Estado anuncia mudanças no aluguel social e prorroga o auxílio para as famílias vítimas das chuvas de 2010 e 2011

REPÓRTER . RUBENN DEAN .MAT .33.689-1RJ
Estado anuncia mudanças no aluguel social e prorroga o auxílio para as famílias vítimas das chuvas de 2010 e 2011

Municípios farão recadastramento das famílias nos próximos 90 dias para novo sistema de pagamento que terá cartão benefício próprio

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, anunciou, na manhã desta terça-feira, 02/04, mudanças no sistema de pagamento do Aluguel Social no Estado. O anúncio foi feito durante reunião com gestores e técnicos das secretarias municipais de Assistência Social. Na ocasião, também foi divulgada a prorrogação do auxílio para os municípios que ainda não conseguiram entregar moradia definitiva às vítimas de desastres naturais ocorrido em 2010 e 2011.

“Estamos remodelando o sistema do Aluguel Social, que agora terá um cartão benefício próprio, o que permite a auditagem das contas, maior controle e transparência do processo. Os municípios terão 90 dias para fazer o recadastramento de todas as famílias que recebem o aluguel social. Acreditamos que assim vamos pagar o aluguel social para quem realmente precisa, porque sabemos que tem gente que já reconstruiu sua vida e não está mais precisando do auxílio e com isso poderemos abrir espaço para outras famílias que estejam precisando”, informou o secretário.

Zaqueu pediu empenho aos secretários e técnicos municipais na busca ativa das famílias que recebem o aluguel social.

“Para que possamos migrar para o novo modelo precisamos que todas as famílias estejam incluídas no Cadastro Único do Governo Federal e possuam o número do NIS. Isso é fundamental para que nenhuma família fique de fora”, enfatizou.

A subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma de Azeredo, destacou que, se necessário, as secretarias municipais de Assistência Social podem acionar as secretarias de Saúde e Educação para encontrar as famílias.

“Nós sabemos que muitas das famílias não estão mais nos endereços fornecidos no cadastramento do aluguel social e muitas delas não informam isso aos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social). Nesses casos podemos acionar a rede de saúde e educação para buscas e nos comunicarmos com essas famílias”, lembrou Nelma.

Quanto à prorrogação do Aluguel Social, o secretário Zaqueu explicou que o Estado está fazendo uma repactuação com os municípios para a manutenção do auxílio, que inicialmente só poderia ser prorrogado por 12 meses.

“Nós estamos fazendo uma repactuação do Aluguel Social com os municípios, para que não haja interrupção do auxílio às famílias das cidades que ainda não conseguiram entregar moradia definitiva e que comprovarem necessidade. O documento já foi assinado pelo governador Sérgio Cabral e agora os secretários municipais vão levar a documentação para colher a assinatura dos prefeitos”, informou o secretário Zaqueu.

O prefeito de Teresópolis, Arlei Rosa, que participou da reunião, já assinou a prorrogação do auxílio e destacou a importância do mesmo para a cidade.

“Foi uma reunião importante e quero mais uma vez agradecer ao governador Sérgio Cabral e o secretário Zaqueu. Teresópolis já avançou no cadastramento, fomos a primeira cidade a realizar o recadastramento e agora vamos fazer mais uma revisão nos dados. Esse auxílio é muito importante porque as famílias estão precisando e o Estado sempre esteve presente em nosso município e hoje assinamos a prorrogação do auxílio para cerca de 2.600 famílias”, disse o prefeito.

Também participaram da reunião o subsecretário Executivo, Marcelo Zaidan, o superintendente de Políticas Emergenciais, Patrick Ataliba, e os representantes dos municípios de Areal, Bom Jardim, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, São Gonçalo, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Sumidouro.

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...