COMISSÃO ESTADUAL DA VERDADE RECEBE DEPOIMENTOS NA ALERJ

 REPÓRTER . RUBENN DEAN .MAT.ABR.2013/0143

COMISSÃO ESTADUAL DA VERDADE RECEBE DEPOIMENTOS NA ALERJ


A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) irá receber nesta terça-feira (28/05), às 10h, a Comissão da Verdade do Rio, que promoverá o primeiro evento da série Testemunhos da Verdade. Durante o encontro serão colhidos depoimentos de duas ex-presas políticas torturadas na década de 1970: a cineasta Lúcia Murat e a historiadora Dulce Pandolfi. Os depoimentos serão prestados na sala 311 do Palácio Tiradentes, e serão transmitidos ao vivo pela TV Alerj (canal 12 da Net).
A Comissão da Verdade, presidida pelo advogado Wadih Damous, ex-presidente da OAB, foi criada pela lei 6.335/12, de autoria dos deputados Gilberto Palmares (PT), Graça Matos (PMDB), Luiz Paulo (PSDB) e Paulo Ramos (PDT), que irão acompanhar os depoimentos. Com a meta de colaborar com os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, a delegação estadual atua no esclarecimento de fatos e circunstâncias de casos de violação de direitos humanos no estado do Rio, identificação e divulgação da estrutura e locais dos abusos, recomendação de ações, reconstrução de histórias, entre outros. Para isso, o grupo pode receber testemunhos, requisitar documentos e dados, determinar a realização de perícias e promover audiência públicas. A lei que cria a comissão determina ainda que, encerrado o prazo de dois anos, a comissão deverá apresentar relatório com as atividades realizadas, os fatos examinados, conclusões e recomendações. Coordenadora da Comissão Nacional da Verdade, Rosa Cardoso também deve acompanhar os depoimentos.

jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...