ENTREVISTA COM A PRESIDENTE SR. DILMA ROUSSEFF .

ENTREVISTA COM A PRESIDENTE:
REPÓRTER RUBENN DEAN ( MAT.ABR.2013/0143 )
Dilma sanciona o Estatuto da Juventude, uma declaração dos direitos dos jovens
 
Texto tramitou no Congresso por 9 anos; prevê um aumento da participação social da juventude, e garante a liberdade de orientação sexual, entre outros direitos
JORNALISTA / APRESENTADOR
RUBENN DEAN PAUL ALWS
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY


LOC/REPÓRTER RUBENN DEAN: A presidente Dilma Rousseff sancionou, nesta segunda-feira, o Estatuto da Juventude, que é uma declaração dos direitos dos jovens brasileiros, que, hoje, somam cerca de cinquenta e um milhões de pessoas com idade entre quinze e vinte e nove anos. O texto tramitou por nove anos no Congresso Nacional e foi aprovado há quase um mês, com quarenta e oito artigos. A declaração ressalta direitos já estabelecidos pela Constituição, como a educação, a saúde e a cultura; e assegura novas garantias, como o direito à participação social e à livre orientação sexual. Entre as ferramentas de ampliação da participação juvenil nas decisões políticas estão os conselhos estaduais e municipais de juventude, que deverão ser criados nos próximos meses. O presidente do Conselho Nacional de Juventude, Alessandro Melchior, observa que, para ouvir os jovens, é preciso reconhecer e legitimar as reivindicações, principalmente as que são organizadas nas ruas, em massa.

Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Alessandro Melchior

"Queremos que os direitos expressos no Estatuto da Juventude se tornem realidade e uma realidade imediata. Não conseguiremos materializar os direitos dos jovens, a participação, sem condenar a violenta repressão às recentes manifestações de juventude pelo País.”

LOC/REPÓRTER RUBENN DEAN: Mas a violência não está restrita às manifestações nas ruas. Durante o discurso, a presidente, por exemplo, destacou a violência específica contra os jovens negros e pobres, e disse que essa é uma das prioridades a serem tratadas pelas autoridades.

Presidente da República, Dilma Rousseff

“Eu considero que essa talvez seja a questão mais grave que a juventude brasileira passa – de todas as questões – porque ela mostra um lado da nossa sociedade que nós não podemos conviver pacificamente, que é o lado da violência contra a juventude negra e pobre. Eu acho que nós temos de ter um pacto. Eu considero que nós temos de construir, dentro desse novo Estatuto da Juventude, as trincheiras para lutar contra essa questão.”




LOC/REPÓRTER RUBENN DEAN: Na opinião da presidente, a violência contra jovens negros e pobres é o fator que mais contribui para a desigualdade. Para acabar com essa e outras questões que perduram há tempos, o Estatuto da Juventude traz diretrizes e responsabilidades para os governos federal, estadual e municipal, substituindo o dever da União, de promover políticas públicas, para os estados. O secretário Nacional de Juventude do Partido Socialista Brasileiro, Bruno da Mata, elogia a iniciativa, mas pondera que é preciso dar condição aos governos locais de promover as políticas públicas.

Secretário Nacional de Juventude do PSB, Bruno da Mata

“A gente garantir que deve haver políticas públicas de juventude é, de fato, a luta da juventude brasileira. A nossa preocupação é: de que maneira essa política vai ser implementada. A gente sabe que hoje, no País, existe um arrocho nos municípios e nos estados, um contingenciamento de verba, um estrangulamento de verba; as nossas prefeituras, hoje, em sua grande maioria, estão falidas; os estados passando por muitas dificuldades. Então, nós esperamos que o governo federal repasse recursos para que essas políticas, de fato, possam ser implementadas.”

LOC/REPÓRTER RUBENN DEAN: Bruno da Mata disse que a juventude agora precisa fiscalizar o cumprimento do Estatuto e acredita que o momento ainda é de lutar por novos avanços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...