assina contrato com COPPE/UFRJ para a produção do Estudo de Impacto dos Jogos

REPÓRTER . RUBENN DEAN . MAT . 33.689-1RJ
Rio 2016™ assina contrato com COPPE/UFRJ para a produção do Estudo de Impacto dos Jogos

Estudo será uma importante ferramenta para mensurar
o legado dos Jogos

Rio de Janeiro, Brasil:O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ assinou com a COPPE/UFRJ o contrato para a realização do Estudo de Impacto dos Jogos Olímpicos - Estudo OGI (Olympic Games Impact, na sigla em inglês). Na ocasião, estavam presentes o Diretor Geral do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Sidney Levy, e o Professor do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, Rogerio Valle.  

O Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção (SAGE) da COPPE/UFRJ foi contratado para a elaboração do Estudo OGI através de um processo seletivo, no qual outras instituições também participaram. Este estudo é um conjunto de relatórios que consolidam indicadores utilizados para medir os efeitos e os impactos ambientais, sócio-culturais e econômicos dos Jogos Olímpicos em áreas como educação, saúde, segurança, esporte, lazer e infraestrutura. Para a produção será adotada a metodologia de referência usada nos Jogos anteriores, adaptando para o contexto e as especificidades do Brasil e do Rio de Janeiro.

O Estudo OGI, que irá avaliar um período de 12 anos, entre 2007 e 2019, é uma ferramenta de extrema importância para que se possa mensurar o que efetivamente será o legado dos Jogos. “Para o Rio 2016™ é um prazer ter a COPPE como parceira. Um dos pontos mais importantes do nosso trabalho é o que vamos deixar e confiamos no estudo que será realizado para avaliar este legado”, explica o Diretor Geral do Rio 2016™, Sidney Levy.

O professor do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, Rogerio Valle, explica que para a realização deste estudo foi preciso montar um comitê científico com profissionais de várias áreas. “Para a Coppe é um orgulho poder contribuir para os Jogos desta forma e estamos muito satisfeitos com a qualidade da equipe que formamos”, comenta.

O Conselho Científico que vai atuar no detalhamento dos temas a serem abordados é formado pelos consultores: Regina Cohen (núcleo pró-acesso, UFRJ), em acessibilidade; João Saboia, Peter May e Valéria da Vinha (UFRJ/ME), da área econômica; Antônio Solé (UFRJ), do Instituto de Biologia; Laís Abramo (OIT-Brasil), da área social; e Antônio Carlos Francisco, em esporte.


No total serão elaborados quatro relatórios, o primeiro será apresentado em setembro de 2013, com o cenário de base, entre 2007 e 2012. O relatório interino, em 2014, irá apresentar atualizações, análises qualitativas e estudos de caso. Em 2017, o estudo irá trazer os indicadores do período dos Jogos e o relatório final, em 2019, irá apresentar a análise do período completo.

Sobre o SAGE-COPPE

O Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção (SAGE) foi criado em 1995 para pesquisar e desenvolver novas fronteiras operacionais, integrando critérios técnicos, ambientais, econômicos e sociais no projeto e produção de bens, serviços e eventos.

Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.
                                                                                                
Os patrocinadores Olímpicos mundiais que apoiam os Jogos Olímpicos Rio 2016™ e os Comitês Olímpicos Nacionais de todo o mundo são Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung e Visa.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ tem cinco parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan. Já foi concluída também uma parceria de nível 2 (apoiador) – Ernst & Young Terco.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...