BR-040 deveria ser uma "Rodovia Inteligente" desde 2003

REPÓRTER . RUBENN DEAN MAT. 33.689-1RJ
BR-040 deveria ser uma "Rodovia Inteligente" desde 2003
Projeto não saiu do papel e ANTT deu mais prazo à Concer


        Pavimentação de alta qualidade, socorro médico e mecânico rápido em
caso de acidentes, painéis eletrônicos informando as condições de
tráfego e até de clima e cabines telefônicas ao longo de toda a
rodovia. Esse era o ideal para os 180 quilômetros da BR-040, a
concessão entre Rio-Petrópolis-Juiz de Fora, mas ele vem sendo
postergado a cada ano, desde 2003,  pela Concer, administradora da
rodovia. O programa "Rodovia Inteligente", uma determinação do governo
federal às concessões de estradas no país, não saiu do papel na
BR-040- com exceção de um pequeno trecho em Duque de Caxias, ainda
sim, incompleto.
        - Estamos arguindo a Agência Nacional de Transportes Terrestres
(ANTT), a quem cabe a fiscalização da concessão, porque os prazos vêm
sendo dilatados a cada ano.  Vamos encaminhar mais essa observação ao
Ministério Público Federal a quem já entregamos, em fevereiro, toda a
documentação disponível sobre os serviços precários executados pela
concessionária na rodovia", afirma o deputado Bernardo Rossi.
        O Rodovia Inteligente prevê câmeras de monitoramento interligadas por
uma rede de comunicação em fibra ótima e de um circuito fechado de
televisão. Em tempo real o tráfego, condições da estrada e acidentes
seriam gerados para a sede da concessionária que deveria ainda
disponibilizar, a partir deste monitoramento, informações relevantes
aos usuários por meio de painéis.
        O Rodovia Inteligente estabelece ainda a implantação de 172
call-boxes (telefones de emergência), estações meteorológicas,
detectores de neblina e sensores de tráfego. A expectativa era de que
um telefone fosse disponibilizado a cada quilômetro da estrada.
        Apenas 15 das 88 câmeras previstas foram instaladas em um trecho na
Baixada Fluminense, assim como quatro painéis. O funcionamento das
câmeras, no entanto, foi comprovadamente ineficaz quando uma
empresária petropolitana foi assassinada na rodovia, na altura de
Duque de Caxias, em junho do ano passado. A polícia não conseguiu
imagens do momento do assalto.
 - Há sete meses, desde esse triste episódio, a Concer anunciou a
colocação de 73 câmeras de monitoramento e continua tudo a mesma
coisa. E foi só em função do assalto que se tornou público que existem
apenas câmeras entre 22 dos 180 quilômetros da rodovia sob a
responsabilidade da Concer", aponta o deputado petropolitano.
        Uma das cláusulas contratuais que a concessionária deve cumprir é o
Programa de Exploração da Rodovia (PER). Ele, no entanto, em todas as
suas revisões, postergou os prazos para o cumprimento das melhorias.
Na décima revisão do PER, aprovada pela ANTT, a Concer teve o prazo
estendido até 2021, último ano da atual concessão, para entregar o
Rodovia Inteligente.
        Verificadores de velocidade estão sendo instalados na estrada, mas
estão cobertos por lonas pretas e não há previsão de funcionamento. A
empresa informa que aguarda aferição nos equipamentos pelos órgãos
competentes. "A média de caminhões tombados por semestre é de 500
acidentes. Os radares precisam entrar em operação com urgência como
instrumentos em potencial para deter esses acidentes. Mas, a empresa
deve ser responsablizada por anos em que os radares foram apenas uma
promessa", completa Bernardo Rossi.


Bernardo Rossi vai requisitar estudo da Coppe/UFRJ

 Em seu relatório comemorativo de 15 anos à frente a concessão
Rio-Petrópolis-Juiz de Fora, lançado em 2010, a Concer divulga que
"financia um estudo da Coppe/UFRJ na BR-040 que analisa o  desempenho
de pavimentos com a utilização de dois  tipos de  misturas asfálticas
sobre  tráfego  real. O  objetivo  da  pesquisa  é desenvolver  um
tipo  de  massa  asfáltica mais durável e de menor custo".
        - São dois anos de pesquisa e já devem haver resultados, ao menos,
preliminares. Os especialistas da Coppe podem contribuir muito com
toda essa questão dos serviços precários da Concer nos mostrando
porque os pisos da estrada são ruins, o tipo de material usado,
resistência, durabilidade e a frequência com que devem passar por
manutenção. Também vamos requisitar esse estudo e envia-lo ao MP",
anuncia Bernardo Rossi.


jornalista
rubenn dean
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eddie rubenn dean murphy

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