POSSE VERADORES, PREFEITO E VICE-PREFEITO EM 01/01/13


AVISO DE PAUTA

MATÉRIA DA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO . PETRÓPOLIS .

REPÓRTER

RUBENN DEAN


No dia 1º de janeiro de 2013 ocorre a posse dos vereadores eleitos para a legislatura de 2013-2016 e do prefeito e vice-prefeito eleitos para o mesmo período.

Devido à Missa em ação de graças que será celebrada pelo bispo Dom Gregório Paixão, às 11h30, na Catedral São Pedro de Alcântara, as solenidades que ocorrem na Câmara Municipal de Petrópolis – CMP,  serão realizadas na parte da tarde.

Abaixo os horários:

11h30 - Missa na Catedral São Pedro de Alcântara
13h - Posse dos vereadores eleitos – CMP – Salão Hermogeneo Silva
14h - Posse do prefeito e vice-prefeito eleitos – CMP – Salão Hermogeneo Silva
15h - Eleição da mesa diretora – CMP – Salão Hermogeneo Silva

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Deputado vai buscar incentivos para o Centro Musical Princesa Isabel

Deputado vai buscar incentivos para o Centro Musical Princesa Isabel

O deputado Marcus Vinícius (PTB) recebeu a Associação de Amigos da Música de Petrópolis (AAMúsica) em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio.
Fundada em 2009 pela Banda Musical Cavaleiros do Império, do Colégio Estadual Princesa Isabel, a associação procurou o mandato do parlamentar para que ele busque, junto ao Governo do Estado, investimentos para a reforma do Centro Musical Princesa Isabel. De acordo com a AAMúsica, o projeto, criado por eles, já tem como professores voluntários jovens formados pela própria banda e a maior necessidade atual é de reforma da casa, já cedida pela direção do colégio, e a aquisição de alguns equipamentos. Durante a reunião, o deputado Marcus Vinícius ressaltou a importância de incentivar, principalmente aos jovens, o aprendizado de algum instrumento musical. "Segundo a associação, o Centro teria capacidade de atender a cerca de 300 crianças da comunidade e é, justamente nessa fase, que muitos precisam se ocupar de forma útil e prazerosa", afirmou o parlamentar que se comprometeu a levar a demanda ao Governo do Estado.
Na ocasião, o deputado pediu ainda que, com o funcionamento do Centro em três turnos, como está sendo planejado pela presidente da AAMúsica, Nadége Schmitt, as aulas também sejam abertas à terceira idade. "Essa também é uma faixa com a qual precisamos nos preocupar e dar todo o suporte para uma melhor qualidade de vida. Nesse caso, a música também colabora para a socialização e evita a depressão, tão comum em nossos idosos", lembrou Marcus Vinícius.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

NOTA À IMPRENSA - Governo do Estado vai atuar em Operação Emergencial de Duque de Caxias

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
 
SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE
SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA CIVIL
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
 
 
NOTA À IMPRENSA
REPÓRTER
RUBENN DEAN
 
 
O Governo do Estado do Rio de Janeiro – por meio de suas secretarias de Defesa Civil, de Saúde e do Ambiente – informa que, a partir desta sexta-feira (28.12), vai participar da Operação Emergencial para Coleta de Lixo no município de Duque de Caxias. A ação terá duração de quatro dias e o Estado vai fornecer, além de recursos humanos, equipamentos para a retirada dos dejetos das ruas da cidade.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC) mobilizou 16 viaturas, sendo 14 para transporte de pessoas que integrarão o mutirão de coleta. Duas delas, que serão utilizadas na limpeza das calçadas e ruas, possuem capacidade para 30 mil litros de água. Cerca de 30 militares do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram também empenhados para a operação. Os bombeiros aproveitam a ocasião para conscientizar a população sobre a importância de não colocar fogo no acúmulo de lixo. Comparando os períodos dos três últimos meses dos anos de 2011 e 2012, há um aumento nas ocorrências de fogo em via pública de 500%. “As chamas podem atingir pedestres, veículos, edificações e vegetação, dando origem a incêndios de grandes proporções”, explica o subcomandante-geral e chefe do Estado Maior do CBMERJ, coronel Alcântara.

