Secretaria de Saúde e Hemorio criam ação que envolve arte e solidariedade

REPÓRTER RUBENN DEAN
MAT.ABR.2013/0143
DRT.33.689-1RJ

Secretaria de Saúde e Hemorio criam ação que envolve arte e solidariedade

Na Semana Nacional do Doador de Sangue, Largo da Carioca, no Centro do Rio, vira palco de grande coleta solidária. Meta é chegar a mil bolsas nos dois dias. Hotsite da campanha já está no ar

Nos dias 25 e 26 de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde e o Hemorio fazem uma grande coleta móvel de sangue no Largo da Carioca, Centro do Rio, de 9h às 17h. A ação faz parte das comemorações da Semana do Doador, celebrada entre 25 e 30/11, e prevê realizar 1.000 coletas nos dois dias de campanha. O objetivo é garantir os estoques de sangue para as festas de final de ano e conscientizar a população sobre a importância da doação regular.

Em parceria com a agência Binder, foi criado um site especial para a ação. É owww.doe400ml.com.br  Quem passar pela Carioca, poderá tirar foto nos murais da campanha e postar nas redes sociais, utilizando a hashtag #Doe400ml. Quanto maior a adesão, mais a bolsa de sangue do site ficará cheia.

Arte de rua à serviço da causa - Cinco artistas convidados - Rafael Magessi, Leonardo Decorte, Rafael Meggetto, Memis e Agnelli - receberam o desafio de criar uma obra de arte usando latas de tinta spray de 400 ml, ou seja, a mesma quantidade coletada nas doações de sangue. A ação tem objetivo de mostrar que muita coisa legal pode ser feita com 400 ml, e que o mais importante é salvar vidas. As obras criadas serão doadas ao Hemorio. 
O grafiteiro Memis deixou sua contribuição para a campanha #Doe400ml. Seu desenho reunia um coração e mãos como principais elementos:

- É algo como se a gente enchesse o coração de sentimento solidário e não apenas de sangue. É uma outra forma de contribuir com a campanha. Grafitar na rua é o que eu gosto de fazer, explica.

Rafael Maggessi também explorou as cores do grafite para dar seu recado: de que a doação de sangue é um ato extremamente importante. Seu desenho simbolizava a doação de uma latinha de grafite, que possui os mesmos 400ml de uma bolsa de sangue. 

- A campanha é importante para despertar nas pessoas a vontade de ajudar, além de mostrar nosso trabalho, já que estamos grafitando na rua, para quem quiser ver, avalia Rafael.   

Como nos outros anos, a ação da Semana do Doador de Sangue conta com a parceria da BandNews FM. Em 2012, 921 pessoas compareceram ao evento; sendo o recorde de captação de sangue do Hemorio.

Hemorio - É o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTIs. No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 unidades de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que também esclarece outras dúvidas e agenda doações com hora marcada.

Você sabia? -  A solidariedade mora na Baixada Fluminense e na Zona Norte do Rio. Pesquisa realizada pelo Hemorio revela que 64% das bolsas de sangue que abastecem as grandes emergências do estado saem das veias dos moradores destas duas localidades. A maioria dos doadores, cerca de 70%, tem renda familiar entre um e cinco salários mínimos. Na capital carioca, os bairros da Zona Sul aparecem na lanterna da solidariedade. A região, que conta com 570 mil moradores, tem apenas 5% de doadores segundo a pesquisa. Proporcionalmente, possui a menor taxa de participação. Bairros nobres como Leblon, Jardim Botânico e Lagoa sequer aparecem na amostragem.

Quem pode doar sangue? - Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site doHemorio – www.hemorio.rj.gov.br

jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy
twitter@rubenndeanpaulalw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...