Programa promove inclusão de jovens de áreas pacificadas

Programa promove inclusão de jovens de áreas pacificadas

Parceria entre Estado e BID prevê investimento de 84,5 milhões de dólares

                                                        
Os jovens fluminenses ganharam mais uma ferramenta para combater as desigualdades e escrever um futuro de sucesso. Com objetivo de promover a inclusão social de moradores de comunidades pacificadas entre 15 e 29 anos, o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram, na sexta-feira (22/2), um acordo para implantar o programa Caminho Melhor Jovem.  O projeto terá investimentos de 84,5 milhões de dólares, sendo 60 milhões financiados pelo BID e o restante como contrapartida do Tesouro estadual.

Cerca de 550 psicólogos e assistentes sociais vão atuar nas comunidades identificando o público-alvo em situação de vulnerabilidade. Após ouvir os jovens, os profissionais vão acompanhá-los, ajudando a traçar um plano individual de formação. O projeto começará em abril na Cidade de Deus e em Manguinhos. Em quatro anos, a expectativa é que 20 territórios sejam atendidos, beneficiando diretamente 40 mil pessoas.

– Esse é mais um passo para melhorar a vida das pessoas que moram em comunidades. Estamos lutando pela qualificação e preparação de gerações que não podem se perder. Esse empréstimo é muito importante para resgatarmos pessoas e darmos a elas um caminho fantástico – afirmou o governador Sérgio Cabral, após assinar o acordo.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Zaqueu Teixeira, jovens que estão fora da escola, que sofrem violência ou que estejam ausentes do processo inclusivo terão prioridade de atendimento pelas bases que serão instaladas nas comunidades.

– É um projeto audacioso e inédito. O acompanhamento profissional e das metas vai ocorrer por dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois – explicou Zaqueu Teixeira.

Pesquisa constatou desocupação de jovens
Para oferecer o máximo de oportunidades, o Caminho Melhor Jovem vai contar com a parceria de esferas estaduais e municipais. O projeto será desempenhado dentro do Comitê Estadual de Políticas Sociais, com apoio de pastas que já desenvolvem ações para jovens, como as secretarias de Segurança, Educação, Trabalho e Renda, Saúde, Ciência e Tecnologia, Cultura, Esporte e Lazer, Administração Penitenciária, Fazenda, Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

– Esse dia marca o entendimento de que é preciso dar um passo adiante – disse o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliscu.

Representante do BID no Brasil, Daniela Marquis, destacou ainda que, antes da liberação do empréstimo, o banco fez uma pesquisa em sete comunidades e constatou que 45% dos jovens com idade média de 25 anos estavam desocupados.

– Esse programa vai trazer mais condições de vida, ajudando a vencer as desigualdades entre os jovens do asfalto e os que moram em comunidades – disse Daniela.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...