Vigilância Sanitária e Epidemiológica - 
 
 Cerca de 30 agentes das superintendências de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica e Ambiental também estarão em Duque da Caxias. O mutirão vai realizar vistorias nos hospitais do município para verificar como está sendo feita a coleta de lixo hospitalar. 

Diante da grave situação de acúmulo de lixo pelas ruas da cidade, serão tomadas medidas paliativas como desinsetização e desratização para tentar minimizar a proliferação de doenças e o desconforto da população nos pontos mais afetados do município, além do entorno das unidades de saúde da cidade.

Serão distribuídos ainda materiais informativos para ajudar à população a se prevenir e identificar doenças transmitidas por insetos e roedores, como a leptospirose e a dengue.
Lixo nas margens dos rios - 
 
 A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Inea vão apoiar o mutirão de limpeza. Máquinas do Programa Limpa Rio, da SEA e do Inea, farão a retirada do lixo acumulado nas margens dos rios que cortam os municípios de Duque de Caxias, de Nova Iguaçu e de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O apoio é voluntário e em caráter emergencial.
 
Outra medida para viabilizar uma saída para o caos que tomou conta das ruas de Caxias foi a construção da estrada de 13 quilômetros de extensão, da Av. Presidente Kennedy, em Caxias, até o aterro sanitário Bob Ambiental, sem passar por hospitais, escolas e bairros residenciais.
 
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Resultados do ENEM 2012

Resultados do ENEM 2012

Mais de 200 cursos de Pós-Graduação a distancia a partir de R$ 169,00/ mes. Escolha aqui o seu. Cursos de Graduação na Estácio. Parceria com a Eschola.com dá descontos.

Nesta sexta-feira  o INEP liberou as notas obtidas nas provas para os estudantes que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para acessar o portal, os candidatos precisam ter em mãos o CPF e a senha de cadastro (a mesma usada para se inscrever no exame).
Os resultados estão disponíveis no site do Instituto:

http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/


Com as notas, os estudantes podem se candidatar às vagas de 101 instituições públicas que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No primeiro semestre de 2013, serão oferecidas 129.279 vagas em 3.751 cursos.

O INEP já tinha divulgado, antecipadamente, que está liberada para consulta pela internet a oferta de vagas, por localidade, instituição, curso e turno, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. As inscrições estarão abertas entre 7 a 11 de janeiro próximo, também pela internet. Na primeira edição de 2013, a oferta chega a 129.279 vagas, em 3.751 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do sistema.

Concorrerão às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso. No momento da inscrição, terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma — por meio de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto último, de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência.

Ao longo do período de inscrições, que vai até as 23h59 de 11 de janeiro de 2013, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.

A primeira chamada de selecionados está prevista para 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula em 18, 21 e 22 do mesmo mês. A segunda chamada será divulgada em 28 de janeiro, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

Cursos de Graduação Presenciais e a Distância com descontos especiais. Garanta logo sua vaga.
Comece logo a preparação para o ENEM do ano que vem. 6 meses por R$ 29,40/mes.
 
Veja conteúdos relacionados
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook. 
eddie rubenn dean murphy


 

Notificação de HIV no Brasil passará a ser obrigatória

 

MATÉRIA DO GOVERNO FEDERAL

Notificação de HIV no Brasil passará a ser obrigatória

REPÓRTER

RUBENN DEAN


O Ministério da Saúde vai tornar compulsória a notificação de todas as pessoas infectadas com o vírus HIV, mesmo as que não desenvolveram a doença. A portaria ministerial que trata da obrigatoriedade de aviso de todos os casos de detecção do vírus da aids no País deve ser publicada em janeiro.

Atualmente, médicos e laboratórios informam ao Ministério da Saúde apenas os casos de pacientes que possuem o HIV e tenham, necessariamente, manifestado a doença. Os dados serão mantidos em sigilo. Somente as informações de perfil (sem a identificação do nome) poderão ser divulgadas para fins estatísticos.


Hoje, o governo monitora os soropositivos sem aids de maneira indireta. As informações disponíveis são de pessoas que fizeram a contagem de células de defesa nos serviços públicos ou estão cadastradas para receber antirretrovirais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O novo banco de dados será usado para planejamento de políticas públicas de prevenção e tratamento da aids.

