Alerj vai determinar novas regras para o funcionamento de casas noturnas

REPÓRTER . RUBENN DEAN MAT.ABR.2013/0143
 
Alerj vai determinar novas regras para o funcionamento de casas noturnas
Petrópolis tem ainda 19 estabelecimentos proibidos de realizar eventos
 
O deputado petropolitano Bernardo Rossi é coautor, com mais sete parlamentares, de  projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) impondo normas gerais de segurança em boates e casas noturnas. Boa parte das novas regras atingem a estrutura das casas, mas outras requerem apenas a utilização de um sistema de comunicação com os usuários com informações sobre posicionamento de saídas de emergência e localização de extintores de incêndio.
A mudança na legislação é motivada a partir da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS) onde um incêndio matou 242 pessoas em janeiro deste ano. Em Petrópolis, em quatro meses, foram realizadas pelos bombeiros 300 vistorias e 19 estabelecimentos ainda estão proibidos de realizar eventos. 
- Temos observado que falta também comunicação com o usuário. São necessários avisos sonoros, com mensagens explicativas, de onde estão as saídas de emergência e como proceder em caso de incêndio. São orientações como as existentes em aeronaves, barcos e locais fechados. Por isso, apresentamos um projeto de lei que inclui essa comunicação básica e de custo muito baixo", afirma Bernardo Rossi citando ainda as mensagens do gênero exibidas nos cinemas antes da projeção de filmes. As pessoas são orientadas por som e  vídeo, com  a demonstração de locais de extintores de incêndio, saídas de emergência e outros procedimentos. Nas casas noturnas, é também possível o recurso visual porque a maioria tem telões", completa. 
Entre as regras estruturais, todas as casas noturnas deverão possuir, obrigatoriamente, exaustores de fumaça, revestimentos antichamas, duas portas de entrada e de saída, com normas especificadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas),  chuveiros automáticos do tipo “sprinklers”, alarme de incêndio e extintores apropriados.
Outras normas são referentes à parte "organizacional" dos espaços, como a proibição de posicionamento de objetos, mesmo que temporariamente, que bloqueiem as saídas dos espaço. O projeto de lei proíbe a utilização de fogos de artifícios e recursos pirotécnicos em locais fechados.
Aprovado e sancionado, o projeto amplia a Lei 1.535/89 estendendo às casas noturnas as regras de avisos sonoros e visuais obrigatórios, desde então, aos cinemas, teatros e salas de espetáculos no Estado do Rio. O projeto de lei é assinado ainda pelos deputados Clarissa Garotinho (PR), Fábio Silva (PSD), Felipe Peixoto (PDT), Flávio Bolsonaro (PP), Pedro Fernandes (PMDB), Rafael do Gordo  (PSB) e Thiago Pampolha (PSD).

jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...