ESTADO PODE ANTECIPAR PARA 2014 ENTREGA DE BARCAS CHINESAS

REPÓRTER RUBENN DEAN
MAT.ABR.2013/0143
DRT.33.689-1RJ


ESTADO PODE ANTECIPAR PARA 2014 ENTREGA DE BARCAS CHINESAS
As nove novas embarcações adquiridas pelo governo do estado acabarão com as filas nas estações

GUANZHOU, China - O Estado do Rio pode receber, em julho de 2014, ao menos uma das sete barcas que estão em processo de fabricação na China, portanto, antes da final da Copa do Mundo. O vice-presidente da China Shipping Group - holding do estaleiro Afai Southern Shipyard -, Ding Nong, responsável pela fabricação das embarcações, acenou com a possibilidade da antecipação da entrega, em reunião realizada, nesta quinta-feira (7/11), na cidade chinesa de Guanzhou, com o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão.

Inicialmente, quando da assinatura do contrato em março deste ano, o prazo de entrega previsto fora fixado para março de 2015. As sete embarcações construídas pela Afai terão capacidade para transportar dois mil passageiros, cada uma, serão equipadas com ar condicionado, terão janelas panorâmicas e vão operar na travessia Rio-Niterói. Até agosto de 2015, todas já estarão em operação. As novas embarcações chinesas têm dois andares e, ao contrário do que acontece atualmente, um andar será destinado ao embarque e outro ao desembarque. Aos Idosos e deficientes serão destinadas as entradas laterais.

- Ha 50 anos, o Estado não comprava uma barca nova e o grande legado que o nosso governo vai deixar para a população é a expansão e modernização do transporte público. Apenas na compra de trens para o sistema ferroviário e metrô e de barcas vamos investir mais de US$ 1 bilhão. Nosso governo fará um grande esforço para antecipar a entrega das barcas, a fim de começar a melhorar o serviço para a população. Saio da China impressionado com a qualidade e rapidez do produto chinês - destacou Pezão, que conferiu a construção das embarcações.

O governo do estado adquiriu nove novas embarcações, que vão acabar com as filas de espera nas estações. Daquele total, sete serão construídas pelo estaleiro chinês Afai Shipyard. As outras duas estão sendo fabricadas pelo estaleiro cearense Inace. O total do investimento é de R$ 273 milhões.

Com as novas barcas, a capacidade de transporte da frota passará de 12,8 mil passageiros por hora para 24 mil passageiros por hora em cada sentido. E o tempo médio de travessia Rio-Niterói, que hoje é de 18 minutos, passará para 12 minutos em média. Atualmente, nove embarcações fazem o percurso, sendo quatro catamarãs, adquiridos há pouco tempo, com capacidade para 1.300 passageiros, cada um, e cinco barcas antigas, que serão desativadas.

As Ilhas do Governador e de Paquetá também serão beneficiadas com a renovação da frota, recebendo os quatro catamarãs que atualmente operam na linha Rio-Niterói. Já as duas embarcações que estão sendo fabricadas no Ceará serão destinadas às travessias de Angra dos Reis e Mangaratiba. As barcas que servem a essas localidades têm 62 anos de uso.

- Hoje, a idade média de toda a frota é de 47 anos. Com o nosso investimento, vamos diminuir bruscamente a idade de uso da frota. Isso significa redução nos custos de manutenção e, principalmente, qualidade e conforto para a população, mudando o paradigma de mobilidade de milhões de pessoas no estado - afirmou o secretario estadual de Transportes, Julio Lopes.

A Afai é o maior fabricante de embarcações de alumínio da China, com a mais avançada tecnologia, e está entre as três maiores no ranking mundial.


jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy
twitter@rubenndeanpaulalw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...