Para a saúde pública é extremamente importante, porque nós vamos poder saber realmente quantas pessoas estão infectadas e o tipo de serviços que vamos precisar”, explica Dirceu Grego, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

A mudança ocorre quatro meses após o governo anunciar a ampliação do acesso ao tratamento com medicação antirretroviral oferecido pelo SUS. A prescrição passou a ser feita em estágios menos avançados da aids.

Desde então, casais com um dos parceiros soropositivo passaram a ter acesso à terapia em qualquer estágio da doença.

O ministério também recomendou que a droga seja ministrada de forma mais precoce para quem não têm sintomas de aids, mas possui o vírus no organismo - uma tendência na abordagem da doença, reforçada na última Conferência Internacional de Aids, realizada em julho deste ano nos Estados Unidos.
À época, o ministério calculou que o número de brasileiros com HIV fazendo uso dos antirretrovirais aumentaria em 35 mil. Atualmente, são cerca de 220 mil pacientes com aids.

Outras 135 mil pessoas, estima o governo, têm o HIV, mas não sabem. Elas estão no foco da mudança na obrigatoriedade de notificação, porque não foram ainda diagnosticadas. Segundo Grego, essas pessoas devem ser incorporadas ao tratamento. Assim como ocorre quando os pacientes são diagnosticados com aids, caberá aos médicos e laboratórios avisar ao ministério sobre a descoberta de pessoas infectadas - os soropositivos. JORNAL METRO CAR.
 jornalista / apresentador rubenn dean paul alws
mat.abr.2012/0143
drt.33.689-1rj
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

LEI SECA Trânsito é responsável por 10.264 internações no Rio de Janeiro

Trânsito é responsável por 10.264 internações no Rio de Janeiro 

MATÉRIA LEI SECA

REPÓRTER

RUBENN DEAN PAUL ALWS

 

O custo dessas internações para o Sistema Único de Saúde no Estado é de R$ 13 milhões, em 2011. Governo espera que a Lei Seca mais rigorosa contribua para reduzir número


Foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (21) a Lei 12.760, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, que torna mais rígida a chamada “Lei Seca”. A lei autoriza o uso de testemunhos, exame clínico, imagens e vídeos como meios de provas para confirmar a embriaguez do motorista. No Brasil, a violência no trânsito é uma das principais causas de mortalidade, tornando-se, portanto, uma questão de saúde pública. Em 2010, 42.844 pessoas perderam a vida nas ruas e estradas de todo país. No Rio de Janeiro, foram 2.909 mortes por acidentes de trânsito no mesmo ano.

“Apoiamos todas as medidas que puderem ser tomadas para que acidentes sejam evitados e vidas, salvas”, defende o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A violência no trânsito reflete diretamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Para se ter uma ideia desta realidade, em 2011 foram registradas 155 mil internações no SUS em todo Brasil relacionadas a acidentes de trânsito, o que representou um custo de mais de R$ 200 milhões. Só no estado do Rio de Janeiro, foram realizadas 10.264 hospitalizações nesse ano, o que custou R$ 13 milhões aos cofres públicos.

Esse valor leva em conta apenas as internações na rede hospitalar pública, sem considerar os custos dos atendimentos imediatos às vítimas feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), nas Unidades de Pronto Socorro e Pronto Atendimento e na reabilitação do paciente com consultas, exames, fisioterapia, dentre outros. “Com os recursos investidos em todo Brasil nestas internações, poderíamos construir 140 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) e melhorar o atendimento à população nas urgências e emergências do país”, alerta o ministro.

NOVAS PUNIÇÕES - Quem for pego dirigindo sob influência de álcool ou outra substância psicoativa terá a carteira de habilitação recolhida e o veículo, retido. O motorista estará sujeito, ainda, à multa que passa de R$ 957,70 para R$ 1.915,40 e à suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O valor da multa dobrará em caso de reincidência.

De acordo com a Lei 12.760, as penalidades serão aplicadas quando a conduta do motorista for constatada por concentração igual ou superior a seis decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar. E, ainda, por sinais que indiquem alteração da capacidade psicomotora. A verificação da incapacidade do motorista de dirigir também poderá ser obtida por meio de teste de alcoolemia, exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova admitidos, observado o direito à contraprova.

