Agentes comunitários recebem capacitação para atuar na Serra

Agentes comunitários recebem capacitação para atuar na Serra

REPÓRTER . RUBENN DEAN . MAT. 33.689-1RJ

Nova Friburgo, Bom Jardim, Petrópolis e Teresópolis vão ganhar 42 Unidades de Proteção Civil

A Secretaria de Defesa Civil iniciou ontem o Curso de Formação de Agentes Comunitários para a capacitação de 170 colaboradores que trabalharão na Região Serrana, com o objetivo de ajudar a prevenir tragédias provocadas pelas chuvas e orientar moradores de comunidades localizadas em áreas de risco geológico. Os agentes comunitários serão contratados temporariamente pelo Estado – por três anos, com possibilidade de renovação de contrato por mais dois anos – para atuar nas 42 Unidades de Proteção Civil (UPCs) que serão instaladas nos municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Petrópolis e Teresópolis.

Ministradas pela Escola de Defesa Civil (Esdec), as aulas vão até sexta-feira (22/2) e acontecem, simultaneamente, nos polos de ensino de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. A programação do curso intensivo aborda temas como história, política e sistema nacional de proteção e defesa civil e ações de redução de risco de desastres. O programa de capacitação ainda contará com a participação da Cruz Vermelha, que dará cursos de primeiros socorros e transporte de acidentados. Todos os alunos são moradores de comunidades com risco geológico.

– Os agentes são de vital importância não só para alertar e orientar a população em casos de emergência, mas, principalmente, ensinar as pessoas como prevenir tragédias provocadas por chuvas, enchentes ou desmoronamentos. Queremos priorizar a prevenção de tragédias e conscientizar a população de seu papel significativo no risco de desastres – explicou o diretor da Esdec, o tenente-coronel Paulo Renato Vaz.

Em Nova Friburgo, serão contratados 80 agentes comunitários para atuar nas 20 UPCs. Já em Bom Jardim, haverá oito colaboradores em duas unidades. Petrópolis contará com o apoio de 42 agentes, que atuarão em dez comunidades, enquanto Teresópolis terá 40 agentes distribuídos em dez UPCs.

Moradora da comunidade Floresta, em Nova Friburgo, Taylane Santos, de 20 anos, aprovou a iniciativa.

– Meu objetivo é instruir as pessoas e tornar a Floresta um local mais seguro – afirmou a estudante.

 O estudante José Santos, de 23 anos, valoriza a profissionalização.

– Esse curso vai ajudar na profissionalização dos agentes e vai estimulá-los a, cada vez mais, se dedicar de corpo e alma às suas comunidades – disse José.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
facebook.
eddie rubenn dean murphy


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...