita gratificações do RAS para 3.433 policiais militares
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) vai depositar na sexta-feira, 30 de novembro, a gratificação de 3.433 policiais militares que participaram, em outubro, do Regime Adicional de Serviço (RAS) na Secretaria de Educação. O valor total a ser depositado é de R$ 2.350.375,00.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

ALERJ LEVA EXPOSIÇÃO DE QUADROS FEITOS POR PRESOS PARA O MP

ALERJ LEVA EXPOSIÇÃO DE QUADROS FEITOS POR PRESOS PARA O MP

REPÓRTE
RUBEM DE PAULA


A vernissage da exposição “Arte: Um corpo limitado, uma olhar sem limites” – montada pelo Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) a partir de quadros a óleo produzidos por internos do sistema prisional fluminense – fechou, nesta quinta-feira (29/11), o primeiro dia do congresso do Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil, cujo tema é “Sistema Prisional e Política Criminal: o papel do Ministério Público”. O evento está sendo realizado na sede do MPRJ, no Centro, e termina nesta sexta-feira (30/11). Representando o presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB), o diretor-geral José Carlos Araújo disse que parcerias para divulgação de cultura são sempre relevantes. “Através da cultura é que conhecemos um povo. Esta exposição, em especial, surpreende, pois são pessoas privadas de liberdade, que, por um determinado momento, esquecem aquilo que viveram para mo…

matéria do estado do rio de janeiro. alerj.

ALERJ REALIZA ATO PÚBLICO EM ADESÃO A PROJETO DE INICIATIVA POPULAR


 A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai realizar um ato público nesta segunda-feira (03/12), às 11h, em adesão ao projeto de iniciativa popular que pretende agravar as punições contra crimes praticados a policiais militares e outros servidores. Presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj, o deputado Zaqueu Teixeira (PT) ressalta a importância do movimento. “Pretendemos levar ao Congresso Nacional uma proposta que inclui na lei do Código Penal 8.072/1990, referente a crimes hediondos, a prática de violência contra policiais militares e servidores. Estaremos envolvidos nisso juntamente com a população”, declarou o petista

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy



AUDIÊNCIA REÚNE FONOAUDIÓLOGOS NA ALERJ

A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) v…

matéria do estado do rio de janeiro . alerj.

ALERJ REALIZA ATO PÚBLICO EM ADESÃO A PROJETO DE INICIATIVA POPULAR


 A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai realizar um ato público nesta segunda-feira (03/12), às 11h, em adesão ao projeto de iniciativa popular que pretende agravar as punições contra crimes praticados a policiais militares e outros servidores. Presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj, o deputado Zaqueu Teixeira (PT) ressalta a importância do movimento. “Pretendemos levar ao Congresso Nacional uma proposta que inclui na lei do Código Penal 8.072/1990, referente a crimes hediondos, a prática de violência contra policiais militares e servidores. Estaremos envolvidos nisso juntamente com a população”, declarou o petista

COMÉRCIO DEVERÁ DISPONIBILIZAR CADEIRAS PARA IDOSOS



A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (29/11), em primeira discussão, o projeto de lei 270/11, do deputado Luiz Paulo (PSDB), que obriga estabelecimentos comerciais e…

ALERJ DEBATE INFLUÊNCIA DE LUIZ GONZAGA NA CULTURA

ALERJ DEBATE INFLUÊNCIA DE LUIZ GONZAGA NA CULTURA

REPÓRTE
RUBEM DE PAULA


Como parte das comemorações do centenário do cantor e compositor Luiz Gonzaga, a Escola do Legislativo do Estado do Rio (Elerj) irá promover o debate “A contribuição de Luiz Gonzaga para a influência da cultura nordestina no Rio de Janeiro”, na próxima quarta-feira (05/12), a partir das 10h, no auditório da instituição. A Elerj ficana Rua da Alfândega, 8, no Centro da capital.
O encontro terá a participação dos músicos Jurandy da Feira, parceiro de Gonzagão; e Gilberto Teixeira, do Movimento Cultural do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Também foram convidados o historiador Renato Pellizzari e o compositor e produtor Augusto Jatobá. A mediação será do coordenador da Escola, deputado Gilberto Palmares (PT). O encontro faz parte do Ciclo de Debates da Escola do Legislativo e pretende garantir a reflexão sobre o legado do Rei do Baião.
O evento promete também boa música. A banda Universitários do Forró ir…