VIDA NO TRÂNSITO – O Ministério da Saúde intensificou as ações do projeto Vida no Trânsito. Lançado de forma pioneira em Curitiba (PR), Palmas (TO), Teresina (PI), Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG), o projeto está, atualmente, implementado em todas as capitais e também em Campinas (SP) e Guarulhos (SP).

Uma das ações do Vida no Trânsito é a qualificação dos sistemas de informação sobre acidentes, feridos e vítimas fatais. Com o banco de dados atualizado, os gestores de saúde podem identificar os fatores de risco - como o excesso de velocidade e a associação entre álcool e direção - e os grupos de vítimas mais vulneráveis nos respectivos municípios, assim como os locais onde o risco de acidentes é maior.

Os municípios devem desenvolver programas e projetos de intervenção que reduzam os fatores e os pontos críticos de ocorrência de acidentes. Estas medidas são desenvolvidas, de forma integrada, pelos sistemas da saúde, transporte e trânsito, segurança pública e educação, entre outros.
No último mês de setembro, o Ministério da Saúde autorizou o repasse de mais R$ 12,8 milhões para os 26 estados e o Distrito Federal aplicarem no Vida no Trânsito. Desse montante, foi destinado o valor de R$ 500 mil para o Rio de Janeiro. No total, já foram liberados R$ 27,7 milhões para investimentos no projeto.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy


Médicos americanos vão fazer reciclagem nos hospitais da rede estadual de saúde

Médicos americanos vão fazer reciclagem nos hospitais da rede estadual de saúde

Equipe americana responsável por médicos que atendem soldados no front do Afeganistão esteve no Rio para conhecer o serviço do Governo do Estado


Médicos responsáveis pelas equipes americanas de atendimentos nos campos de batalha dos Estados Unidos estiveram no Rio este mês para conhecer a rede estadual de saúde. O objetivo é estabelecer uma parceria com o Governo do Estado e, a partir de 2013, os hospitais estaduais que possuem centros de trauma receberão os profissionais norte-americanos que hoje trabalham no atendimento aos soldados no front do Afeganistão. A troca de experiências entre os profissionais de lá e daqui vai ser amplamente favorável aos médicos estaduais, que terão a oportunidade de aprender técnicas novas com profissionais seniores. Por sua vez, a equipe de saúde dos EUA vai cumprir o período regulamentar de reciclagem internacional a que devem passar anualmente.

A Universidade de Miami é um dos centros de pesquisa que dá suporte ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Parceira também do Governo do Rio de Janeiro, recentemente recebeu profissionais da Secretaria de Estado de Saúde em sua sede para treinamento no campo da telemedicina.

- Atualmente, esses médicos que atuam no Iraque ficam nove meses por ano no país, retornando a cada três meses aos Estados Unidos e ficando por lá por um mês. Em um desses intervalos ele deve fazer uma reciclagem. Nossa ideia é que eles passem 15 dias na Universidade de Miami e os outros 15 aqui no Rio de Janeiro, atuando nos centros de trauma da rede estadual – adiantou Antonio Marttos, diretor de Telemedicina do Trauma da Universidade de Miami.

A visita começou pelo Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, que possui o maior CTI adulto e pediátrico do estado (75 leitos adulto e 11 infantil) e que dá suporte a uma população de mais de 2 milhões de pessoas. Lá, conheceram a estrutura do futuro centro de trauma, as UTIs adulto e pediátrica e o tomógrafo da unidade, que realiza cerca de 2,3 mil exames por mês.

Em seguida, o grupo visitou a UPA São Gonçalo I, no Colubandê. Um dos integrantes da comitiva, o médico e comandante do Exército americano, Casper Jones, ficou impressionado com o sistema de Business Intelligence (BI) usado nas Unidades de Pronto-Atendimento. O sistema permite visualizar o número de atendimentos de cada unidade, quantas vezes o mesmo paciente foi até à UPA em determinado período, acompanhar o desempenho da equipe multiprofissional, entre outras informações.

- De tudo que vi aqui, o que mais me impressionou foi esse sistema que consegue controlar informações muito importantes para a gestão das unidades. Vocês podem ver as estatísticas e controlar tudo o tempo todo – comentou Casper.

