matéria do estado do rio de janeiro

Estado deposita gratificações do RAS para 3.652 policiais


A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) vai depositar na próxima quinta-feira, 11 de outubro, a gratificação de 3.652 policiais que participaram, em setembro, do Regime Adicional de Serviço (RAS) na Polícia Militar. O valor total a ser depositado é de R$ 2.204.689,68.

Nesta quarta-feira, dia 10, a Seplag depositou a gratificação de 2.818 policiais militares que participaram em agosto do Regime Adicional de Serviço (RAS) na Secretaria de Educação e do programa Proesp na Supervia


jornalista.rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook.eddie rubenn dean murphy

matéria de petrópolis rj

Bernardo Rossi
Futuro Prefeito
de Petrópolis.


Nota - Segundo turno em Petrópolis
 
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy


"A nossa campanha, no segundo turno, continua sendo propositiva, como foi no primeiro quando passamos 15 horas por dia nas ruas em contato com a população. Vamos continuar neste ritmo mostrando que nosso plano de governo é consistente, realista e foca em gestão. Os mais de 52 mil votos que conquistamos, tenho certeza que são fruto de petropolitanos que acreditam nessas propostas e que as encaram como a real alternativa para que a trajetória de Petrópolis rume de volta ao desenvolvimento, ao futuro.
Quando lançamos nossa candidatura, nós e todos os partidos coligados, sabíamos que dois concorrentes que vêm de cargos no executivo municipal poderiam chegar ao segundo turno. A escolha de um deles para o segundo turno era o enfrentamento já previsto. A indefinição prejudicava mais a ambos do que à minha candidatura. 
 
Teremos aqui a disputa entre a mudança e a continuidade de um modelo que já provou não dar certo. Meu adversário foi prefeito por oito anos e não resolveu o que diz que vai resolver agora. A Saúde foi deixada numa situação de completo abandono. A atual administração herdou uma dívida que paralisou os investimentos na cidade por mais de um ano. Tudo isso há de se lembrado à população até o dia 28 de outubro.
 
O petropolitano é muito politizado, muito informado. As pessoas têm acesso à informação, buscam as notícias. É uma cidade, neste sentido, muito diferente das demais. O que mais queremos é que o processo eleitoral seja tranquilo com espaço para propostas e discussões de programas". 

Bernardo Rossi, candidato da coligação “Juntos para Mudar Petrópolis” (PMDB, PP, PSD, PTB, PSC, PSDB, PPS, PRTB, PSL e PRB).

MATÉRIA DO RIO DE JANEIRO.

Seplag participa de seminário sobre gestão pública em Lima

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY

A Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro (Seplag) vai participar, nos dias 10, 11 e 12 de outubro, do V Seminário Regional de Gestão para Resultados no Desenvolvimento de Governos Subnacionais, em Lima, no Peru.
O seminário será promovido pela Prefeitura de Lima, pelo Ministério de Economia e Finanças do Peru e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e reunirá representantes de governos estaduais e municipais do Brasil e de países da América Latina. Durante o evento serão abordados os componentes da gestão para resultados no desenvolvimento, planejamento estratégico, orçamento, gestão do investimento púbico, monitoramento e avaliação dos governos estaduais ou subnacionais.
No dia 10 de outubro, às 11h10min, Paulo Roberto Monção, subsecretário de Modernização da Gestão da Seplag, vai falar sobre a gestão voltada a resultados através de indicadores de desempenho. Monção irá apresentar as experiências de Gestão para Resultados desenvolvidas no governo do Estado do Rio de Janeiro, como a lei estadual que autoriza a gratificação de remuneração variável, o Sistema de Gerenciamento de Metas da Secretaria de Segurança e o pagamento da 1ª bonificação do Sistema de Metas da Secretaria de Educação.
Também no dia 10, às 17h, a coordenadora de Gestão de Projetos Especiais da Seplag, Juliana Duffles, fará palestra sobre a Gestão para Resultados. A coordenadora vai apresentar os avanços na cooperação técnica Prodev no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro. O Prodev - Programa de Estratégia e Plano de Ação para a Efetividade do Desenvolvimento no Brasil é um programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) voltado ao fortalecimento da gestão para resultados nos países da América Latina e Caribe, visando à melhoria da efetividade e do impacto das políticas públicas nas metas de desenvolvimento nacionais.
Os principais objetivos do seminário são compartilhar entre os governos experiências, melhores práticas e lições aprendidas; e adquirir ou aprofundar os conhecimentos técnicos, através de especialistas que irão debater temas vinculados à gestão para resultados.

MATÉRIA . 87° FÓRUM CONSAD ABRE DISCURSSÃO SOBRE GESTÃO PÚBLICA.

Café Parlamentar abre o 87º Fórum Consad em Brasília

JORNALISTA.RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK. EDDIE RUBENN DEAN MURPHY

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) iniciou a 87ª edição do seu Fórum com o Café Parlamentar Brasil Unido pela Gestão Pública, em parceria com a Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública, presidida pelo deputado federal Luiz Pitiman (PMDB/DF). O encontro, que reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário,  no Naoum Plaza Hotel, em Brasília. 

O presidente do Consad, Eduardo Diogo, frisou a importância de um diálogo entre os secretários e os parlamentares. “A nossa intenção é que os Estados sejam ouvidos em projetos que tramitem no Congresso Nacional e que impactam diretamente no Orçamento dos Estados. Queremos tecer relações de confiança com os parlamentares para buscar soluções que resultem em uma gestão pública eficiente e, consequentemente, aumentar o índice de felicidade dos cidadãos”, disse ele.

O deputado federal Luiz Pitiman, presidente da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Gestão Pública, afirmou que o evento é uma maneira de aperfeiçoar os debates sobre a gestão pública em vários âmbitos, “seja no Judiciário, no Executivo, trazendo lá na ponta o cidadão, as dificuldades que cada Estado está passando. Precisamos discutir os problemas em níveis estadual e municipal, dando enfoque aos projetos que estão em andamento no Congresso Nacional e que, de fato, melhorem os serviços públicos”. Segundo Pitiman, em 2013, a Frente Parlamentar, que agrupa 240 membros entre deputados e senadores, pretende apresentar marcos regulatórios em conjunto com entidades importantes, como o Consad, que, para ele, “representa de forma legítima os secretários de Estado de Administração, Planejamento e Gestão de todo o país”.

