agora a vez dos jovens.

Adolescentes de comunidades do Rio de Janeiro e de países como Bolívia, El Salvador, República Dominicana e Honduras falarão dos problemas sociais que vivenciam em seu cotidiano para delegados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em evento paralelo à Conferência Mundial dos Determinantes Sociais em Saúde (CMDSS), realizado no Rio Othon Palace Hotel, nesta terça-feira, dia 18, das 14h às 17h. Pessoas da sociedade civil também poderão participar por meio da mobilização social #hajasaude [Saiba mais abaixo].

A abertura para a reunião que promove o diálogo entre esses adolescentes e delegados partiu de uma consulta solicitada pela OMS e executada pela organização Visão Mundial para saber, a partir dessas crianças, adolescentes e jovens, como é possível melhorar mecanismos para que todos possam participar de questões relativas aos determinantes sociais.

A consulta se deu por meio de um questionário enviado pela OMS para facilitadores da Visão Mundial em cada um dos países citados acima, a fim de gerar um debate entre as crianças, adolescentes e jovens participantes. Esses debates culminaram em um relatório que será apresentado aos delegados nesta terça-feira. Dentre as conclusões do relatório, estão recomendações como a criação de mecanismos de interação entre o Poder Legislativo e crianças, adolescentes e jovens, e a ampliação de meios de comunicação com representantes do poder público.

MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Pessoas da sociedade civil também estão participando da campanha por meio da ação #hajasaude. Quatro dos determinantes sociais (trabalho, tributação, serviços públicos e distribuição de terra urbana e rural) fazem parte dos vídeos que estão sendo projetados nas ruas do Rio de Janeiro como forma de chamar a atenção para o tema. A primeira projeção aconteceu no último sábado, na comunidade do Lins de Vasconcelos.

Além das projeções, a ação segue contínua pelas mídias sociais, onde estão postados os vídeos e meio pelo qual os internautas estão participando de discussões sobre o tema ou distribuindo o Diploma de Cidadão Pleno (diploma simbólico criado como forma de lembrar que os direitos humanos devem ser garantidos para todos e que nós, enquanto sociedade civil, também temos o dever de fazer isso valer).

ROTEIRO DAS PROJEÇÕES
Terça-feira (18/10)
Central do Brasil - 18h às 18h45
Copacabana - 21h15 às 21h45 - projeção em frente o Hotel Othon Palace
 
Quarta-feira (19/10)
Copacabana - 18h às 20h - projeção na Av. Atlântica em frente o Hotel Sofitel
Praça Tiradentes (na lateral do Teatro João Caetano) - 21h às 22h

jornalista/apresentador
rubenn dean
email
rubenndeanrj@gmail.com
tel.021.9337.4123 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!