Novos projetos - Da UPA, o grupo seguiu para Rio Bonito para conhecer o tomógrafo móvel e, de lá, foi para a sede da Secretaria assistir a uma apresentação sobre a estrutura de assistência do estado e os planos para o futuro, incluindo o legado para a saúde pública após Copa do Mundo e Olimpíadas. O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, falou sobre os novos projetos, como os hospitais do Cérebro, de Cardiologia, de Transplante, do Idoso, de Oncologia da Baixada e o Rio Imagem 2, e comentou os próximos desafios.

- Diferentemente da estrutura americana, nós optamos por fazer hospitais especializados em determinadas áreas. Com isso, pretendemos criar polos de excelência. Nossos desafios futuros são a implantação da telemedicina em algumas de nossas unidades e a preparação para os grandes eventos que vamos receber. Já temos a experiência do Réveillon em Copacabana e o carnaval, mas o tipo de turista que vem para esses eventos é diferente – explicou o secretário.

Ao final da apresentação, os médicos da comitiva aproveitaram para contar um pouco de sua experiência no Iraque e no Afeganistão e comentaram suas impressões sobre o que viram nas unidades da SES.
- Estou muito impressionado com o que a secretaria conseguiu construir em apenas seis anos. Isso é fenomenal – comemorou David Angelette, ex-médico do Exército americano que atuou no Iraque e no Afeganistão.

Parcerias estrangeiras - Em agosto, uma equipe formada por médicos e enfermeiros da SES embarcou para os Estados Unidos onde recebeu treinamento no Ryder Trauma Center, da Universidade de Miami. A programação incluiu, além de aulas teóricas, o acompanhamento de plantões, onde puderam ver in loco os conhecimentos adquiridos em aula. A programação também contou com minicursos com aplicação direta ao atendimento do politraumatizado.

Em janeiro, um outro grupo de médicos e enfermeiros fez um treinamento de algumas semanas no Shock Trauma Center Adams Cowley, Centro de Trauma da Universidade de Maryland, em Baltimore, referência para o atendimento ao presidente norte-americano Barack Obama em casos de emergências. Os dois treinamentos são frutos de convênios assinados entre a SES e as respectivas universidades americanas.

Os profissionais que passaram pelos treinamentos estão sendo preparados para atuar nos futuros centros de trauma do Estado do Rio de Janeiro. Eles ficarão nos hospitais estaduais Alberto Torres, Albert Schweitzer, Adão Pereira Nunes, no novo Hospital Rocha Faria e no Hospital Estadual de Trauma, que será construído na Baixada Fluminense. 

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Ministério habilita mais equipes da Saúde da Família em 13 estados

Ministério habilita mais equipes da Saúde da Família em 13 estados

Iniciativa amplia o acesso da população à Atenção Básica e libera recursos para melhorar a qualidade do atendimento

O Ministério da Saúde habilitou mais 1.488 Equipes de Saúde da Família (ESF) e 9.261 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de 13 estados - Amapá, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo -, que também passam a receber os recursos, com o objetivo de ampliar o acesso da população à Atenção Básica. O trabalho das equipes está inserido na nova Política Nacional de Atenção Básica– Saúde Mais Perto de Você, lançada em 2011, que visa incentivar a melhoria da qualidade do atendimento na Atenção Básica, combater o desperdício e monitorar as ações já existentes.

Atualmente, o país conta com 33.434 mil Equipes de Saúde da Família implantadas em 5.298 municípios que cobrem 105,5 milhões de brasileiros. São 5,5 milhões a mais de habitantes com acesso à saúde básica em relação a 2010, quando atuavam 31.660 equipes. O número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) também subiu de 244.883 em 2010 para 257.265 em 2012, representando aumento de mais de 5%.

As equipes são multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem e até 12 agentes que atuam junto às comunidades, desenvolvendo ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento, recuperação, reabilitação de doenças. Hoje, são 256.959 mil Agentes Comunitários de Saúde em todo Brasil. Os valores repassados aos municípios integram o Piso da Atenção Básica Variável (PABV), que prevê incentivo que varia de R$ 85,5 mil a R$ 128,3 mil por ESF, e R$ 10 mil por ACS, ao ano.