Já Ana Lúcia Amorim, secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, afirmou que este movimento de fortalecimento da gestão pública somente terá relevância se agrupar uma agenda cooperativa entre os três poderes. “Precisamos defender uma agenda que seja do interesse de todos os partidos e, claro, da população. Os prefeitos que tiveram uma boa gestão pública, por exemplo, foram reeleitos”, atenta. A secretária também ressaltou a importância do programa Pró-Cidadão, que será implementado em 2013 nos Estados, com a participação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e intermediação da União. “Esse é o caminho da integração, com ideias democráticas para a eficiência na gestão”, justifica.

A aproximação que o Consad faz entre os Estados e o Congresso Nacional, por meio da Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento da Gestão Pública, foi elogiada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Raul Araújo:  “Adotar medidas que tenham forte impacto para o orçamento dos Estados significa uma integração para o bem comum”, acrescentou.

Marcus Vinícius Furtado Coelho, secretário-geral da OAB, exaltou a atuação do Congresso Nacional em prol da democracia e de uma gestão pública eficiente. “Estamos honrados por fazer parte dessa mudança a favor de uma pauta positiva para o país, para que se construa algo melhor, visando o futuro e o avanço da máquina pública, no qual o cidadão seja o verdadeiro beneficiado”, disse.

A senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) concorda que a valorização do servidor público é o caminho para a qualidade do atendimento que chega ao cidadão. “Temos 466 projetos no Senado Federal que abordam a questão da gestão pública. Eu, inclusive, sou relatora da Lei de Greve, proposta pelo senador Paulo Paim, que é do interesse do Consad. Desejo que a união das instituições seja o caminho para este fortalecimento”, salientou.

O secretário de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, também marcou presença no encontro e ressaltou a importância de aproveitar os novos prefeitos na geração de uma agenda mais completa: “O Parlamento é acessível e os prefeitos e secretários têm que aproveitar esse momento para se unirem em prol do cidadão”, concluiu.

Ao final do Café Parlamentar, foi assinado o Protocolo de Gestão entre a Frente Parlamentar Mista de Gestão Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil e o Consad, com o objetivo estabelecer parcerias institucionais e valorizar a cooperação entre as partes para o desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para a formação de proposições legislativas e a melhoria da gestão pública. Com a assinatura do documento, foi estabelecido o movimento Brasil Unido pela Gestão Pública Eficiente.

Na parte da tarde, o 87º Fórum Consad abriu as discussões a temas inerentes à gestão pública. O primeiro tema a ser tratado foi “Agenda de Gestão Pública entre União e Estados: Síntese dos debates referentes aos eixos temáticos”. Na ocasião, foram discutidos modelos jurídico-institucionais da administração pública; tecnologia da informação; gestão de pessoas; atendimento aos usuários dos serviços públicos; apoio à inovação e melhoria da gestão municipal; compras governamentais; gestão patrimonial; e gestão de desempenho institucional.

Os outros temas debatidos foram: “Nova Lei de Greve e Congresso Internacional Clad”, com palestra do secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Valter Correa; “Proposta do Governo Federal de apoio à gestão municipal”, com Olavo Noleto Alves, subchefe da Secretaria de Assuntos Institucionais da Presidência da República; “A Importância da logística no registro Mercantil Brasileiro”, com Humberto Ribeiro, secretário de Comércio e Serviço do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior – MDIC; e “Cooperação Internacional”, com Pedro Farias, especialista líder em modernização do Estado do BID.

matéria de petrópolis rj

MATÉRIA COM
FUTURO PREFEITO
DE PETRÓPOLIS RJ.
SR. BERNARDO ROSSI

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.
021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY

“Transporte, trânsito e saúde dignos para Corrêas”, garante Bernardo Rossi

Um dos principais bairros de Petrópolis e onde está localizado o
principal e maior hospital do município, Corrêas não atende a sua
população em postos de saúde e ambulatório. Trânsito desordenado,
falta de ônibus e um terminal já obsoleto comprometem a qualidade de
vida dos mais de 30 mil moradores da localidade. "Corrêas, abandonada
como todas as localidades de Petrópolis, vai ter a atenção que merece
em meu governo", garante Bernardo Rossi. Nesta quarta-feira (10.10)
Bernardo, candidato a prefeito da coligação “Juntos para Mudar
Petrópolis” (PMDB, PP, PSD, PTB, PSC, PSDB, PPS, PRTB, PSL e PRB) fez
caminhada pelo bairro anunciando seus projetos para a comunidade.

A principal intervenção no trânsito em Corrêas foi garantida por
Bernardo Rossi como deputado estadual. Uma emenda de R$ 1,5 milhão ao
orçamento estadual assinada ainda por Luiz Paulo (PSFB) e o Marcus
Vinícus (PTB) garantiu uma segunda ponte em Corrêas.

- É a primeira obra estrutural para melhorar o acesso à Corrêas. Em
meu governo vamos regularizar o trânsito no Centro de Corrêas e
intensificar a fiscalização para que a entrada e saída da localidde
não seja mais esse caos que atravanca toda a Estrada União Indústria,
principal acesso para os distritos", anuncia Bernardo Rossi.

A necessidade de uma segunda ponte em Corrêas pode ser medida pelos
números. Diariamente circulam pela Praça Luiz Furtado da Rosa, que dá
acesso à ponte e, consequentemente, à Estrada União Indústria, 90
coletivos por hora. São aproximadamente 870 ônibus que passam nesta
região, por dia, e mais de 15 mil usuários.

A comerciante Marília de Souza, de 37 anos, nascida e criada em
Corrêas, sente nas vendas o reflexo do caos no trânsito que se
concentra na principal praça do bairro. “Aqui, reúne os carros que
querem estacionar para ir em alguma loja, o ponto de ônibus e ainda os
carros que trafegam. Em determinados horários, como entrada e saída de
escola, fica uma loucura e muitas vezes a pessoa deixa de comprar por
não ter onde parar”, lamenta.

Já as doméstica Beatriz Viana, de 45 anos, e Lucimar Roque, de 48
anos, vivem o drama de quem depende do transporte público, que na
maioria das vezes deixa o morador na mão. “Temos que esperar um tempão
o ônibus passar e quando passa, atrasado, vem lotado”, comenta
Beatriz. "Ir para o trabalho e voltar para a casa leva mais de três
horas nas duas viagens e Corrêas nem é tão distante assim, é um bairro
central", completa Lucimar.

A saúde em Corrêas também vai receber real atenção no governo Bernardo
Rossi. "Não pode o Hospital Alcides Carneiro, referência em
maternidade e nas cirurgias, fazer o papel de ambulatório para a
comunidade. Vamos tornar o Alcides Carneiro o maior e melhor hospital
público de toda a região serrana com ênfase nas cirurgias e atender a
população de Corrêas em Postos de Saúde da Família, com medicina
preventiva, marcação de consultas e exames. A população de Corrêas vai
ter seus PSFs e também o atendimento de dentistas nos postos", garante
Bernardo Rossi.

MATÉRIA SOBRE CINEMA PARA TODOS.

CINEMA PARA TODOS DIVULGA ESCOLAS SELECIONADAS PARA CIRCUITO DE CINECLUBES

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK. 
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY
 
Vinte e duas das 30 escolas selecionadas estão localizadas em municípios sem salas de cinema, reforçando o objetivo do programa de descentralizar o acesso à produção de obras audiovisuais
 
O Programa Cinema Para Todos – iniciativa do Governo do Rio de Janeiro, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação – divulga a relação de escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro, selecionadas para implantação de cineclubes. Das 30 escolas agraciadas, 22 estão localizadas em municípios sem salas de cinema, corroborando com o principal objetivo do programa de promover a descentralização do acesso à produção nacional de obras audiovisuais. A lista completa das escolas pode ser conferida no site do Cinema Para Todos (www.cinemaparatodos.rj.gov.br), no Diário Oficial do Rio de Janeiro, do dia 10 de outubro de 2012, ou abaixo.
 
Diante da grande procura do Circuito de Cineclubes do Cinema Para Todos, o prazo para a seleção das escolas precisou ser ampliado para análise cuidadosa da SEC, da SEEDUC e do Instituto Cultura Em Movimento (ICEM).  Dos 92 municípios que compõem o Estado do Rio de Janeiro, 64 apresentaram projetos, totalizando 168 escolas inscritas. Dentre esses 64 municípios, 38 não possuem salas de cinema e enviaram 65 projetos para apreciação. É o caso de São Fidélis (no Norte Fluminense), Rio Claro (na Região Sul) e Iguaba Grande (na Baixada Litorânea), que foram agraciados pelo programa.
 
O Circuito de Cineclubes recebeu projetos de norte a sul do Estado. A seleção contemplou 14 municípios da Região Metropolitana, sendo duas escolas no Rio de Janeiro (Ilha do Governador e Santa Cruz); quatro do Noroeste Fluminense; cinco da região Norte; três municípios do Centro; dois da região Sul; e um da Baixada Litorânea.
 
Além da distribuição geográfica dos inscritos e selecionados, outro objetivo do circuito que será atendido com a implantação dos cineclubes é atender localidades em que a oferta de atividades ligadas à difusão audiovisual é escassa e a relação espectadores/salas de cinema, alta. Sendo assim, a seleção incluiu municípios altamente populosos que não possuem salas de cinema, como Belford Roxo (469.332 habitantes) e Queimados (137.962 habitantes) e também aqueles que possuem cinemas, mas que apresentam alta densidade demográfica, como Rio de Janeiro (6.320.446 habitantes), São Gonçalo (999.728) e Duque de Caxias (855.048).
 
Dentre as instituições selecionadas, destacam-se o projeto “CineMagia” do Colégio Estadual Padre Carlos Leôncio da Silva, na Ilha do Governador, que pertence ao Departamento de Ações Socioeducativas (DEGASE) e atende adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa em regime de internação provisória. Outros exemplos são: Colégio Estadual Waldemiro Pitta, de Cambuci, primeiro colocado no Ideb do estado do Rio de Janeiro; e o CIEP 393 Brizolão Aroeira, de Macaé, que já demonstrou interesse pela atividade audiovisual com sua participação nas Oficinas de Videointeratividade do Cinema Para Todos. Há ainda projetos originados na zona rural, como o “Cineclube CEAQ”, do Colégio Estadual Antônio Quirino, de Visconde de Mauá, e outros, cujo envolvimento dos próprios alunos foi determinante, como foi o caso do CIEP Brizolão 289, de Engenheiro Paulo de Frontin.
Cada uma das 30 escolas da rede pública estadual de ensino, selecionadas para a implantação de cineclubes, receberá um kit de equipamentos de áudio e vídeo (incluindo telão de 100 polegadas, projetor multimídia, leitor de DVD, mesa de som, caixas acústicas amplificadoras e microfone, entre outros) e acervo de DVDs com direitos de exibição liberados para esta atividade. Antes da inauguração dos cineclubes prevista para o início do ano letivo de 2013, os alunos e professores receberão uma oficina de capacitação cineclubista, na qual serão abordadas as questões técnicas, pedagógicas e gerenciais para a manutenção de um cineclube dentro da escola.
 
As selecionadas terão até o dia 26 de outubro para enviar a documentação solicitada na Convocação.
 
- O Cinema Para Todos tem contribuído bastante para a difusão do cinema brasileiro no Rio de Janeiro, proporcionando aos alunos da rede estadual acesso a todos os filmes nacionais assim que eles entram em cartaz, expondo-os à diversidade de estilos, temas e universos que compõem a produção nacional. Neste segundo semestre, o programa alcança um novo patamar ao também estimular entre os alunos a atividade cineclubista, um universo pelo qual tenho particular carinho, pois participei, eu mesma, de cineclubes, nos meus tempos de estudante. Sei bem o quanto são importantes na formação cultural de um jovem – observa a Secretária de Estado de Cultura Adriana Rattes.
 
O cineclubismo tem um papel estratégico na democratização do acesso e na difusão de obras audiovisuais muitas vezes preteridas pelo mercado exibidor. A implementação de cineclubes em escolas traz a conjugação de educação e cultura, por meio de exibição de filmes e debates, complementando as ações já realizadas pelo Programa.
 
A meta do Cinema Para Todos com mais esta ação é alcançar mais 200 mil espectadores entre alunos e educadores da rede pública estadual de ensino.

Sobre o Cinema Para Todos
 
O Cinema Para Todos (CPT) tem por objetivo estimular e democratizar o acesso dos alunos da rede estadual do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do segmento Ensino de Jovens Adultos às salas de cinema. O programa atua em duas frentes: organizando sessões exclusivas para escolas e promovendo a distribuição de vales-ingresso gratuitos, que podem ser utilizados em qualquer dia e hora nas 65 salas de cinema conveniadas em todo o Estado, para todos os filmes brasileiros em cartaz, inclusive finais de semana e feriados, sem obrigação de uniforme ou apresentação de caderneta escolar.
 
O CPT já levou às salas de cinema mais de 700 mil espectadores de mais de mil escolas da rede estadual, que puderam assistir a mais de 100 filmes nacionais. Esse ano já foram exibidos no CPT filmes como “Xingu”, “O Palhaço” e “Heleno” e nesse mês de agosto estão em cartaz “Vou rifar meu coração”, “Corações Sujos” e “Diário de Tati”, além de “À beira do caminho”. Os 27 municípios beneficiados pelo programa são: Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Barra do Piraí, Bom Jesus do Itabapoana, Búzios, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
 
Para este segundo semestre, estão previstas as estreias nos cinemas da comédia “Os penetras”, de Andrucha Waddington, com Marcelo Adnet; e “5 x Pacificação”, entre demais filmes nacionais que poderão ser vistos pelos alunos e professores neste período.
 
Os vales-ingresso podem ser retirados nas escolas pelos alunos, seguindo a classificação indicativa de cada filme.  Em alguns casos, as sessões agendadas pelas escolas contam com a presença de direção e elenco dos filmes exibidos. O agendamento pode ser feito por e-mail: agendamento@cinemaparatodos.rj.gov.br ou por telefone (21-2220-3638 e 21-2524.6647). O programa promove também oficinas de videointeratividade e encontros pedagógicos com os professores.


matéria do estado do rio de janeiro

Crédito ajuda agricultores na aquisição da terra própria

O Programa de Crédito Fundiário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executado pela Unidade Técnica Estadual da Secretaria de Agricultura, está modificando a vida de trabalhadores rurais. A iniciativa financia a aquisição de imóveis para produtores sem terras como Jorge Santos Dias, que adquiriu no mês de setembro um sítio de 15,21 hectares na cidade de Santa Maria Madalena, na Região Serrana, para cultivar feijão, milho e criar gado leiteiro.

Mais de 700 produtores beneficiados

Jorge está entre os 727 agricultores familiares que já se tornaram donos da própria terra utilizando os recursos do crédito fundiário. Para ter acesso ao crédito é necessário ser trabalhador rural, arrendatário, parceiro, meeiro, posseiro ou proprietário de terras cujas dimensões sejam insuficientes ao sustento da família. Também é preciso comprovar experiência em atividade agrícola e rural.

O secretário de Agricultura e presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, Alberto Mofati, destacou que o crédito fundiário tem assegurado a inserção de famílias no processo produtivo rural, gerando emprego e renda no Estado do Rio.

– Até o momento, já foram financiadas as aquisições de 9.270 hectares em 93 imóveis de 21 municípios fluminenses – afirmou o secretário de Agricultura, Alberto Mofati.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

matéria do estado do rio de janeiro

Reforma do Maracanã avança e chega a 70% de obras prontas

Instalação da nova cobertura do estádio é o maior desafio da fase final dos trabalhos

As obras do novo Maracanã entraram na reta final. Segundo a medição feita no dia 30 de setembro, a reforma está 70% pronta e o trabalho se concentra, agora, nos acabamentos. De acordo com Ícaro Moreno Júnior, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), órgão vinculado à Secretaria de Obras, a reforma compreende duas fases complexas.

– A parte mais pesada da reforma, que envolveu trabalho com concreto e estruturas metálicas, acabou. É uma fase de muita exigência do ponto de vista da engenharia e das dificuldades próprias de uma estrutura antiga, como é a do Maracanã. Agora, entramos numa outra etapa: são os detalhes, que não são muito visíveis para o público. No entanto, este momento exige mais mão de obra e mais cuidado nos acabamentos de banheiros, bares, camarotes, luminárias, enfim, de instalações diversas que atenderão o torcedor – afirmou o presidente da Emop.

 Lona será feita de fibra de vidro e teflon

A obra mais pesada dessa fase final é a instalação da nova cobertura do estádio. No momento, já estão prontos dois dos quatro andaimes. Também estão sendo erguidas as plataformas sobre a arquibancada para apoiar os cabos de aço da estrutura metálica de sustentação da cobertura.

Depois de instalada, a estrutura metálica será içada, pelo sistema chamado big lift, simultaneamente, por 120 macacos hidráulicos. A lona tensionada, feita de fibra de vidro e teflon, será instalada com a ajuda de alpinistas profissionais. O processo de colocação da nova cobertura começou com a fixação de 60 anéis de compressão de 40 toneladas.


jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

CAIXA SUPERA R$ 30 BILHÕES DE CONTRATAÇÕES NO FIES‏

CAIXA SUPERA R$ 30 BILHÕES DE CONTRATAÇÕES NO FIES

Volume de empréstimos para estudantes já atingiu R$6,5 bilhões este ano

A Caixa Econômica Federal registrou recorde histórico no saldo de contratação do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), alcançando um volume de R$ 30 bilhões na carteira ativa, no mês de agosto deste ano. Ao todo, são mais de 746 mil estudantes beneficiados com o crédito para o ensino superior na carteira da CAIXA. Somente em 2012, o banco realizou R$6,5 bilhões em crédito para 157 mil estudantes. Este total, registrado até agosto, representa um crescimento de 107% no número de contratos em relação ao mesmo período de 2011.

De acordo com o vice-presidente de Pessoa Física da CAIXA, Fábio Lenza, o FIES tem um papel fundamental na democratização do acesso ao curso superior. “O jovem que não possui recursos para custear sua graduação pode procurar a CAIXA para financiar até 100% do curso pelo FIES. Com o diploma em mãos, tende a ser mais fácil conseguir uma colocação mais rápida no mercado de trabalho e
uma melhor remuneração”, ressalta Lenza.

Com as mudanças realizadas em 2010, o FIES passou a funcionar em um novo formato, com benefícios e facilidades aos estudantes. A taxa de juros foi reduzida a 3,4% ao ano, e houve aumento do prazo de carência para 18 meses e de pagamento do financiamento (até três vezes o período financiado, mais 12 meses), além de permitir ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

Para Lenza,“o público do programa é formado, na sua maioria, por jovens da nova classe média, e é prioritário para a CAIXA, motivo pelo qual há uma preocupação constante em desenvolver produtos e serviços financeiros que atendam as necessidades desses jovens, como a Conta Universitária, o Cartão Universitário e o fundo de investimento CAIXA FIC Geração Jovem Crédito Privado Renda Fixa”, afirma.

A CAIXA está presente com quiosques em mais de 100 instituições de ensino superior privadas de todo o país, onde o estudante pode obter mais informações sobre o FIES e contratar o Pacote de Relacionamento Universitário, com limites de crédito pré-aprovados, composto pela Conta Universitária, Cheque Especial, Cartão de Crédito Universitário Internacional e Cesta de Serviços Universitária, no valor de R$3,45. 

FIES

O FIES é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

O estudante pode financiar até 100% do valor da graduação e enquanto estiver cursando a faculdade não pagará as mensalidades. Nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00.

As informações sobre o FIES podem ser obtidas no portal seliganacaixa.com.br, que oferece também detalhes sobre outros produtos e serviços. A CAIXA oferece, ainda, perfil no Facebook (facebook.com/seliganacaixa) com jogos eletrônicos de educação financeira onde o universitário tem contato com diversos produtos e serviços financeiros em uma vida virtual.

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy


AGENDA DO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO HOJE . SR> SERGIO CABRAL

AGENDA DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL

10 de outubro de 2012

Quarta-feira


13:00 – Almoço oferecido por ocasião da visita do Presidente da Irlanda, Sr. Michael Higgins

Local: Salão Verde do Palácio Guanabara - Rua Pinheiro Machado, s/nº - Laranjeiras

Dados gerais: Em sua primeira visita ao Brasil, Higgins lidera missão empresarial com o objetivo de fortalecer o intercâmbio comercial entre os dois países. Acompanhado por instituições educacionais irlandesas, o presidente discutirá a colaboração na execução dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Além do Vice-Governador Luiz Fernando Pezão e do Prefeito Eduardo Paes, estarão no encontro o Diretor Geral da Science Foundation Ireland (Fundação de Ciência da Irlanda), Mark Ferguson, e o embaixador da Irlanda no Brasil, Frank Sheridan, entre outras autoridades.

Aos Jornalistas Credenciados

JORNALISTA / APRESENTADOR
RUBENN DEAN PAUL ALWS
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK. 
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY

matéria do estado do rio de janeiro

Estado inscreve para 6º Encontro de Gestores de RH até dia 19


A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realiza, até o dia 19 de outubro, as inscrições para o 6º Encontro de Gestores de Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Para fazer a inscrição, basta acessar o site do evento: www.encontrorh.rj.gov.br. O Encontro será realizado nos dias 25 e 26 de outubro, no auditório da Procuradoria Geral do Estado - Rua do Carmo 27, 14º andar, Centro. Este ano o tema será “Gestão de Pessoas: uma questão de Competências”.

A solenidade de abertura será realizada no dia 25, às 9h, e contará com a presença de autoridades do Estado do Rio de Janeiro, como o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa; a procuradora geral do Estado, Lucia Léa Guimarães; o subsecretário de Administração de Pessoal da Seplag, João Carlos Tupinambá; e o subsecretário de Carreiras, Remuneração e Desenvolvimento de Pessoas da Seplag, Paulo César Medeiros.

Durante os dois dias do evento, os gestores de RH poderão aprimorar seus conhecimentos sobre o tema e debater com vários especialistas do próprio Estado e também com convidados dos governos de Minas Gerais e da Bahia, da Petrobras, do BNDES e da ANS, além dos consultores Joel Dutra, da FEA/USP e João Lins, da PwC. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

Segundo o subsecretário de Carreiras, Remuneração e Desenvolvimento de Pessoas da Seplag, Paulo César Medeiros, tão importante quanto o conhecimento em si é a integração das equipes de RH do Estado. “Isso ajuda na formação da rede e na atuação de forma sinérgica”, disse.

O objetivo é integrar as equipes de gestores de RH do Estado do Rio de Janeiro e contribuir para a discussão da Gestão por Competências na Administração Pública Direta e Indireta, considerando a atual necessidade de ser percebido em seus servidores um perfil multifuncional por meio de seus conhecimentos, habilidades e atitudes.

O 6º Encontro de Gestores de Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro será promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio das Subsecretarias de Administração de Pessoal (SUBAP) e de Carreiras, Remuneração e Desenvolvimento de Pessoas (SUBDP).

jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

matéria do estado do rio de janeiro

UPAs são decoradas com imagens de pacientes e moradores das redondezas

upa foto bazilioImagens de moradores de comunidades, bairros e cidades onde as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs) foram instaladas têm garantido mais beleza aos espaços de atendimento e atraído os olhares de quem recorre ao
serviço. As fotos, expostas nos corredores dos equipamentos públicos, revelam o cotidiano familiar e de trabalho de
quem procura o atendimento médico e mora nas proximidades das unidades.

– Nosso trabalho é melhorar o atendimento nas unidades e isso passa por levar conforto e beleza, além de diminuir a frieza do ambiente hospitalar. As fotos de moradores das regiões onde as UPAs foram instaladas fazem com que as pessoas se sintam mais acolhidas. Queremos que as pessoas se identifiquem – explicou a coordenadora de Humanização da Secretaria de Saúde, Fabiani Gil.

Popular onde mora, Gerson Barbosa, de 58 anos, mais conhecido como Soró, não imaginava que sua foto, exibida na UPA de Itaboraí, em funcionamento desde julho, faria tanto sucesso. Atendente de restaurante, ele é reconhecido por onde passa.

– Colegas contaram que viram minha foto na UPA. Achei uma excelente ideia. O ambiente fica mais familiar. Todo mundo está comentando. Está fazendo um enorme sucesso – disse Soró. Com cinco filhos e um neto, a auxiliar de serviços gerais, Guiomar Maria Felipe, de 52 anos, já perdeu a conta de quantas vezes procurou a UPA de Santa Cruz. Sempre muito bem atendida pelos profissionais de saúde, ela aceitou ser fotografada durante uma consulta realizada no início do ano.

– A foto foi tirada quando recorri à UPA porque meu netinho estavacom um resfriado muito forte. Lembro bem que ele foi medicado após realizar seis nebulizações. Adoro esta UPA, os médicos e atendentes são sempre muito atenciosos. Também acho a unidade muito limpa e a decoração bonita. Não tenho do que reclamar – disse Guiomar.

Projeto começou pela UPA de Manguinhos - Segundo a Fabiana Gil, muitas histórias interessantes chegam à Secretaria de Saúde. As famílias fotografadas acabam criando um carinho especial pelas unidades instaladas nas regiões onde moram.

– A primeira UPA a apresentar esta identidade visual com fotos de pessoas que residem perto das unidades foi a de Manguinhos, inaugurada em 2009. Uma das famílias gostou tanto da foto que acabou ficando muito ligada à UPA e a seus profissionais a ponto de avisarem sobre a morte de um dos familiares – afirmou.
Do computador para a máquina fotográfica - Quem já foi a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) certamente observou paineis com fotografias de cenas de cotidiano, com homens, mulheres e crianças, todos moradores do entorno da UPA. São sorrisos, olhares e histórias que ajudam as UPAs a  terem um ambiente bonito e humanizado. Quem ajuda a registrar essas imagens é o fotógrafo da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), Maurício Bazílio. Bazílio, como é mais conhecido por toda a equipe da Saúde, está na Secretaria há 1 ano, mas já coleciona milhares de registros importantes e já tem muitas histórias para contar.
 
 - Antes da inauguração de uma UPA vou à cidade e começo a procurar os personagens. Com muita conversa explico que as fotos servem para ilustrar a UPA que será inaugurada. Alguns reagem bem, outros ficam com vergonha. Já peguei chuva, sol escaldante, mas consegui bons personagens e fotos bacanas. E, o melhor, as histórias de cada uma dessas pessoas - conta o fotógrafo.
Recomeço de carreira - Antes de se tornar fotógrafo profissional, Bazílio foi analista de sistemas, trabalhando para multinacionais de Telecom. A fotografia já era um hobby, mas em 2009 ele descobriu que trabalhar com câmeras fotográficas era o que ele queria no lugar de ficar na frente de computadores. Trocou o ambiente corporativo para se dedicar à nova profissão.
 
Bazílio começou a trabalhar em agência de imagens fazendo cobertura de eventos sociais. Foram muitas festas, casamentos, ensaios, coberturas jornalísticas que foram dando experiência ao fotógrafo. Em maio de 2011, foi chamado para trabalhar na assessoria de comunicação da SES. De lá para cá, Bazílio já registrou imagens importantes para a SES: inauguração de UPAs, maternidades, campanhas de divulgação, eventos, entre outros, além de  inúmeros personagens de todos os tipos que ajudaram e ajudam a ilustrar diariamente sua carreira. Recentemente o Governador Sérgio Cabral elogiou uma de suas fotografias estampada na UPA de Maricá, o que deixou o fotógrafo satisfeito.
 
 - A fotografia se tornou uma fonte de renda e qualidade de vida para mim. Fico feliz quando minhas imagens tem destaque, quando recebo elogios.  É o reconhecimento do meu trabalho – afirma.
 
jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy
 

matéria do estado do rio de janeiro

Obras do Arco Metropolitano chegam a 65% de conclusão
Construção de três importantes trevos de acesso está avançada

A implantação do segmento do Arco Metropolitano, a cargo da Secretaria de Obras, numa extensão de 70,9 quilômetros, entre Duque de Caxias e Itaguaí, na Baixada Fluminense, já alcançou 65% de obras prontas. A estrada, que é um projeto de mais de quatro décadas, deverá ser inaugurada em dezembro do ano que vem. Além da pavimentação, a via terá 54 viadutos, 18 pontes e 82 passagens inferiores – entre elas 10 zoopassagens na reserva florestal da Floresta Nacional Mário Xavier (Flona), em Seropédica.

Também estão sendo construídos três importantes trevos de interseção com rodovias federais que cortam o estado. O valor da obra é de R$ 1,1 bilhão, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), parceria entre os governos federal e estadual. O secretário de Obras, Hudson Braga, disse que este trecho do Arco Metropolitano já vai arrumar a malha rodoviária do estado, desafogando o trânsito na capital. A estrada vai se conectar com grandes rodovias federais: Rio-São Paulo (Via Dutra), Rio-Belo Horizonte-Brasília (BR- 040), Rio-Santos (BR-101 Sul) e Rio-Bahia (BR-116).

– Esta obra é um sonho que virou lenda, porque estava no papel desde 1970. Vamos retirar até dez mil carretas da Avenida Brasil e da Linha Vermelha, melhorando sensivelmente o acesso ao Rio – afirmou o secretário.

Dez alças viárias estão previstas

O trevo sobre a Via Dutra, próximo à entrada para Japeri, já teve as vigas assentadas. Este trecho da nova estrada vai atender a demanda de caminhões, com destino ou vindos de São Paulo e Rio de Janeiro. A construção do trevo na antiga Rio-São Paulo, a BR-495, em Seropédica, está avançada. Estão sendo estruturadas cinco das dez alças viárias previstas no acesso, que fará a ligação com a BR-040 (Rio-Petrópolis) e a BR-116 (Rio-Teresópolis), em Saracuruna, Duque de Caxias. Oito viadutos estão previstos no trecho.

jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

EVENTO EM BRASÍLIA / NUCLEP

NUCLEP PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, EM BRASÍLIA

Matéria Cedida
Por Sr: Mario Teixeira 


A Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep) estará participando na próxima semana, de 16 a 21 de outubro, da 9ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na ExpoBrasília, na SPR/SUL, Parque da Cidade, em Brasília, um dos maiores pavilhões cobertos do Brasil. O evento reunirá órgãos governamentais de todo o país, a fim de discutir a Sustentabilidade, Erradicação da Pobreza e a Economia Verde.
 
Única empresa da América do Sul com a certificação ASME III, necessária para a produção e certificação de equipamentos e componentes para usinas nucleares, a Nuclep participa também, através de parcerias, de projetos para a Petrobras, seja em plataformas, seja no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). Atualmente estão sendo construídos no parque industrial de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, os cascos resistentes de quatro submarinos convencionais e um a propulsão nuclear, em parceria com a Marinha brasileira e a DCNS francesa.
 
Reconhecida por sua excelência profissional, a Nuclep é considerada uma excelente parceira pelos equipamentos únicos e de grande porte, como calandras e fresadoras, além de um forno de alta capacidade para o tratamento térmico dos equipamentos e um terminal marítimo próprio. Em termos de logística, a empresa encontra-se às margens da rodovia BR-101 Sul (Rio-Santos) e do Arco Metropolitano, estrada que está sendo construída pelos governos federal e estadual e integrará todas as rodovias federais que cortam o grande Rio.
 
Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia estarão em exposição no estande da Nuclep as maquetes de um gerador de vapor e de um reator nuclear, assim como estará sendo apresentado numa lousa digital o processo de geração de energia. A energia nuclear representa hoje a segunda matriz energética do país, com 3,17% (gerado pelas usinas de Angra 1 e 2), perdendo apenas para as hidrelétricas, que representam 91% do total de produção no Brasil.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

matéria do futuro prefeito de petrópolis .rj.

Bernardo Rossi garante gestão correta, estrutura apropriada e
valorização do profissional para resolver a Saúde em Petrópolis

A consequência da suspensão do atendimento da rede particular
conveniada com o SUS para o atendimento na maternidade é a
superlotação do Hospital Alcides Carneiro (HAC), único da rede própria
a oferecer o serviço. Ontem (09.10), a situação voltou a se repetir,
quadro que já havia ocorrido por duas vezes, somente na semana
passada. "Isso tem solução. Com gestão correta e estrutura apropriada,
fortalecimento do HAC e a instalação do Hospital da Mulher, da Criança
e do Idoso, Petrópolis vai conseguir atender bem a população na Saúde.
Em nosso governo vai funcionar", garante Bernardo Rossi, candidato a
prefeito. Em seu primeiro dia de campanha nas ruas para o segundo
turno, Bernardo, candidato da coligação “Juntos para Mudar Petrópolis”
(PMDB, PP, PSD, PTB, PSC, PSDB, PPS, PRTB, PSL e PRB) reafirmou seu
compromisso com a valorização dos profissionais da área e
investimentos para o setor.

-  Temos verba, prédios, mas falta ainda um dos elementos principais
dessa equação, que é a valorização dos profissionais. Na década de 80,
Petrópolis foi referência na área da saúde e hoje vivemos essa
realidade das filas, da falta de vagas nas UTIs, na falta de médicos.
Temos de gerir a capacidade instalada que o município já tem e
desenvolver novas propostas, como a criação do Hospital da Mulher, da
Criança e do Idoso. Vamos aproveitar a unidade do HAC, que é
excelente, embora hoje esteja sucateada, para receber esse centro de
atendimento especializado”, observa Bernardo Rossi.

A rede própria de saúde do município conta, hoje, com apenas oito UTIs
neonatal e a única maternidade pública, que funciona em espaço
próprio, possui apenas 23 leitos. Mesmo com o convênio com a Casa
Providência, que deveria suprir essa lacuna, o problema se mantém, já
que a mesma também se encontra com dificuldades na contratação de
médicos. A previsão é de que o Hospital da Mulher, da Criança e do
Idoso seja capaz do atendimento de um público de mais de 200 mil
pessoas. “O novo hospital vai concentrar atendimento em ginecologia,
obstetrícia, priorizando a mulher; em pediatria e puericultura, para
atender jovens e crianças e em geriatria, para os idosos”, explicou
Bernardo Rossi.

Bernardo não dispensa, porém, a medicina preventiva e vai investir nos
Postos de Saúde da Família (PSF), melhorando as unidades existentes,
levando também atendimento bucal, e criando novas unidades.
“Petrópolis, hoje, atende apenas 48% da população nos PSFs e somente
22% dos petropolitanos tem acesso aos programas de saúde bucal. Uma
cárie mal cuidada pode gerar um sério problema de coração. Vamos
trabalhar a prevenção. Os postinhos funcionando bem, soluciona o
problema da lotação dos hospitais", afirma Bernardo Rossi.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy


matéria de petrópolis rj

Tribo de Gonzaga fará apresentação em frente ao Palácio Amarelo
 
            Representantes do Ministério Público Estadual, da Prefeitura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e integrantes do Comitê Pró Corredor Cultural, apresentam nesta quarta-feira, (10.10), na Câmara de Vereadores, o projeto de instalação do Corredor Cultural no Centro Histórico. Ele prevê a criação de uma área especial destinada ao desenvolvimento de atividades culturais, artísticas e recreativas no trecho entre a Praça da Inconfidência e as ruas Floriano Peixoto e Alberto Torres. A audiência pública foi convocada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB), e tem o objetivo de dar  a moradores e comerciantes do local a oportunidade de tirar dúvidas sobre objetivos, realização e etapas do projeto.
            “É importante porque a cidade ainda não dispõe de uma área com este perfil no Centro, mas entendemos que antes de ser votado pelos vereadores, os moradores e comerciantes daquela região precisam ser ouvidos e devem ter suas dúvidas esclarecidas”, explicou Paulo Igor. Moradores e comerciantes foram convidados a participar por meio de correspondências emitidas pelo legislativo. "Queremos a ampla participação da sociedade em todos os processos", completa o presidente da Câmara.
            A audiência pública está marcada para às 18h30, no plenário do Palácio Amarelo. Antes da reunião, às 17h30, haverá uma apresentação do grupo de forró Tribo de Gonzaga - cujos integrantes iniciaram o movimento em prol da criação de uma área para atividades culturais no Centro Histórico. A apresentação musical continua após a reunião, em frente à Câmara de Vereadores. 
           O projeto de criação do Corredor Cultural, enviado a Câmara de Vereadores no mês passado, prevê a concessão de incentivos fiscais e estímulos econômicos a empresários que adequarem suas atividades às finalidades do Corredor Cultural, bem como àqueles que iniciarem uma atividade compatível com os objetivos dele. Também haverá encaminhamento de propostas de alteração na legislação urbanística tributária e de posturas municipais que permitam a realização de atividades culturais, recreativas, de lazer e de comércio diversificado na região escolhida, constando da revisão do Plano Diretor Municipal. Incentivos para o resgate e preservação do patrimônio tombado daquela área também estão previstos.
            "Na conversa com os técnicos em uma reunião aqui na Câmara verificamos que um trabalho bastante sério vem sendo feito em relação ao Corredor Cultural. Estudos de impacto de vizinhança e de trânsito foram feitos. É um projeto interessante para a cidade, pois além de prestigiar a classe artística, destina um espaço aos jovens e vai valorizar a área próxima à Praça da Inconfidência, que hoje está bastante degradada. O investimento em cultura reflete também no Turismo, mas queremos ter a certeza de que será benéfico”, considera Paulo Igor.
 
jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

matéria da região serrana do rio de janeiro / alerj.

Marcus Vinícius: "lixo em Petrópolis precisa de solução emergencial"
Alerj autoriza Estado a ajudar na construção e manutenção de aterros sanitários

Deputados estaduais autorizaram, por meio de aprovação de projeto de lei nesta terça-feira (09.10) que o governo estadual participe da formação de sete consórcios para gestão associada de manejo do lixo. Petrópolis está incluído no consórcio Serrana 2 - com aterro sediado emTrês Rios - e mais quatro cidades associadas.  O deputado Marcus Vinícius (PTB) votou a favor do projeto defendendo que muitas cidades, entre elas Petrópolis, precisam de ajuda, porque não investiram no setor acumulando graves situações.  Petrópolis produz média de 400 toneladas de lixo por dia e o lixo hospitalar, em função de o incinerador do aterro de Pedro do Rio, único da cidade a receber todos os detritos, estar quebrado, é levado para a Ilha do Governador, no Rio. 
- O lixo em Petrópolis é uma questão emergencial. Sucessivos governos não investiram em projetos para o destino final do lixo e a situação hoje é um aterro, em Pedro do Rio, saturado há dois anos.  A autorização que os deputados estaduais deram hoje ao governo do Estado para que participe da criação de consórcios entre as cidades é um grande passo para que Petrópolis saia dessa situação caótica que vive e se prepare para um desenvolvimento saudável", afirma Marcus Vinícius
O consórcio, com aterro localizado em Três Rios, será um compartilhamento ainda entre Areal, Levy Gasparian, Paraíba do Sul e Sapucaia. Os outros seis consórcios abrangem 41 cidades com baixa produção de lixo ou sem recursos para a destinação final dos resíduos sólidos.
Com a aprovação do projeto, o Estado poderá destinar recursos não apenas para a construção, mas também para a manutenção dos aterros sanitários. A meta do governo estadual é zerar os lixões em todos os 92 municípios fluminenses até 2014. 
- Há mais de dois anos a situação de Pedro do Rio está sendo arrastada. O consórcio Serrana 2 está em fase de desapropriação da área, em Três Rios, onde funcionará o aterro sanitário. Com a possibilidade de o Estado investir também na construção das estruturas o processo ganha celeridade que é o que todos queremos e precisamos", completa Marcus Vinícius.
 
jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

matéria do estado do rio de janeiro

Prezados,
 
Segue release da Secretaria de Estado de Educação.
 
Att,

Sr: Rubem de Paula ( Radialista )
 
ascom
 
 
Pré-matrícula na rede estadual terá início no dia 15 de outubro
As inscrições deverão ser feitas pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br
 
Os estudantes que têm interesse em ingressar na rede pública estadual de ensino devem ficar atentos. De 15 de outubro a 30 de novembro, a Secretaria de Estado de Educação dará início ao período de pré-matrícula para o 6º ano do Ensino Fundamental regular e Fase VI do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos; 1ª série do Ensino Médio regular; 1ª série do Ensino Médio Inovador; 1ª série do Ensino Médio Normal (Formação de Professores); Módulo I da Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA); Projeto Autonomia – Ensino Fundamental e Médio; e Ensino Médio Integrado nas seguintes unidades escolares: Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto, Centro Familiar de Formação por Alternância Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, Colégio Estadual Dom Pedro II e Colégio Estadual Infante Dom Henrique. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br.
 
Poderão participar candidatos oriundos da rede pública (Federal, Estadual e Municipal) e privada, bem como os que desejam retornar à vida escolar. Somente poderão ser matriculados no Ensino Fundamental para Jovens e Adultos os alunos com idade mínima de 15 (quinze) anos completos ou a completar até 31/01/2013; e no Ensino Médio para Jovens e Adultos os alunos com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos ou a completar até 31/01/2013. Para o Ensino Médio regular, o candidato deverá ter idade máxima de 20 anos. Já para o Projeto Autonomia, o candidato deverá ter entre 17 e 20 anos para o Ensino Médio, e entre 13 e 17 anos para os anos finais do Ensino Fundamental.
A partir do dia 20 de dezembro de 2012, o resultado da pré-matrícula será divulgado no site www.matriculafacil.rj.gov.br e por e-mail e SMS, desde que devidamente cadastrado no momento da inscrição.

O período de renovação da matrícula dos alunos das unidades escolares vinculadas à Secretaria de Educação que desejam permanecer na atual unidade escolar no ano letivo de 2013 será de 26 de novembro a 28 de dezembro de 2012.

O candidato que deseja se matricular nas demais séries oferecidas pela rede estadual precisa procurar diretamente a unidade escolar desejada, no período de 11 de janeiro até 01 de fevereiro de 2013. Se houver vaga, basta matricular-se, levando a documentação necessária.
 
Nova EJA
 
A nova política de Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo proporcionar a conclusão dos estudos de alunos com idade elevada em menos tempo. A idade mínima para a matrícula é 18 anos, sem limite máximo de idade.
 
Atualmente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é oferecida para 346 escolas, beneficiando 56 mil estudantes. Em 2013, mais 157 unidades escolares receberão o programa. Ao todo, 503 escolas da rede estadual irão oferecer o novo método de ensino. A expectativa é que, ao final de 2014, 150 mil alunos tenham participado do programa.

O projeto foi elaborado em parceria com Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e será implantada a partir de 2013 em todas as escolas que ofertam EJA no Ensino Médio. O curso tem duração de dois anos, com uma carga horária de três horas e 20 minutos por dia.
 
Na Nova EJA, dois módulos terão disciplinas com ênfase nas áreas de Humanas e dois com ênfase nas disciplinas de Ciências da Natureza. Cada módulo terá o mínimo de cinco disciplinas e o máximo de sete. Em todos os módulos, o aluno terá Língua Portuguesa e Matemática.
A metodologia e currículo utilizados são específicos para jovens e adultos, com material didático próprio e recursos multimídia em sala de aula.
 
Informações necessárias para a pré-matrícula na rede estadual de ensino:
 
No ato da inscrição na pré-matrícula, os interessados deverão fornecer as seguintes informações: nome completo do candidato; data de nascimento; sexo; estado civil; nacionalidade; naturalidade; endereço completo, inclusive o CEP; telefone fixo e móvel, se possuir; endereço eletrônico, se possuir; número da carteira de identidade do candidato, se possuir, e órgão expedidor; CPF do próprio, se possuir; nome da mãe e do pai ou responsável legal; CPF do responsável; certidão de nascimento ou casamento; declarar se é pessoa com deficiência; em caso de estar afastado da escola, informar o tempo de afastamento; série pretendida; cadastrar, no mínimo, duas opções de escolas, desde que escolha mais de um turno, em pelo menos uma unidade escolar; e escolher o(s) turno(s) em que deseja ser matriculado.
 
Para a superintendente de Planejamento de Integração de Redes, Anna Paula Velasco, um dos destaques deste ano é a entrada do programa Autonomia na matrícula informatizada.
 
- Antes a matrícula era feita diretamente na escola, que só dimensionava suas turmas depois que a matrícula terminava. O programa Autonomia tem uma metodologia diferenciada, com material didático específico. Esses alunos que optam por essa modalidade de estudo concluem tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio em menos tempo – explicou a superintendente.
 
A ordem da inscrição efetuada na internet não será considerada na alocação do aluno, prevalecendo os critérios determinados pela Secretaria de Educação. A distribuição de vagas será feita observando-se a disponibilidade física de cada unidade escolar, o tipo de atendimento prestado por cada escola e considerando também os seguintes critérios: preferência à pessoa com deficiência, conforme estabelecido no art. 54, III do Estatuto da Criança e do Adolescente; preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos, conforme previsto no art. 227 da Constituição Federal; permanência na Rede Pública de Ensino; proximidade da residência, conforme estabelece o art. 53, V do Estatuto da Criança e do Adolescente. Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Imprensa Rio Brasil!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!