AGENDA DO MINISTRO DA SAÚDE .SR.DOUTOR ALEXANDRE PADILHA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO .

AVISO DE PAUTA AOS JORNALISTAS
REPÓRTER RUBENN DEAN
MAT.ABR.2013/0143
DRT.33.689-1RJ

Ministério da Saúde anuncia ações de combate à aids e novo boletim da doença

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa neste domingo (1º) das comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Aids, em cerimônia no Rio de Janeiro. Na ocasião, serão apresentados os novos números da doença no país, o novo Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids, entre outras ações. Também será lançada a campanha publicitária nacional de prevenção contra a doença.

O evento pode ser acompanhado pelo Twitter @minsaude. ... @rubenndeanpaulalw ...

Dia Mundial de Luta contra a Aids - 1º de Dezembro de 2013
Data: 1º/12/2013
Local: Parque de Madureira - Rio de Janeiro - RJ
Horário: 10h30

AIDS: Região Metropolitana do RJ concentra maior taxa de incidência da doença

Foram registrados 37,3 casos por 100 mil habitantes. A menor taxa foi registrada na Região Noroeste, com 13,6 casos por 100 mil. Governo do Estado pactuou com os municípios uma série de ações para reverter esse índice. Neste 1º de dezembro celebra-se o Dia Mundial de Combate à AIDS
 
A Região Metropolitana do Rio de Janeiro é a que concentra maior taxa de incidência de casos de HIV/AIDS no estado. Foram registrados 37,3 casos da doença por 100 mil habitantes na região em 2011. No mesmo ano, a menor taxa ficou com a Região Noroeste, que registrou 13,6 casos por 100 mil habitantes. O diagnóstico tardio ainda é uma grande preocupação, já que cerca de 40% das mortes causadas pela doença poderiam ser evitadas se o paciente descobrisse a infecção de forma precoce. Em 2012, 27,46% dos pacientes do estado demoraram a descobrir a doença. Na Região Noroeste, proporcionalmente, o número chega a 50% dos casos; na Região Centro-Sul, 42,31%; seguido das regiões Serrana ( 33,85%) e Região Metropolitana II (30,75%). 

O diagnóstico e tratamento precoce ajuda não só a melhorar a qualidade de vida do paciente soropositivo, como diminui as chances, por exemplo, da contaminação vertical de mulheres grávidas para seus bebês. Em todo o estado, 30% das gestantes com a doença não usaram antirretrovirais no parto, o que poderia evitar a contaminação vertical, e 24% só souberam que eram soropositivas durante a gestação. 
 
No intuito de aumentar o diagnóstico precoce, a Secretaria de Estado de Saúde pactuou com as secretarias municipais de saúde um plano de ação contra HIV/AIDS. Entre as ações municipais estão o prazo de 15 dias para resultado dos exames de HIV e, consultas em até sete dias para pacientes com resultado positivo da doença. No âmbito estadual, a SES vai ampliar acesso a ambulatórios para tratamento da doença e transformará o Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreirashoje referência no tratamento da tuberculose, em referência também para internação e atendimento ambulatorial da AIDS.

Números e perfil - No estado do Rio de Janeiro, foram registrados 92.178 casos de AIDS, no período entre 2000 e 2012. A taxa de incidência, que era de 29,9 por 100 mil habitantes em 2000, chegou a 32 por 100 mil habitantes em 2011. Desde 2006, o número de mortes pela doença também aumentou. Foram 1.536 óbitos em 2006 e 1.771 em 2012.  
O abismo que separava o percentual de homens e mulheres com Aids no estado do Rio de Janeiro caiu drasticamente do início da epidemia, nos anos 80, até hoje em dia. Se em 1984, a proporção de pessoas com a doença era uma mulher para cada 14 homens, em 2012, a relação passou de dez mulheres para cada 14  homens. Quanto à orientação sexual, no sexo masculino, a Aids é mais presente entre homossexuais. Já no feminino, são as heterossexuais que respondem pela maior parte dos casos. Para ambos os sexos, as maiores proporções de casos de AIDS estão concentradas em pessoas com idades entre 20 e 49 anos.
 
Para incentivar a realização de exames, a Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Associação Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada (EPAH) - instituição financiada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) - criou o programa Quero Fazer. O projeto leva uma unidade móvel com testes rápidos contra AIDS a locais públicos e os exames ficam prontos na hora.
 
AIDS e Tuberculose - Entre os pacientes soropositivos, a prevalência de tuberculose é de 15%. A doença respiratória já é a principal causa de 20% das mortes em pacientes portadores de HIV em todo o país, segundo o Ministério da Saúde. Ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que o Brasil tenha atualmente mais de 655 mil pessoas vivendo com HIV/AIDS. 

Prevenção - Os preservativos são a principal forma de prevenção contra a AIDS e estão disponíveis na rede pública de saúde. No último dia 26 de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde distribuiu mais de 250 mil camisinhas às suas UPAs e hospitais.

MATÉRIA DE SUMA IMPORTÂNCIA.
JORNALISTA/REPÓRTER
RUBENN DEAN PAUL ALWS
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY
TWITTER.
@RUBENNDEANPAULALW


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...