Vale Este - Rio ganha unidade móvel para testagem rápida de AIDS, no projeto "Quero Fazer"

REPÓRTER . RUBENN DEAN MAT . 33.689-1RJ
 

Vale Este - Rio ganha unidade móvel para testagem rápida de AIDS, no projeto "Quero Fazer"

 
 
 
Rio ganha unidade móvel para testagem rápida de AIDS, no projeto "Quero Fazer"

Secretaria de Estado de Saúde é parceira desta ação que tem por objetivo ampliar o acesso ao diagnóstico e o rápido tratamento de portadores do vírus-HIV


A Secretaria de Estado de Saúde (SES – RJ) participou do lançamento do trailer de testagem voluntária para o vírus HIV. É a segunda unidade móvel do Programa “Quero Fazer” no Rio de Janeiro, que além da capital carioca está presente em outras três cidades brasileiras: São Paulo, Brasília e Recife. O Projeto, coordenado pela Associação Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada (EPAH) - instituição financiada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) -  já vem acontecendo na sede do Grupo Arco Íris, desde 2011. Em 2012 foram realizadas 938 testes no Rio de Janeiro. Desde o início do programa, 15.237 testes foram feitos nas quatro cidades de atuação.  Dois locais foram escolhidos para atuação do novo trailer, que será à noite: Madureira e Lapa. A ideia é que as ações aconteçam duas vezes por semana.

Capacitação – Parceira e idealizadora do Projeto, a Secretaria de Saúde, através da Gerência Estadual de DST/Aids, Sangue e Hemoderivados contribuiu com a capacitação dos profissionais. A equipe de 10 pessoas que irá atuar na unidade móvel passou por treinamento em fevereiro, onde foram apresentados e debatidos o objetivo do projeto; o perfil do público-alvo; o viver e conviver com HIV/Aids e o correto encaminhamento de casos de diagnóstico positivo.
Representando o secretário Sérgio Côrtes no evento, a subsecretária de Vigilância Sanitária do Estado, Helen Miyamoto, falou sobre o trabalho e a expectativa de expandir a ação para outras cidades.
 
 
 - Temos uma equipe que une esforços para fazer a diferença. O trailer talvez seja a principal estratégia de mostrar nossa intenção de melhorar cada vez mais a atenção básica em saúde. Queremos atender de forma humanizada para que a população possa se beneficiar e colaborar no enfrentamento da Aids no estado. Não queremos ficar apenas na cidade do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é atingir outros municípios, este é o papel da Secretaria de Estado de Saúde, a integração entre os municípios em prol do sucesso dessas ações – destaca Hellen Miyamoto.

Estatísticas – Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados em novembro de 2012, estima-se que o Brasil tenha 530 mil pessoas vivendo com HIV/Aids, sendo 432 mil deles entre 15 e 49 anos de idade e outras 255 mil são soropositivas, porém não têm conhecimento da sua sorologia.  No estado do Rio de Janeiro, foram registrados 91.034 casos de AIDS, no período entre 2000 e 2012.

Também participaram do evento representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...