Tire suas dúvidas sobre vacinação contra HPV

REPÓRTER. RUBENN DEAN
MAT.ABR.2014/0143
DRT.33.689-1RJ

Tire suas dúvidas sobre vacinação contra HPV

Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde esclarece as principais questões enviadas pelo público através das redes sociais do Governo do Estado. Campanha completa 10 dias e ganha reforço do PAM Cavalcanti

Iniciada há exatos 10 dias, a vacinação contra o HPV ainda causa dúvidas em pais e responsáveis do público-alvo da campanha: meninas de 11 a 13 anos. Para esclarecer os principais pontos sobre o assunto, entrevistamos o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe. Além disso, o PAM Cavalcanti também está reforçando sua colaboração com a campanha: uma equipe de profissionais de saúde da unidade estadual está percorrendo as escolas da região vacinando alunas dentro da faixa etária determinada. A estimativa é imunizar cerca de 1.000 meninas até o final da campanha. Para viabilizar o projeto, a coordenação do PAM se reuniu com as direções e coordenações pedagógicas das escolas locais para esclarecer dúvidas relacionadas à vacina e ao HPV.
O VÍRUS
O que é o HPV? 
Alexandre Chieppe: É o Vírus do papiloma humano. Este vírus infecta células da pele e mucosas. Existem diversos tipos diferentes e alguns são capazes de infectar células do trato genital.

Como ocorre a transmissão do vírus?
AC: Por contato direto com pele e mucosa infectadas. Na grande maioria das vezes, a transmissão ocorre através da relação sexual sem proteção.

Como age o vírus? 
AC: O vírus age nas células da pele e mucosas. Os sinais mais comuns são verrugas genitais ou condilomas acuminados, popularmente conhecidos como "crista de galo" ou “cavalo de crista”. Em alguns casos, a pessoa não percebe qualquer lesão aparente, mas as alterações causadas pelos vírus nas células podem estar ocorrendo e ocasionando alterações que, no futuro, podem evoluir para o câncer de colo de útero.

Qual é a incidência de infecção de HPV? 
AC: Não existem dados precisos de prevalência do HPV no Brasil. Entretanto, estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV. Porém, a maioria das infecções é transitória, sendo controlada pelo sistema imunológico, regredindo espontaneamente.

O que é câncer de colo de útero? 
AC: É um tumor que se desenvolve a partir de lesões celulares no colo de útero. Na grande maioria dos casos, o câncer de colo do útero está relacionado à infecção pelo HPV. É importante ressaltar que nem todas as mulheres com infecção pelo HPV desenvolverão a doença.

A VACINA

Quem tem direito a receber gratuitamente a vacina contra HPV?
AC: O alvo dessa vacinação na rede pública de saúde é meninas entre 11 e 13 anos. Em todo o estado, o objetivo é imunizar cerca de 400 mil adolescentes.

Qual critério estabelecido para definição do público alvo desta campanha? Há previsão de uma vacinação para outras faixas etárias nos próximos anos? 
AC: O público-alvo foi definido levando-se em consideração estudos que avaliam a eficácia da vacina. Em 2015, serão vacinadas meninas entre 9 e 11 anos e, em 2016, meninas com 9 anos. Os homens, que não foram incluídos na campanha, estarão protegidos na medida em que as mulheres estiverem imunizadas.

A vacina é restrita apenas às mulheres que ainda não foram infectadas? 
AC: Não. A vacina, na rede pública de saúde, é restrita à faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, independente do início da vida sexual. 

Qual é o período de proteção oferecido pela vacina? 
AC: A duração da imunidade conferida pela vacina ainda não está completamente definida, pois o tempo de estudo até o momento é de 8 a 9 anos. Até este momento ela continua com a mesma eficácia. 

O HPV é um vírus com diferentes subtipos. Quais estão englobados na proteção oferecida pela vacina? 
AC: A vacina quadrivalente protege contra os subtipos 6,11,16 e 18.

Onde ocorre a vacinação? 
AC: Nos postos de saúde e nas escolas, de acordo com cronograma definido pelas Secretarias Municipais de Saúde.

PREVENÇÃO e TRATAMENTO

Além da vacinação, há outras formas de prevenção do HPV e do câncer do colo do útero? 
AC: Usar preservativo em todas as relações sexuais ajuda a reduzir muito o risco de infecção pelo HPV. Além disto, a realização regular do exame Papanicolaou (preventivo de câncer de colo de útero) permite a detecção precoce das lesões causadas pelo HPV. 

Como é feito o diagnóstico?
AC: Pode ser feito pelo histórico clínico e exame físico do paciente, auxiliado por métodos complementares, como o exame preventivo (Papanicolaou), colposcopia e por técnicas de biologia molecular.

Meninos e meninas em faixa etária diferente do foco da campanha podem ser vacinados pela rede particular? 
AC: Sim. As vacinas estão disponíveis em clínicas de vacinações particulares.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy
twitter@rubenndeanpaulalw



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...