Matéria do Dia. Grande Evento com a Presença do nosso Vice Governador do Estado do Rio de Janeiro. Sr. Luiz Fernando Pezão.

Jornalista/Repórter. free lance. Rubenn Dean Paul Alws.
Mat.Abr.2014/0143 ... Drt.33.689-1rj
Ação espera receber pelo menos 580 candidatos à doação de sangue em dois dias e faz parte das comemorações dos cinco anos da OLS
 A equipe do Hemorio realiza coleta móvel especial no Terreirão do Samba, de 12h às 16h, para comemorar os cinco anos da Operação Lei Seca, do Governo do Estado, que desde sua implementação já salvou milhares de vidas e tem investido em ações de conscientização, lembrando aos motoristas do Rio de Janeiro que álcool e direção não combinam.  A coleta será fechada a cooperativas de táxis já cadastradas; os taxistas têm sido grandes aliados na diminuição das estatísticas de acidentes no trânsito por embriaguez.  Em 2013, apenas 6,4% dos abordados haviam consumido bebida alcoólica.
Nesta, quinta-feira (20), a coleta será aberta a todo o público, das 9h às 16h.  Será a primeira vez que o Hemorio fará uma coleta no local, que receberá uma estrutura especial, refrigerada e com todo o conforto para receber os doadores voluntários.
A coleta também é a primeira de uma série de ações que o hemocentro do Estado está planejando para o ano de 2014, quando completa o seu 70º aniversário. 
Segundo Dra. Naura Faria, Chefe do Serviço de Atendimento ao Doador, a captação externa de bolsas de sangue vem crescendo gradativamente, principalmente em universidades, empresas e instituições que se mostram sensíveis a questões da cidadania.
- O objetivo é coletar o sangue do doador, com a coleta externa fornecendo um grande apoio à interna e também aproximar a população para o hábito regular da doação de sangue voluntária, que infelizmente ainda é pequena no Brasil – explicou a médica.
Nos dois dias, o Hemorio espera receber pelo menos 580 candidatos à doação.  Depois de processadas, as bolsas de sangue serão armazenadas nos estoques do hemocentro para serem distribuídas às 180 unidades de saúde em todo o Estado.  
Informações ao doador - Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.  O modelo da autorização pode ser adquirida através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br.
Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
Coleta no Terreirão do Samba – 20/03 (aberta ao público) das 9 às 16hs – Rua Benedito Hipólito, s/nº.
Informações sobre o Hemorio – O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Hoje no Brasil apenas 2% da população é doadora de sangue. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.
O instituto funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 unidades de coleta distribuídos pelo estado.
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy
twitter@rubenndeanpaulalw


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...