Governo do RJ decide prorrogar campanha de vacinação contra gripe em todo estado

REPÓRTER RUBENN DEAN MAT. 33.689-1RJ
 
Governo do RJ decide prorrogar campanha de vacinação contra gripe em todo estado

   Cobertura está em 68% e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que pelo menos 80% do público-alvo seja imunizado. Secretaria de Estado de Saúde reforça a recomendação de que a população não deixe pra última hora


A Secretaria de Estado de Saúde decide prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe em mais uma semana em todo Rio de Janeiro. Faltam pouco mais de 24h para o fim da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe - que termina às 17h desta sexta-feira (10) - e mais de 950 mil pessoas do estado ainda não foram aos postos de saúde. A cobertura vacinal no Rio de Janeiro está em 68%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público — formado por idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses até 2 anos, gestantes, indígenas, trabalhadores da área da saúde e mulheres no período de até 45 dias após o parto. Em todo o Brasil, a cobertura vacinal está em 73%. A prorrogação local será até dia 17 de maio.

As puérperas e os indígenas fazem parte dos únicos grupos que já superaram a meta de vacinar 80% de pessoas. Já as gestantes são as que menos se vacinaram no Rio de Janeiro, tendo apenas 60% de cobertura.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro alerta para a importância da vacinação. Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da secretaria, Alexandre Chieppe, a vacina evita que casos de gripe se agravem.
 
 A gripe é uma doença simples, na maioria dos casos, mas que pode evoluir para formas muito graves, principalmente em gestantes, crianças e idosos. Por isso a vacinação é tão importante. A vacina protege contra os principais tipos de vírus da gripe de forma extremamente segura e eficaz – diz ele.

Contraindicação - Pessoas alérgicas aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade, não devem ser imunizadas. Quem pode comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não possui essa alergia. Se já estiver gripado, apresentando estado febril ou sintomas de dengue, recomenda-se melhorar e só depois se vacinar.

A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em todo o mundo. A imunização é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Provocada pelo vírus Influenza, a doença ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta – algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite). No ano passado, o Estado do Rio de Janeiro ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Mas embora tenha atingido 83,7% de cobertura, entre os grupos de idosos e gestantes, a meta não foi alcançada.
 
 
jornalista . rubenn dean
tel . 021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...