Sinalizar esta mensagem Encontro incentiva adesão dos municípios fluminenses ao Saerj

REPÓRTER . RUBENN DEAN 
MAT.ABR.2013/0143
 Encontro incentiva adesão dos municípios fluminenses ao Saerj
Atualmente, 57 cidades já utilizam o sistema de avaliação que monitora a qualidade do ensino

O Governo do Estado promoveu ontem, no Palácio Guanabara, um encontro com prefeitos e secretários de Educação dos 92 municípios fluminenses para incentivar a adesão das prefeituras ao Saerj (Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro). Atualmente, 57 municípios já utilizam a avaliação, que monitora a qualidade do ensino na rede pública estadual e ajuda na formulação de políticas educacionais.

Representando o município de São Pedro da Aldeia no evento, o secretário de Educação da cidade, Evaldo Bittencourt, enfatizou a importância do sistema para a produção de um diagnóstico preciso sobre o nível de qualidade do ensino público. Os alunos da rede municipal de São Pedro da Aldeia aderiram ao Saerj no mês de abril.

Ferramentas para o professor planejar as aulas

“Adotar um método científico como o Saerj, que fornece a medição exata do que o aluno aprendeu e daquilo que ele não aprendeu, sinaliza um grande avanço para a educação pública fluminense. Com os resultados da avaliação, o professor vai ter ferramentas para ajudar os alunos e replanejar suas aulas de acordo com as necessidades da turma. Estamos aguardando os resultados do último exame, em abril, para saber como melhoraremos o sistema de educação no nosso município. Esse é um método de avaliação maravilhoso oferecido pelo Estado. São Pedro da Aldeia não teria condições de criar e custear por conta própria um sistema assim” disse Bittencourt.

A secretária de Educação de Araruama, Berta Antunes, aproveitou a solenidade para dar entrada no processo de adesão da cidade da Região dos Lagos ao Saerj.

“É muito interessante para nosso município receber essa iniciativa, e estamos aderindo ao projeto. O Saerj é um método útil para aferir melhor nossos alunos, e a partir disso, poderemos ver onde temos que melhorar. Essa avaliação vai ajudar a elevar a qualidade da educação em Araruama” afirmou Berta.


O secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, ressaltou que a expectativa é que, cada vez mais, municípios se engajem no sistema de avaliação estadual.

“Nosso sonho é que, em pouco tempo, todos os municípios adotem o Saerj e façam essa avaliação juntos, na mesma data. No último exame, foram um milhão e meio de provas realizadas, e acho que temos grandes chances de aumentar esse número e virarmos a página da educação no estado” explicou Risolia.


jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...