Marquês de Sapucaí ganha Calçada da Fama

REPÓRTO RUBENN DEAN
MAT.ABR.2014/0143
DRT.33.689-1RJ
MATÉRIA  DE HOJE.
PREFEITO EDUARDO PÃES
A história vitoriosa de cada escola de samba campeã na Marquês de Sapucaí (Passarela Darcy Ribeiro) desde a fundação do Sambódromo, em 1984, está agora imortalizada. Como parte das comemorações dos 30 anos da Sapucaí, o prefeito Eduardo Paes inaugurou nesta terça-feira, 25/02, a “Calçada Nota 10”, com uma estrela para cada título conquistado no templo maior do Carnaval.
A calçada da fama carnavalesca foi inspirada na de Hollywood. Cada uma das 31 estrelas (entre elas a da campeã deste ano, marcada por ora com um “?”) mede 70cmx70cm. Confeccionadas por mestres calceteiros em pedras portuguesas (um dos principais símbolos da cidade), as estrelas têm contorno de fios de bronze e uma placa central de aço, onde estão o nome da escola campeã e o ano da conquista.
“Essa gente que está aqui é quem faz o Carnaval – e não é tarefa fácil o que cada um aqui faz, cada componente, é muito grande a paixão dessas pessoas. Então, nada melhor que homenageá-los”, disse Paes, referindo-se aos representantes das escolas presentes à inauguração da Calçada Nota 10, uma parceria entre a secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos, a Riotur e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa).
Os secretários de Conservação, Marcus Belchior, e de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, lembraram a recente reforma do Sambódromo, entregue no começo de 2012, que ampliou a capacidade de público e concluiu o projeto inicial do arquiteto Oscar Niemeyer. Nos Jogos Olímpicos de 2016, a Marquês de Sapucaí receberá a chegada da Maratona e as provas de tiro com arco.
Na sexta-feira, 28/02, começam os desfiles na Marquês de Sapucaí, primeiro com as escolas do Grupo de Acesso. No domingo e na segunda, desfilam as agremiações do Grupo Especial. Para o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, a calçada da fama traz uma emoção ainda maior à disputa. “Já criou uma expectativa! E certamente vamos brindar a isso com um grande espetáculo. Teremos um Carnaval promissor este ano”.
A Calçada Nota 10 foi construída embaixo da arquibancada do Setor 10 da Marquês de Sapucaí, ao lado da rua Salvador de Sá. Segundo a secretaria de Conservação, o local foi escolhido por ser ponto de visita de turistas nos demais períodos do ano. A partir de 2015, a calçada da fama ganhará uma nova estrela a cada ano, sempre após a divulgação da escola de samba campeã.
JORNALISTA. RUBENN DEAN
TE.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY
TWITTER@RUBENNDEANPAULALW

Hemorio alerta para baixos estoques de sangue para o Carnaval

REPÓRTER. RUBENN DEAN
MAT.ABR.2014/0143
DRT.33.689-1RJ
Hemorio alerta para baixos estoques de sangue para o Carnaval
O Hemorio lançou este mês a 11ª edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade”, que tem como objetivo manter a média de 300 doadores diários e alertar a população para os riscos da falta de sangue durante o Carnaval. No entanto, apenas 900 pessoas compareceram ao salão do hemocentro do Governo do Estado nas últimas duas semanas. O mínimo necessário para manter um estoque de segurança seria pelo menos 1.500 doadores. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde reforça o alerta para a importância da população do Rio de Janeiro doar sangue, sobretudo para este período em que há mais acidentes.
O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08, no Centro do Rio; ao lado do Campo de Santana. A unidade ficará aberta todos os dias, incluindo sábados e domingos; e todos os dias de Carnaval; de 7h às 18h. Lembrando que o hemocentro é responsável por abastecer com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTIs.  No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 unidades de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçú; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras.  Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.
De acordo com o Ministério da Saúde, menos de 2% da população doa sangue com regularidade.  E durante os períodos festivos como Natal e Carnaval, o comparecimento de doadores, que já é irregular, diminui ainda mais.  Historicamente, as doações voluntárias nas duas semanas que antecedem o Carnaval chegam a cair 70%. 
Artistas apoiam a campanha - A cantora Anitta foi uma das quinze personalidades escolhidas para fotografar para a campanha "Vista a Fantasia da Solidariedade".  É a  primeira vez que a funkeira participa de uma campanha estimulando a doação de sangue.
- Estou muito feliz em poder participar de uma campanha tão importante quanto essa, que também cria um hábito saudável e infelizmente ainda não tão comum entre os brasileiros, que é a doação de sangue regular.  Espero poder contribuir convocando a população para mudarmos esse panorama – disse a cantora, que ainda brincou com o seu maior hit, o “Show das Poderosas”, estimulando a doação:
- Pre-pa-ra que agora é hora de sermos solidários!
Segundo a diretora geral do Hemorio, Dra. Simone Silveira, o Rio de Janeiro vive um momento importante com a inclusão de grandes eventos e a população precisa doar sangue com mais frequência para suprir as possíveis demandas emergenciais.  
- No ano passado tivemos grandes eventos, que culminaram com a Jornada Mundial da Juventude.  Este ano teremos os jogos da Copa do Mundo e já estamos nos preparando também para as Olimpíadas.  Em eventos desse porte, a cidade recebe milhões de visitantes e precisamos estar abastecidos com sangue nos hospitais, para possíveis emergências.  Por isso, é importante que a população seja estimulada para doar sangue regularmente – explicou a médica.        
Quem pode doar? - Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos.  Não é necessário estar em jejum.  O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes.  Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis.  O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy
twitter@rubenndeanpaulalw

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...