DISTRIBUIÇÃO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO É TEMA DE PROGRAMA NA TV ALERJ

DISTRIBUIÇÃO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO É TEMA DE PROGRAMA NA TV ALERJ

Repórte
Rubem de Paula


A importância dos royalties do petróleo para a economia do Rio de Janeiro é o tema do programa do TCE-RJ Notícias desta sexta-feira (30/11), que vai ao ar na TV Alerj (canal 12 da Net), às 22h. O programa, que será reprisado no sábado (01/12), às 12h, e no domingo (02/12), às 21h, aborda os prejuízos para o Rio de Janeiro com a eventual redistribuição dos royalties e aponta as principais inconstitucionalidades da proposta aprovada no Congresso, como a mudança contratual para exploração de petróleo em áreas já licitadas.

O programa contará com a participação da diretora da Escola de Contas e Gestão (ECG) do TCE-RJ, Paula Alexandra Nazareth, e da coordenadora de Controle da Receita do TCE-RJ, Nina Quintanilha Araujo. Juntamente com Jorge Salles, elas são autoras de um capítulo do livro “Mar de riqueza, terra de contrastes”, organizado por Rosélia Piquet, em que abordam os impactos nas finanças do es…

CPI FEDERAL DISCUTE TRÁFICO DE PESSOAS EM AUDIÊNCIA NA ALERJ

REPÓRTE
RUBEM DE PAULA

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga o tráfico de pessoas no Brasil realizará audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta sexta-feira (30/11). Durante o evento, que será realizado no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, às 9h, será discutida a situação do estado em relação a denúncias feitas em abril deste ano sobre o tráfico de pessoas pelo país. A audiência contará, além do presidente da CPI, deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), com a participação da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Casa, presidida pelo deputado Marcelo Freixo (PSol). Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP/RJ), principal órgão aliado à CPI nas investigações, Graziella Rocha também participará do encontro.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

FRENTE PARLAMENTAR DISCUTE ATENDIMENTO A PACIENTES COM AIDS NO ESTADO

FRENTE PARLAMENTAR DISCUTE ATENDIMENTO A PACIENTES COM AIDS NO ESTADO

Para marcar o Dia Mundial de Combate a Aids, a Frente Parlamentar de Mobilização e Combate ao HIV e Tuberculose da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Gilberto Palmares (PT), vai realizar uma audiência pública nesta sexta-feira (30/11), às 10h, na sala 316 do Palácio Tiradentes. Segundo Palmares, será discutido o atual quadro do atendimento aos pacientes com Aids no estado. “A falta de leitos para casos graves, a dificuldade de agendamento de consultas e exames e outros temas serão abordados”, explicou o petista. O evento contará com a participarão da subsecretária de Vigilância e Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Hellen Miyamoto; do representante da Coordenadoria de Direitos Humanos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Márcio Klang; do coordenador da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual do município do Rio, Carlos Tufvesson e do secretario Executivo do Fórum de …

ALERJ LANÇA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA METROVIÁRIO

ALERJ LANÇA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA METROVIÁRIO

REPÓRTE
RUBEM DE PAULA


Com o objetivo de garantir o desenvolvimento do transporte sobre trilhos no Rio de Janeiro, o deputado Paulo Ramos (PDT) lançou nesta quinta-feira (29/11), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Metro-ferroviário. "A frente mobiliza parlamentares em busca de uma causa e apresenta propostas de leis, além de tratar de questões orçamentárias. É bom explicar que o setor metroviário precisa se expandir, porque o transporte de massa tem que substituir o transporte coletivo. Não é possível que tenhamos as nossas vias completamente congestionadas. E precisamos também ter atenção com a Escola Silva Freire, que prepara os profissionais que vão ser fundamentais para o transporte de trilhos", explicou o pedetista. Fazem parte do grupo, ainda, os deputados Luiz Paulo (PSDB) e Gilberto Palmares (PT).
O anúncio foi feito durante solenidade para homenagear os últ…

FIRJAN insiste em aumento do superávit primário .

