Marquês de Sapucaí ganha Calçada da Fama

REPÓRTO RUBENN DEAN
MAT.ABR.2014/0143
DRT.33.689-1RJ
MATÉRIA  DE HOJE.
PREFEITO EDUARDO PÃES
A história vitoriosa de cada escola de samba campeã na Marquês de Sapucaí (Passarela Darcy Ribeiro) desde a fundação do Sambódromo, em 1984, está agora imortalizada. Como parte das comemorações dos 30 anos da Sapucaí, o prefeito Eduardo Paes inaugurou nesta terça-feira, 25/02, a “Calçada Nota 10”, com uma estrela para cada título conquistado no templo maior do Carnaval.
A calçada da fama carnavalesca foi inspirada na de Hollywood. Cada uma das 31 estrelas (entre elas a da campeã deste ano, marcada por ora com um “?”) mede 70cmx70cm. Confeccionadas por mestres calceteiros em pedras portuguesas (um dos principais símbolos da cidade), as estrelas têm contorno de fios de bronze e uma placa central de aço, onde estão o nome da escola campeã e o ano da conquista.
“Essa gente que está aqui é quem faz o Carnaval – e não é tarefa fácil o que cada um aqui faz, cada componente, é muito grande a paixão dessas pessoas. Então, nada melhor que homenageá-los”, disse Paes, referindo-se aos representantes das escolas presentes à inauguração da Calçada Nota 10, uma parceria entre a secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos, a Riotur e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa).
Os secretários de Conservação, Marcus Belchior, e de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, lembraram a recente reforma do Sambódromo, entregue no começo de 2012, que ampliou a capacidade de público e concluiu o projeto inicial do arquiteto Oscar Niemeyer. Nos Jogos Olímpicos de 2016, a Marquês de Sapucaí receberá a chegada da Maratona e as provas de tiro com arco.
Na sexta-feira, 28/02, começam os desfiles na Marquês de Sapucaí, primeiro com as escolas do Grupo de Acesso. No domingo e na segunda, desfilam as agremiações do Grupo Especial. Para o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, a calçada da fama traz uma emoção ainda maior à disputa. “Já criou uma expectativa! E certamente vamos brindar a isso com um grande espetáculo. Teremos um Carnaval promissor este ano”.
A Calçada Nota 10 foi construída embaixo da arquibancada do Setor 10 da Marquês de Sapucaí, ao lado da rua Salvador de Sá. Segundo a secretaria de Conservação, o local foi escolhido por ser ponto de visita de turistas nos demais períodos do ano. A partir de 2015, a calçada da fama ganhará uma nova estrela a cada ano, sempre após a divulgação da escola de samba campeã.
JORNALISTA. RUBENN DEAN
TE.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY
TWITTER@RUBENNDEANPAULALW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...