A Estratégia da Saúde da Família é a principal meta do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de atenção à saúde da população, a partir da atenção primária, considerada a mais próxima da porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas. A execução da estratégia é compartilhada entre o Ministério da Saúde com os Estados, Distrito Federal e Municípios.

Entre 2010 e 2012, houve crescimento dos recursos na Atenção Básica, passando de R$ 9,73 bilhões (2010) para R$ 13,36 bilhões (2012). Um incremento de 37%.

CREDENCIAMENTO – O Ministério da Saúde também credenciou 30 municípios de 10 estados, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a receber incentivo às ações de Saúde Bucal, no âmbito da Estratégia Saúde da Família. Bahia, Amapá, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, Ceará, rio Grande do Norte e Tocantins serão beneficiados.

MELHOR EM CASA – Além das portarias referentes às Equipes de Saúde da Família foi publicada outra portaria liberando R$ 2,2 milhões para custeio e manutenção das equipes de Atenção Domiciliar nos estados do Acre, Amazonas, Bahia e o Distrito federal irão receber.O benefício faz parte das ações do Melhor em Casa, programa que visa reorganizar o processo de trabalho das equipes que atendem os pacientes em suas casas. No primeiro ano de funcionamento do programa, foi constatado que as equipes atendem principalmente casos de Acidente Vascular Cerebral (20%), seguido de casos de hipertensão (9,3%) e de pacientes com a doença de Alzheimer (5,4%). Outros atendimentos frequentes incluem pacientes com diabetes mellitus, com a doença de Parkinson, doenças pulmonares e fraturas de fêmur. A maior parte desses pacientes são mulheres (58%).

Os pacientes que são atendidos pelas equipes do Melhor em Casa são encaminhados principalmente pelas Equipes de Saúde da Família (53,7%) ou estavam internados em hospital (28,9%). Esse dado mostra que o programa está articulado com a Atenção Básica, ajuda a reduzir as internações desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência.

NASF – Em outra portaria o Ministério da Saúde credenciou 14 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Atualmente, o país conta com 1.909 núcleos. Nos núcleos Tipo I, os profissionais devem cumprir, no mínimo, 200 horas semanais de trabalho e, nos tipo II, os servidores a obrigatoriedade é para 120 horas semanais mínimas.

Os municípios que aderirem ao NASF Tipo I recebem R$ 20 mil do Ministério da Saúde para a implantação da unidade e mais R$ 240 mil anuais para o custeio das equipes. A modalidade Tipo II conta com R$ 8 mil para implantação e mais R$ 96 mil de custeio/ano. Os recursos são repassados do Fundo Nacional de Saúde para os fundos municipais.

Os núcleos são constituídos por equipes multiprofissionais que trabalham afinadas e vinculadas às Equipes de Saúde da Família e os profissionais são responsáveis pelas consultas, discussões de casos e ações de educação permanente em saúde com a população.


jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

AGENDA DO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO . SR. SÉRGIO CABRAL

AGENDA DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL
 
Repórter
Rubenn Dean 
 

Posse de Peritos Legistas da Polícia Civil

Local: Salão Nobre do Palácio Guanabara - Rua Pinheiro Machado, s/nº - Laranjeiras

Dados gerais: Cerimônia de posse dos 42 peritos legistas da turma “Afrânio Peixoto”, do concurso de 2012 da Polícia Civil. Os novos servidores terminaram os cursos da Academia Estadual de Polícia Civil Sylvio Terra (Acadepol) em agosto deste ano.

Posse dos 431 Servidores Nomeados no 3 º Concurso Público do Novo DEGASE

Local: Praça Tiradentes - Teatro João Caetano – Centro

Dados gerais: Serão empossados 431 servidores aprovados em concurso realizado no primeiro trimestre deste ano. São profissionais de nível médio e superior, com diferentes funções como, por exemplo, agente socioeducativo, técnico de Tecnologia da Informação, assistente social, enfermeiro, médico, nutricionista e pedagogo. 
 
