RJ lança Monitora Dengue para ser o estado pioneiro no acompanhamento de casos da doença

RJ lança Monitora Dengue para ser o estado pioneiro no acompanhamento de casos da doença
 
Dez mil smartphones serão distribuídos aos municípios para transmissão dos dados sobre dengue em tempo real. Anúncio é feito em evento no Palácio Guanabara, durante lançamento do Rio Contra Dengue 2013, com a presença de prefeitos e gestores municipais 
 
repórter
rubenn dean

 O projeto Monitora Dengue é lançado pelo Governo do Rio de Janeiro nesta terça-feira (15), em evento no Palácio Guanabara. O objetivo é garantir que os municípios consigam acompanhar em tempo real o trabalho dos agentes de endemia na busca por focos do mosquito transmissor da doença. O Monitora Dengue consiste na distribuição de smartphones aos agentes municipais para fazer o preenchimento de informações sobre os locais visitados e a situação dos domicílios e, assim, georreferenciá-los. O Rio de Janeiro é o primeiro local do país a utilizar em escala estadual um sistema de captação de dados em tempo real no combate à dengue. A tecnologia vai agilizar a elaboração dos relatórios com os dados coletados e permitir que o tempo de resposta para implementação de ações de combate à dengue e atendimento aos pacientes seja feito mais rápido nos pontos onde houver necessidade. 
- O nosso principal objetivo é salvar vidas. De 2012 pra 2011 o número de óbitos despencou. Estamos dando todo o suporte aos prefeitos, principalmente nesse momento em que estão assumindo as prefeituras. Na área de capacitação, levamos equipes até os municípios ensinando como proceder em casos de suspeita de dengue. E agora estamos dando inteligência as visitas, com os smartphones, ao atendimento, com a informatização da ficha do paciente, num sistema que orienta como se deve fazer o manejo clinico, e enviando SMS para orientar os pacientes a retornar as unidades de saude e a identificar sinais de alerta da doença  - disse o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.

Magé será o primeiro município a receber os aparelhos e deve começar a utilizá-los a partir de fevereiro. A previsão é que sejam distribuídos 10 mil smartphones aos municípios que fizerem adesão e disponibilizarem seus agentes de saúde para capacitação. A ação é resultado de uma parceria entre a SES, o Ministério da Saúde e o IBGE, que fará a cessão dos aparelhos. O sistema de informações foi desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Estado de Saúde. 

- Esse smartphone é o mesmo usado pelo IBGE nos censos. Os smartphones são completamente bloqueados e nenhum outro aplicativo pode ser instalado nele. De posse deste smartphone, na medida em que os agentes de combate de endemias vão fazendo as visitas aos domicílios, eles já vão indicando nestes smartphones o que está sendo encontrado em cada um desses domicílios. Esta informação é georeferenciada por satélite e, depois, ela é descarregada no computador. Diariamente, cada gestor municipal consegue identificar todas as casas que foram visitadas, qual foi o trajeto feito por cada um dos agentes de endemias, quais as casas que contém foco de mosquito. Enfim, ele consegue dar todas as informações das visitas dos agentes em tempo oportuno para as intervenções possam ser desencadeadas - destacou o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chieppe.

 Prefeitos e secretários municipais de Saúde foram convidados para reunião no Palácio Guanabara de lançamento das ações Rio Contra Dengue 2013, incluindo a campanha 10 Minutos Contra a Dengue, tom de alerta para governos e população para evitar o alarde de uma epidemia da doença. Os gestores também vão receber orientações sobre procedimentos e programas da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde que seus municípios já fazem parte ou que podem aderir. O encontro vai ajudar também àqueles que não tiveram transição a conhecer a situação de seus municípios e os recursos já repassados para a saúde local. O objetivo é sensibilizar os gestores em relação ao problema da dengue.

Outras ações – O evento prevê a exposição ainda de outras estratégias desenvolvidas no combate à dengue por parte do Governo do Estado nos últimos anos, que inclui o sistema de atendimento de pacientes nas UPAs, que será disponibilizado para utilização dos municípios, metodologia de capacitação dos técnicos de saúde e formulário padronizado de dengue para atendimento nos centros de hidratação. Além disso, serão apresentados o modelo dos centros de hidratação que serão montados nos municípios e os materiais informativos usados no combate à dengue. Os gestores poderão visitar stands e totens que representam alguns dos principais projetos da SES relacionados à dengue como centro de hidratação, o projeto 10 Minutos contra dengue e o Monitora Dengue.

Leia mais:

Salas de Situação Regional - Esta iniciativa serve para reunir representantes das secretarias municipais de Saúde e das subsecretarias de Vigilância Epidemiológica e de Atenção à Saúde e da Assessoria de Humanização da Secretaria para discutir ações de prevenção e combate à doença no estado do Rio de Janeiro. Os 92 municípios do estado estarão cobertos por 10 salas, com profissionais responsáveis por acompanhar o trabalho local e tomar as decisões de forma colegiada.

Casos de dengue - Durante a 1ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º a 7 de janeiro) foram notificados 26 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro. Nesse período, nenhum óbito foi registrado. No mesmo período da semana anterior, foram 36 casos notificados. Durante todo o ano passado foram notificados 184.123 casos suspeitos de dengue no estado, com 41 óbitos. Na comparação entre 2012 e 2011, apesar do aumento de 9,34% nas notificações por dengue, a quantidade de óbitos caiu 70% no mesmo período.


JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...