Estatística pesqueira ajuda a desenvolver o setor no estado

Estatística pesqueira ajuda a desenvolver o setor no estado

Produção de pescado marinho em 45 pontos de desembarque cresceu 15% no ano passado


SÃO PEDRO DA ALDEIA – O setor pesqueiro do Estado do Rio mostra a sua força graças ao programa de estatísticas desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, através da Fundação Instituto de Pesca (Fiperj). O balanço de 2012, feito com os dados de 45 pontos de desembarque, mostra um aumento de 15% da produção de pescado marinho em relação a 2011.

O acumulado do período representou R$ 216 milhões para a economia estadual. De acordo com o levantamento, Niterói é o principal ponto de desembarque, com 35% da produção total, seguido por Angra dos Reis (33%), Cabo Frio (19%) e São Gonçalo (12%).

Para o secretário Felipe Peixoto, o levantamento comprova o potencial da pesca fluminense.

– O resultado sugere que o estado subiu no ranking dos maiores produtores do país. E não houve um aumento da captura no mar, apenas mais investimentos no sistema de monitoramento de desembarque. Não tenho dúvidas de que, em breve, o Rio voltará a ser o principal produtor de pescado do país – disse Felipe.

O programa da Fiperj reúne os municípios de Angra dos Reis, Cabo Frio, Niterói, São Gonçalo e São João da Barra, e desde o mês passado, as Lagunas de Saquarema e Araruama. Ainda este ano, Paraty e Rio das Ostras farão parte da iniciativa.

Em um mês de levantamento, São Pedro da Aldeia já mostrou força no setor: tem 278 dos 771 pontos de desembarque das lagunas e produziu 12.611 quilos dos 27.151 da região. Casada com um pescador, Silvane Fernandes, 34 anos, é uma das coletoras de dados do maior ponto de chegada de pescado do município, a Praia da Baleia.

– Já tinha contato com os pescadores, e isso é importante porque eles só dão informação para quem conhecem. A pescaria aqui vai passando de geração para geração. É um trabalho árduo que ajuda a movimentar a economia – disse Silvane.

Após a identificação dos pontos de desembarque, os coletores fazem o cadastramento das embarcações e dos pescadores para abastecer o banco de dados da Fiperj. A cada desembarque são colhidas informações, como a técnica de pesca utilizada, as espécies e a quantidade capturada de cada uma, além do valor do pescado.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...