Pular para o conteúdo principal

Rio 48º: saiba quais são as doenças mais comuns no verão

REPÓRTER RUBENN DEAN
MAT.ABR.2013/0143
DRT.33.689-1RJ

Rio 48º: saiba quais são as doenças mais comuns no verão

Queimaduras, desidratação, micoses, intoxicação alimentar e dengue são algumas das doenças que mais levam pessoas às unidades de saúde durante o período mais quente do ano. O verão só começa em 21 de dezembro, mas o calor já está aí. Hora de reforçar os cuidados com a saúde

Considerada por muitos a época mais gostosa do ano, o verão, para ser bem aproveitado, exige atenção especial à saúde. Entre as causas que mais levam pessoas às unidades de saúde nesta estação estão queimaduras, insolação, desidratação, micoses, intoxicação alimentar e dengue. São cuidados simples que podem garantir o bem-estar das pessoas.

O excesso de exposição ao sol é a principal causa da desidratação, caracterizada pela perda excessiva de líquido, queimaduras, que podem causar lesões na pele que vão desde uma vermelhidão até a formação de bolhas, e insolação, que é o aumento excessivo da temperatura do corpo. Entre os cuidados que as pessoas precisam ter para evitar estes problemas estão ingerir bastante líquido, uso diário de filtro solar e evitar a exposição excessiva ao sol no período entre 10h e 16h. É importante lembrar que a exposição ao sol é um dos fatores de risco para que se desenvolva o câncer de pele.

Oswaldo de Araújo trabalhava como pesquisador nas ruas de Copacabana, no Rio de Janeiro, e após ficar horas exposto ao sol, sem usar filtro solar ou boné, teve queimaduras na pele e precisou buscar atendimento médico.


- Comecei a me sentir mal, com a respiração alterada e tive queimaduras no rosto, pescoço e braço. A médica me receitou um creme para a pele, repouso e ingestão de água. Aprendi que temos que ter cuidado com o sol – diz Oswaldo.

É comum durante o verão o registro nas unidades de saúde de aumento no número de casos de intoxicação alimentar. Isso acontece porque o calor faz com que os alimentos se deteriorem mais rapidamente. Por isso, é necessário estar atento para não deixar comida fora da geladeira. Outro cuidado é com o transporte de alimentos, que deve ser feito em bolsas térmicas com gelo.

Casos de micose também são recorrentes nesta época. Isso porque o calor e a umidade da pele estimulam a proliferação de bactérias. Entre as áreas do corpo em que isso é mais comum estão virilha, dobra dos seios e dos pés. A medida para evitar a micose é manter essas regiões sempre bem secas.

- As pessoas precisam estar atentas à saúde durante o verão. Ingerir muita água, usar filtro solar, não deixar comida fora da geladeira e evitar focos do mosquito da dengue são algumas medidas básicas, mas importantes, principalmente, entre os idosos e as crianças, que são os que mais sofrem com doenças típicas desta época do ano – explica Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde.

Atenção especial para a dengue – A junção da água parada com o calor é o cenário ideal para a proliferação do mosquito da dengue. Por isso, todos os anos há um aumento considerável no número de pessoas que adoecem após serem picadas pelo mosquito Aedes aegypti neste período. A principal medida que a população precisa adotar é evitar focos do mosquito presentes em copos plásticos com água, pneus, vasos de planta, piscina descoberta, entre outros. Mas, uma vez que a pessoa apresente sintomas como febre, dor no corpo e de cabeça, manchas vermelhas, dor atrás dos olhos, ela deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima da sua casa. O tratamento é feito por meio de hidratação e acompanhamento médico regular.

jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy
twitter@rubenndeanpaulalw

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho do Senac - Rio .

SENAC- RIO
Trabalho em Grupo. Alunos: Karien, Viviane, Sandra, Denise e Rubem (Cinco integrantes)


Assunto: Casamento Cigano: Curiosidades, Tradições e Rituais.
O casamento é uma das tradições mais antigas e veneradas deste povo conhecido por viver de forma livre e sem raízes profundas em alguma cidade. São eventos tradicionais, antigos e bem duradouros. As festas ciganas costumam durar um dia inteiro, e um casamento cigano segue o mesmo ritmo de eventos que podem durar dias de pura diversão. É uma festa bonita, tradicional, colorida e bem curtida mesmo!

No casamento tradicional cigano, o evento começa anos antes, pois este povo tem o costume de prometer a noiva à família do noivo quando ela mal entrou na adolescência. É uma forma de arranjo formal sim, uma união de famílias queridas. Há sim um interesse financeiro em posses, mas os laços e o bom relacionamento familiar conta bastante na promessa da noiva ao noivo.
O pedido de casamento é feito do noivo para o pai da noiva, alguns meses antes…

PERSONALIDADES PETROPOLITANAS 2014 - LISTA DOS ELEITOS‏

Estarei presente nesse evento:


Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro: Petrópolis. Jornalista/Repórter.Rubenn Dean Paul Alws. Mt.Abr.2014/0143 ... Drt.33.689-1rj PERSONALIDADES PETROPOLITANAS 2014 Eleitos recebem título em festa no Petropolitano FC Em sua 29ª edição a Festa das Petropolitanas 2014 será realizada na quinta-feira, dia 04 de dezembro, às 20h30, na sede social do Petropolitano Futebol Clube. A cada ano uma comissão formada por representantes das mídias locais se reúne para eleger os que mais se destacaram em suas áreas de atuação na cidade, após uma detalhada fase de classificação através de indicações dos canais de TV, rádios, jornais e entidades ligadas a cada categoria. Os eleitos são laureados durante uma grande festa. O evento é de criação e coordenação do Padre José Augusto Carneiro - Padre Jac, pároco da Catedral São Pedro de Alcântara e contará com o serviço do Sandra’s Buffet, decoração de Anderson Barcellos, som e iluminação da Styllo’s, cobertura fotográfica de And…

ALERJ; Câmara dos Deputados Estaduais do Estado do Rio de Janeiro.

Alerj.
Matéria de hoje.
Jornalista/Repórter. Mat.Abr.2014/0143 ... Drt.33.689-1RJ

MP TERÁ AUXÍLIO-MORADIA NO VALOR DOS MINISTROS DO SUPREMO 
Free Lance ... Radialista/Locutor/Apresentador.Drt.17.429-1RJ





Rubenn Dean
O auxílio-moradia dos procuradores de justiça do estado será fixado com base no valor do benefício pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que hoje corresponde a R$ 4.377,73, vedando o escalonamento entre as classes de carreira. O projeto de lei complementar 41/14, do Ministério Público, será votado na Assembleia Legislativa do Rio, nesta terça-feira (11/11), em discussão única. Ele volta à pauta depois de receber três emendas.

O texto original fixava o benefício em 18%, mas acabou sendo modificado por substitutivo aprovado em Plenário. Outra alteração feita pela Casa diz respeito aos efeitos financeiros dessa concessão, que passarão a valer a partir de 1º de janeiro de 2015. O projeto altera a Lei Orgânica do Ministério Público no capítulo sobre vencimento, vanta…