Recursos tecnológicos orientam usuários da Saúde

REPÓRTER RUBENN DEAN
 
 Recursos tecnológicos orientam usuários da Saúde

Medidas aumentam a comunicação do Governo do Estado com a população

O serviço de envio de SMS tornou-se um importante aliado da Secretaria de Saúde em benefício da população. A tecnologia é acionada para marcação de exames, confirmação de consultas no Hospital Estadual da Criança e na retirada de remédios na RioFarmes (Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados). Recentemente, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) também passaram a utilizar o recurso no combate à dengue.

Atualmente, 28 UPAs participam do projeto. A previsão é de que, até o fim do primeiro semestre deste ano, todas as 52 unidades do estado estejam enviando as mensagens. Até agora, mais de cinco mil pacientes já receberam as mensagens, totalizando cerca de 31 mil torpedos enviados.

"A ideia é manter a informação sobre os sintomas, a evolução do quadro clínico da dengue e a importância de cuidados, como não se automedicar e aumentar a hidratação", disse o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe.

Agendamento de consultas.
No recém-inaugurado Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, primeira unidade da rede especializada em cirurgias pediátricas de alta e média complexidades e tratamento do câncer, os usuários também receberão mensagens de texto nos celulares cadastrados, assim que as consultas forem agendadas e confirmadas pelo Sistema Estadual de Regulação. Quarenta e oito horas antes da consulta, outro SMS será enviado para confirmar data, horário e local. O serviço está previsto para começar em maio.

"Estas medidas visam reduzir as faltas e otimizar a comunicação do Estado com os usuários do Sistema Único de Saúde", afirmou a coordenadora da Central Estadual de Regulação, Waleska Guerra.

Na RioFarmes, o SMS lembra os usuários a data e o horário que devem ir à unidade retirar seus remédios. Já o Rio Imagem (Centro de Diagnóstico por Imagem do Estado) também manda mensagens para os celulares dos pacientes que têm consultas agendadas. A iniciativa é útil para aqueles que moram longe. Em 2012, o centro estadual enviou 205.624 mensagens. 

jornalista
rubenn dean
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