JORNALISTA. 
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY

Com Orçamento para 2013, MP de Dilma garante crédito

MATÉRIA DO GOVERNO FEDERAL

Com Orçamento para 2013, MP de Dilma garante crédito

REPÓRTER

RUBENN DEAN PAUL ALWS


Diante da decisão do Congresso de adiar para fevereiro a votação do Orçamento de 2013, a presidente Dilma Rousseff decidiu editar uma medida provisória (MP) para evitar que os ministérios parem por falta de autorização de gasto. Pressionada pelo desempenho fraco da economia, a presidente quer já no início do próximo ano acelerar os investimentos públicos e privados.

A MP vai permitir a liberação de créditos suplementares e especiais referentes ao Orçamento de 2012. Na prática, isso dará margem para os ministérios gastarem. Isso não quer dizer que os investimentos ocorrerão ainda neste ano, mas sim que os ministros vão aproveitar os últimos dias de 2012 para empenhar (comprometer) esse dinheiro com o pagamento de produtos e serviços ao longo de 2013. A liberação das verbas já empenhadas poderá ocorrer no ano que vem sem restrições, pois elas se referem à lei orçamentária de 2012. Assim, a máquina não parará mesmo que o Orçamento de 2013 atrase.

A corrida para empenhar verbas no fim do ano é uma tradição na Esplanada dos Ministérios. Os técnicos a chamam de “dezembrada”. Não é raro esses profissionais trabalharem até meia-noite do dia 31. Não é a primeira vez que o governo lança mão desse expediente. O relator do Orçamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR), observou que o Executivo havia enviado ao Congresso várias propostas de modificação e expansão do Orçamento de 2012, na forma de projetos de lei. Pelas contas do Planalto, seriam 32, no valor de R$ 27 bilhões. Alguns foram votados, mas outros ficaram pendentes.

A estratégia de editar uma MP para permitir mais empenhos no Orçamento de 2012 foi acertada na quarta-feira (26) em reunião de Dilma com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, no Palácio do Planalto. Esse plano foi adotado depois que o governo recuou da tentativa de votar o Orçamento de 2013 ainda neste ano, na Comissão Representativa do Congresso. Essa comissão é uma espécie de plantão do Legislativo.

Mínimo

Jucá disse ainda que o reajuste de R$ 4 no salário mínimo está garantido a partir de janeiro de 2013, independentemente da aprovação da nova peça orçamentária. “O governo vai definir de onde tirar e remanejar o dinheiro para pagar o novo mínimo e cumprir o que é lei. Não vai haver dificuldade”, disse. “Depois, o governo ajustará no decorrer do ano o crédito orçamentário para complementar essa diferença dos R$ 674 para os R$ 678.”

Os reajustes salariais da maior parte dos servidores também estarão vigentes já no mês que vem. Apenas algumas categorias não terão aumentos imediatos, como funcionários da Receita Federal, do Banco Central e do Incra. jornalista. rubenn dean paul alws
mat.abr.2012/0143
drt.33.689-1rj
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Notificação de HIV no Brasil passará a ser obrigatória

MATÉRIA DO GOVERNO FEDERAL 

Notificação de HIV no Brasil passará a ser obrigatória

REPÓRTER

RUBENN DEAN PAUL ALWS


O Ministério da Saúde vai tornar compulsória a notificação de todas as pessoas infectadas com o vírus HIV, mesmo as que não desenvolveram a doença. A portaria ministerial que trata da obrigatoriedade de aviso de todos os casos de detecção do vírus da aids no País deve ser publicada em janeiro.

Atualmente, médicos e laboratórios informam ao Ministério da Saúde apenas os casos de pacientes que possuem o HIV e tenham, necessariamente, manifestado a doença. Os dados serão mantidos em sigilo. Somente as informações de perfil (sem a identificação do nome) poderão ser divulgadas para fins estatísticos.


Hoje, o governo monitora os soropositivos sem aids de maneira indireta. As informações disponíveis são de pessoas que fizeram a contagem de células de defesa nos serviços públicos ou estão cadastradas para receber antirretrovirais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O novo banco de dados será usado para planejamento de políticas públicas de prevenção e tratamento da aids.