FIRJAN insiste em aumento do superávit primário
Para federação, é importante abrir espaço para novas quedas da taxa básica de juros



Segue nota oficial do Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) sobre a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom): “O quadro europeu continua conturbado. A economia dos Estados Unidos, por sua vez, apresenta sinais tímidos de crescimento. Esse cenário internacional exerce uma influência negativa sobre a economia brasileira. Além disso, no contexto doméstico, os indicadores respaldam que a produção industrial está patinando. Diante desse quadro geral, o Sistema Firjan insiste na importância do aumento do superávit primário, de forma a abrir espaço para novas quedas da taxa básica de juros”.
Sobre a FIRJAN - A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro é a mais antiga entidade empresarial do Brasil, com origem em 1827. Hoje reúne mais de 105 sindicatos industriais de todo o estado e possui cerca de 9 mil empresas …

Estado deposita gratificações do RAS para 1.192 policiais civis

Estado deposita gratificações do RAS para 1.192 policiais civis

A Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro (Seplag) vai depositar na próxima quinta-feira, 29 de novembro, a gratificação de 1.192 policiais que participaram, em setembro, do Regime Adicional de Serviço (RAS) na Polícia Civil. O valor total a ser depositado será de R$ 1.249.825,00.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Lula faz visita surpresa ao Rio Imagem, Centro de Diagnóstico do Governo do Estado

Lula faz visita surpresa ao Rio Imagem, Centro de Diagnóstico do Governo do Estado Repórte Rubem de Paula
Com quase um ano de operação, unidade já fez 170 mil exames para moradores de vários municípios do Rio de Janeiro. O ex-presidente pode conferir este resultado e a nova ressonância magnética que acaba de chegar e é a única a fazer exame cardíaco e de mama na rede pública Prestes a completar um ano de funcionamento no próximo dia 9 de dezembro, o Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado - Rio Imagem - recebeu uma visita ilustre nesta quarta-feira (28). De passagem pelo Rio de Janeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não resistiu ao convite do governador Sérgio Cabral para dar uma passada pelo Rio Imagem, na Av. Presidente Vargas. E não se arrependeu, Lula ficou encantado com as instalações que a população do Rio tem acesso, realizando exames modernos como  tomografia, ressonância, ultra e mamografia.
- Muito lugar da rede privada não oferece uma estrtura tão bon…

1/12 Dia Mundial de Luta Contra a Aids .alerta para aumento do número de casos da doença em idosos

Aviso de Pauta
Repórte
Rubem de Paula

1/12 Dia Mundial de Luta Contra a Aids

SBGG alerta para aumento do número de casos da doença em idosos
De acordo com o Boletim Epidemiológico do Departamento de DST e Aids, do Ministério da Saúde, de 1980 até junho de 2011, foram notificados 16.838 casos de Aids em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Embora o número absoluto de casos ainda seja pequeno em comparação com outras faixas etárias, o ritmo de crescimento da doença entre os idosos é preocupante, afirma a presidente da Sociedade Brasileira de geriatria e Gerontologia, Nezilour Lobato Rodrigues.
A geriatra explica que a maior dificuldade se dá pelo fato de que o atual idoso viveu numa época em que o uso de preservativo não era difundido. Para esses idosos o preservativo é um elemento pouco utilizado anteriormente o que gera uma dificuldade técnica de utilização. Além disso, essa faixa etária não se preocupa mais com a prevenção de gravidez, o que normalmente é um estímulo à adoção da…

matéria do estado do rio de janeiro.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REPÓRTE RUBEM DE PAULA
Estado amplia construção de moradias em Nova Friburgo Além das 2.200 unidades que já estão em andamento, 150 começam a ser montadas

O Governo do Estado inicia amanhã a montagem de 150 casas pré-moldadas em Nova Friburgo, para atender famílias desabrigadas pelas enchentes de janeiro de 2011. A entrega das unidades está prevista para março de 2013. Além dessas, outras 2,2 mil moradias estão sendo construídas na localidade Caminho do Céu, no distrito de Conselheiro Paulino.
De acordo com o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o Governo do Estado não tem medido esforços, desde as primeiras horas da tragédia, para ajudar os municípios atingidos a resolver os principais problemas causados pelas chuvas. E uma das mais prioridades é dar moradia digna aos que perderam suas casas.

