Pular para o conteúdo principal

ESTADO PODE ANTECIPAR PARA 2014 ENTREGA DE BARCAS CHINESAS

REPÓRTER RUBENN DEAN
MAT.ABR.2013/0143
DRT.33.689-1RJ


ESTADO PODE ANTECIPAR PARA 2014 ENTREGA DE BARCAS CHINESAS
As nove novas embarcações adquiridas pelo governo do estado acabarão com as filas nas estações

GUANZHOU, China - O Estado do Rio pode receber, em julho de 2014, ao menos uma das sete barcas que estão em processo de fabricação na China, portanto, antes da final da Copa do Mundo. O vice-presidente da China Shipping Group - holding do estaleiro Afai Southern Shipyard -, Ding Nong, responsável pela fabricação das embarcações, acenou com a possibilidade da antecipação da entrega, em reunião realizada, nesta quinta-feira (7/11), na cidade chinesa de Guanzhou, com o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão.

Inicialmente, quando da assinatura do contrato em março deste ano, o prazo de entrega previsto fora fixado para março de 2015. As sete embarcações construídas pela Afai terão capacidade para transportar dois mil passageiros, cada uma, serão equipadas com ar condicionado, terão janelas panorâmicas e vão operar na travessia Rio-Niterói. Até agosto de 2015, todas já estarão em operação. As novas embarcações chinesas têm dois andares e, ao contrário do que acontece atualmente, um andar será destinado ao embarque e outro ao desembarque. Aos Idosos e deficientes serão destinadas as entradas laterais.

- Ha 50 anos, o Estado não comprava uma barca nova e o grande legado que o nosso governo vai deixar para a população é a expansão e modernização do transporte público. Apenas na compra de trens para o sistema ferroviário e metrô e de barcas vamos investir mais de US$ 1 bilhão. Nosso governo fará um grande esforço para antecipar a entrega das barcas, a fim de começar a melhorar o serviço para a população. Saio da China impressionado com a qualidade e rapidez do produto chinês - destacou Pezão, que conferiu a construção das embarcações.

O governo do estado adquiriu nove novas embarcações, que vão acabar com as filas de espera nas estações. Daquele total, sete serão construídas pelo estaleiro chinês Afai Shipyard. As outras duas estão sendo fabricadas pelo estaleiro cearense Inace. O total do investimento é de R$ 273 milhões.

Com as novas barcas, a capacidade de transporte da frota passará de 12,8 mil passageiros por hora para 24 mil passageiros por hora em cada sentido. E o tempo médio de travessia Rio-Niterói, que hoje é de 18 minutos, passará para 12 minutos em média. Atualmente, nove embarcações fazem o percurso, sendo quatro catamarãs, adquiridos há pouco tempo, com capacidade para 1.300 passageiros, cada um, e cinco barcas antigas, que serão desativadas.

As Ilhas do Governador e de Paquetá também serão beneficiadas com a renovação da frota, recebendo os quatro catamarãs que atualmente operam na linha Rio-Niterói. Já as duas embarcações que estão sendo fabricadas no Ceará serão destinadas às travessias de Angra dos Reis e Mangaratiba. As barcas que servem a essas localidades têm 62 anos de uso.

- Hoje, a idade média de toda a frota é de 47 anos. Com o nosso investimento, vamos diminuir bruscamente a idade de uso da frota. Isso significa redução nos custos de manutenção e, principalmente, qualidade e conforto para a população, mudando o paradigma de mobilidade de milhões de pessoas no estado - afirmou o secretario estadual de Transportes, Julio Lopes.

A Afai é o maior fabricante de embarcações de alumínio da China, com a mais avançada tecnologia, e está entre as três maiores no ranking mundial.


jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy
twitter@rubenndeanpaulalw

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo do Ministério do Turismo mostra que aumenta o número de viajantes solitários e o desejo de se hospedar na casa de amigos e parentes

REPÓRTER. RUBENN DEAN PAUL ALWSMATÉRIA DE HOJE.MAT.ABR.2014/0143DRT.33.689-1RJJovens querem viajar sozinhos, revela pesquisaEstudo do Ministério do Turismo mostra que aumenta o número de viajantes solitários e o desejo de se hospedar na casa de amigos e parentes

Os brasileiros estão mais empenhados em viajar sozinhos. É o que mostra uma pesquisa do Ministério do Turismo que mede a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses. O percentual atingiu 17,7% dos brasileiros que pretendem viajar. Em fevereiro do ano passado, esse valor era de 13,1%.
O aumento ocorre em todas as faixas etárias, sendo mais acentuado entre os turistas de até 35 anos, grupo que registrou alta de dez pontos percentuais. A pesquisa não revela as razões pelas quais a turma dos viajantes solitários ganha cada vez mais adeptos, mas a independência financeira das mulheres é uma das razões apontadas por especialistas.
Também chamou a atenção o fato de os turistas jovens aderirem cada vez mais a hospedagens n…

RADIO MUSICAL PETROPOLIS RJ 91.1 FM .... JORNAL DIARIO DE PETROPOLIS RJ LTDA ... JORNALISTA/APRESENTADOR/LOCUTOR/REPORTE...RUBENN DEAN PAUL ALWS

Governo busca evitar combinação de preços para Copa do Mundo 2014
O sigilo dos preços para as obras da Copa do Mundo Fifa 2014 tem por objetivo evitar a combinação de preços e assegurar que os empreendimentos tenham o menor custo possível. A informação foi dada pela presidenta Dilma Roussef, nesta sexta-feira (17/6), em Ribeirão Preto (SP), após cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012. A presidenta Dilma afirmou que os critérios foram estabelecidos em acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU). Na entrevista, Dilma Roussef sugeriu que os jornalistas "investiguem direitinho". A presidenta informou que as diretrizes adotadas pelo governo brasileiro seguem "as melhores práticas" de outros países. Segundo ela, se determinada empreiteira for para o leilão sabendo, por exemplo, o preço mínimo fixado para determinada obra poderá colocar um lance mais …

MATERIA DO JORNAL EXTRA SOBRE OS ONIBUS E LINHAS DO RIO DE JANEIRO

Nova frota de ônibus do Rio será apresentada no dia 22Novo ônibus do Rio está sendo produzido pela empresa Neobus Foto: DivulgaçãoCíntia Papa Tamanho do textoAAA Senhores passageiros! Acomodem-se em seus lugares porque vai começar a viagem a bordo dos cem ônibus da nova frota do Rio. No Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, os motoristas terão um motivo a mais para deixar o automóvel em casa e optar pelo transporte coletivo. Nessa data, a prefeitura vai apresentar aos cariocas os novos coletivos que serão usados no Sistema Bus Rapid System (BRS) — corredores rápidos para ônibus. E o EXTRA revela, com exclusividade, como serão os novos modelos.
Parte da nova frota começa a circular este mês, nas pistas exclusivas de Ipanema, Leblon e Copacabana, os primeiros BRSs inaugurados na cidade.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, afirmou que a nova frota trará inúmeros benefícios aos usuários, sobretudo para os idosos e os portadores de necessidades especiais: