Ministério da Saúde e governo do Rio inauguram Hospital da Criança

REPÓRTER . RUBENN DEAN MAT. 33.689-1RJ

Hospital Estadual da Criança vai garantir experiência lúdica na hora de fazer uma tomografia


Os pequenos pacientes farão uma viagem espacial na nave “T-01”. A sala do tomógrafo foi totalmente preparada para que ela se sinta em meio a estrelas e planetas. Pontinhos de led estarão no teto, brilhando e entretendo a criança durante o exame

Imagine uma criança fazendo uma tomografia computadorizada, mas em vez de entrar num tomógrafo, ela acaba entrando em uma nave espacial de onde poderá ver planetas e estrelas junto com dois amiguinhos que, com roupas espaciais, acompanharão o pequeno. Isto será realidade no Hospital Estadual daCriança, que foi inaugurado nesta segunda-feira (4), em Vila Valqueire, Zona Norte do Rio de Janeiro. A partir desta terça (5), a unidade acolherá pacientes na faixa etária de 0 a 19 anos totalmente equipado e preparado para que eles se sintam em um ambiente leve com espaços lúdicos, esquecendo do quão chato é ficar doente. O projeto de decoração faz parte da iniciativa da área de humanização da Secretaria de Estado de Saúde (SES – RJ) no sentido de promover melhor acolhimento dos pacientes, proporcionando bem estar e até auxiliando na cura deles.
 
Viagem espacial - O Hospital Estadual da Criança não terá uma simples sala de tomografia computadorizada . Os pequenos pacientes farão uma viagem espacial na nave “T-01”. A sala foi totalmente preparada para que ela se sinta no espaço sideral, com estrelas, planetas estampando as paredes. Pontinhos de led estarão no teto dando a impressão de que estrelas acompanharão a criançadurante o exame. Além das estrelas, os amiguinhos Bia e Breno (personagens que ilustram todo o hospital) compõem a viagem com roupas espaciais. 
 
- Queremos que a entrada daquele paciente que está doente seja menos traumática. No caso dos pacientes infantis que darão entrada no Hospital Estadual da Criança , queremos que eles entrem num ambiente colorido, trabalhado com cromoterapia, cheio de movimentos para que eles possam se sentir à vontade. É importante destacar que não queremos fazer apenas um hospital bonito, essas iniciativas propiciam um ambiente leve, qualidade no atendimento e aumenta as chances de uma cura a curto prazo. O Hospital Estadual da Criança é algo pioneiro na saúde do estado e que me orgulha muito – destaca o secretário de estado de saúde, Sérgio Côrtes. 
 
O Hospital Estadual da Criança contará com 58 leitos de enfermaria, 16 de UTI neonatal, 9 de UTI pediátrica e 8 poltronas de quimioterapia. Oferecerá exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia e broncoscopia. Haverá, ainda, serviços de fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional e apoio psicológico para pacientes e familiares. A unidade não possui emergência, os pacientes de todo o estado serão referenciados pela Central de Regulação.
 

Ministério da Saúde e governo do Rio inauguram Hospital da Criança

Unidade é a primeira do município a oferecer atendimento pediátrico destinado a procedimentos de alta complexidade e oncológicos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, inauguraram nesta segunda-feira (4), na Vila Valqueire, no Rio de Janeiro, o Hospital Estadual da Criança. A nova unidade será referência para a realização de atendimentos de Média e Alta Complexidade, como ortopedia, transplantes de fígado e rim, além de oferecer uma área dedicada ao tratamento do câncer infantil. O hospital tem capacidade para atender até 3,6 mil pacientes por ano, e fará até 7,2 mil atendimentos ambulatoriais e 2,4 mil tratamentos quimioterápicos. O Ministério da Saúde vai investir, anualmente, mais de R$ 34 milhões em custeio.

Durante o lançamento do Hospital Estadual da Criança, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha afirmou que o trabalho de humanização que a unidade oferecerá - começando pela sua estrutura física, que explora as cores e os desenhos - cria um ambiente lúdico e acolhedor para os pacientes. “Este hospital vai, além de ofertar um atendimento mais humanizado, reduzir as filas para atendimento em ortopedia, transplantes e oncologia, entre outras áreas”. Para ele, o hospital representa um salto para humanização do atendimento. “Há alguns anos, lembro que o paciente não tinha direito a ficar com acompanhante. Hoje, isso está em Lei, tornando obrigatório nos hospitais públicos, e sendo cumprido também por muitos hospitais da rede privada. Todo esse conjunto, de ambiente feliz, de ter ao lado uma pessoa da família, é muito importante para a recuperação da criança”, destacou o ministro.
 
Já o governador do estado, Sérgio Cabral agradeceu a parceria do Ministério da Saúde para o lançamento da nova unidade hospitalar. “Agradeço a parceria com o Governo Federal e ressalto o quanto esse trabalho conjunto está melhorando a vida da população”, disse. Ele lembrou ainda que o trabalho de humanização dos hospitais do Estado teve início com as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h), por meio dos profissionais da Secretaria de Saúde.
  
ESTRUTURA - O hospital dispõe de 86 leitos, sendo 58 em enfermarias, 16 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, nove de UTI pediátrica e pós-operatória, além de dois leitos para quimioterapia e hemotransfusão e um leito isolamento reverso. Também estão sendo entregues oito poltronas de quimioterapia e transfusão, entre outros equipamentos.
 
O estabelecimento é o primeiro hospital pediátrico do Rio de Janeiro voltado para cirurgias de Média e Alta Complexidade, além do tratamento de câncer. O atendimento da unidade será referenciado pela Central de Regulação do Estado.
 
A unidade atenderá as seguintes especialidades: clínica pediátrica; transplante hepático e renal; oncologia pediátrica; quimioterapia; ortopedia, fisioterapia motora e respiratória; nefrologia para suporte de diálise e transplante renal; broncoscopia; laparoscopia; ultrassonografia, tomografia computadorizada eecocardiográfica; terapia ocupacional; suporte psicológico para pacientes e familiares; assistência odontológica para os pacientes internados; e outros serviços.
 
Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de três mil crianças são internadas no Sistema Único de Saúde (SUS), no município do Rio, vítima de câncer. Com a abertura do hospital, haverá a ampliação do atendimento desse público.
 
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...