Prefeitura é responsável pela infraestrutura
– Nada melhor para uma família do que ter sua casa própria e morar num lugar seguro. Essas moradias se somarão a outras q…

COMISSÃO DAS BARCAS PEDE PRORROGAÇÃO DE FUNCIONAMENTO

COMISSÃO DAS BARCAS PEDE PRORROGAÇÃO DE FUNCIONAMENTO


O presidente da Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) criada para acompanhar a realização de auditoria externa nas Barcas, deputado Gilberto Palmares (PT), anunciou nesta quarta-feira (28/11) que o colegiado pedirá a prorrogação do período de funcionamento do colegiado por mais 60 dias. Segundo ele, o Tribunal Estadual de Contas (TCE-RJ), órgão responsável pela fiscalização das finanças das concessionárias que já prestaram o serviço aquaviário no Rio de Janeiro, só levantou informações numéricas referentes ao período de 2003 a 2008. A Lei 6.138/2011, que institui a nova estrutura tarifária para o serviço público de barcas, exige, porém, levantamento de todas as contas até 2011.
Segundo o presidente da comissão, o relatório preparado pela Coordenação de Pós-Graduação de Engenharia da UFRJ (Coppe-UFRJ) para a Agetransp, agência reguladora do estado que fiscaliza as concessionárias de transpor…

PRESIDENTE DA ALERJ PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICA PRISIONAL

PRESIDENTE DA ALERJ PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICA PRISIONAL

Repórte
Rubem de Paula

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), participa, nesta quinta-feira (29/11), às 17h, da abertura do primeiro congresso de diretores de Escolas do Ministério Público do Brasil: o "Sistema prisional e política criminal: o papel do MP”. O evento será realizado no auditório da sede do MPRJ, na Avenida Marechal Câmara, 370, Centro do Rio. O evento também irá contar com uma vernissage da exposição "Arte: um corpo limitado, um olhar sem limites", montada pelo Departamento de Cultura da Alerj, com quadros a óleo produzidos por internos do sistema prisional fluminense.
A mostra “Arte: um corpo limitado, um olhar sem limites" permaneceu de 7 de agosto a 14 de setembro no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, através de parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). São 40 telas a óleo, confeccionadas por presos e presa…

matéria do estado do rio de janeiro . alerj.

ALERJ – ORDEM DO DIA 29/11 (QUINTA-FEIRA) – 16H30



ESTADO PODERÁ ESTIMULAR ESPORTE ENTRE IDOSOS A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta quinta-feira (29/11), em primeira discussão, o projeto de lei 2.962/10, que cria no Estado a Semana Estadual do Esporte para a Pessoa Idosa, na primeira semana de outubro. Os objetivos da semana temática são estimular órgãos públicos e entidades privadas a promover a realização de eventos de valorização dos idosos e articular ações de socialização. O texto é assinado conjuntamente pelos deputados Sabino (PSC) e Claise Maria Zito (PSD), que defendem a contribuição do exercício para a qualidade de vida dos idosos. “A participação em um programa de exercício regular é uma modalidade de intervenção efetiva para reduzir/prevenir um número de declínios funcionais associados ao envelhecimento”, diz a justificativa assinada por ambos.
COMÉRCIO DEVERÁ DISPONIBILIZAR CADEIRAS PARA IDOSOS A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta quinta-fe…

JUSTIÇA MANTÉM MULTA CONTRA SUPERVIA POR ATRASOS DE TRENS

JUSTIÇA MANTÉM MULTA CONTRA SUPERVIA POR ATRASOS DE TRENS

Repórte
Rubem de Paula


Os desembargadores da 20ª Câmara Cível negaram, por unanimidade de votos, recurso da  SuperVia quanto à ação da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) contra a concessionária, seguindo entendimento da desembargadora relatora, Letícia de Farias Sardas. Com isso, foi mantida a decisão de primeira instância da 4ª Vara de Fazenda Pública, que estabeleceu multa de R$ 100 mil a ser paga pela empresa pelos atrasos nos horários de chegada e partida dos trens. Além disso, a Justiça arbitrou outra multa, no valor de R$ 20 mil, para cada sequência de seis novos atrasos. A decisão determina, ainda, que  a Agetransp, enquanto órgão regulador dos transportes públicos, fiscalize o cumprimento da determinação, sob pena de multa a ser arbitrada pela Justiça.

A ação da comissão, que é presidida pela deputada Cidinha Campos (PDT), foi impetrada em junho de 2011 e motivada pelo grande número de…