 "Para a saúde pública é extremamente importante, porque nós vamos poder saber realmente quantas pessoas estão infectadas e o tipo de serviços que vamos precisar”, explica Dirceu Grego, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.
A mudança ocorre quatro meses após o governo anunciar a ampliação do acesso ao tratamento com medicação antirretroviral oferecido pelo SUS. A prescrição passou a ser feita em estágios menos avançados da aids.

Desde então, casais com um dos parceiros soropositivo passaram a ter acesso à terapia em qualquer estágio da doença.

O ministério também recomendou que a droga seja ministrada de forma mais precoce para quem não têm sintomas de aids, mas possui o vírus no organismo - uma tendência na abordagem da doença, reforçada na última Conferência Internacional de Aids, realizada em julho deste ano nos Estados Unidos.

À época, o ministério calculou que o número de brasileiros com HIV fazendo uso dos antirretrovirais aumentaria em 35 mil. Atualmente, são cerca de 220 mil pacientes com aids.

Outras 135 mil pessoas, estima o governo, têm o HIV, mas não sabem. Elas estão no foco da mudança na obrigatoriedade de notificação, porque não foram ainda diagnosticadas. Segundo Grego, essas pessoas devem ser incorporadas ao tratamento. Assim como ocorre quando os pacientes são diagnosticados com aids, caberá aos médicos e laboratórios avisar ao ministério sobre a descoberta de pessoas infectadas - os soropositivos.

jornalista. rubenn dean paul alws
jornal metro car
mat.abr.2012/0143
drt.33.689-1rj
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

MATÉRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO .

Fábrica de algodão se instala em Barra do Piraí

Estimativa da empresa, que recebeu financiamento da AgeRio, é gerar 300 empregos


BARRA DO PIRAÍ – A fábrica Apolo Higiene e Beleza S/A - Companhia Manufatora de Tecidos de Algodão inaugurou, na sexta-feira (21/12), sua planta industrial em Barra do Piraí, na Região do Médio Paraíba. Em suas futuras instalações no município, a empresa mineira irá empregar cerca de 300 funcionários. A Apolo pretende produzir 180 toneladas/mês no novo Parque Industrial, que receberá financiamento de R$ 20.536.000 da AgeRio, empresa de fomento do Estado.

A fábrica iniciará sua produção em abril de 2013. A empresa já estuda lançar outra planta industrial, também no Rio de Janeiro, no segundo semestre do ano que vem, mas ainda não decidiu a cidade contemplada.

– Quero agradecer à empresa quase centenária pela confiança em nosso estado. É um gol que o Rio de Janeiro conquista – disse o governador Sérgio Cabral. Fundada em 1943, a Apolo iniciou seu funcionamento com a produção de fios de algodão. Em 2008, a empresa instaurou um processo de reformulação e reposicionamento da marca. Atualmente, a companhia comercializa 23 produtos.

– A cidade é um ponto estratégico importante, já que fica próxima à capital e à via Dutra – afirmou o diretor operacional da Apolo, Rodrigo Lanna Neto.


Cidade ganha a 138ª Delegacia Legal do Rio


BARRA DO PIRAÍ – Barra do Piraí também passou a contar com a 138ª Delegacia Legal do estado. Com a inauguração da 88ª DP, o governo concluiu o programa Delegacia Legal na Região do Médio Paraíba. Situada no bairro Matadouro, a 88ª DP de Barra do Piraí possui dois andares e ocupa uma área de 450 m². A unidade é composta por setor de investigação, sala de escuta, duas salas de custódia, copa, sala de repouso e sanitários para o público.

A obra para a construção e implantação dos equipamentos custou R$ 1.859.415,44. Para oferecer um melhor serviço à população, a delegacia do município contará com atendentes universitários da área de serviço social e psicologia, com experiência na recepção ao público.

 – O programa Delegacia Legal dá dignidade aos profissionais de segurança pública e ao tratamento à população – disse o governador.

   
Estado entrega estrada e conjunto habitacional em Piraí


Município no Médio Paraíba recebeu nova via e casas destinadas a famílias de baixa renda


PIRAÍ – O município de Piraí, no Médio Paraíba, recebeu uma estrada e um conjunto habitacional. A nova via, no distrito de Arrozal, teve investimento de R$ 12,5 milhões. No bairro do Varjão, 27 casas populares foram entregues a famílias de baixa renda, que viviam em áreas de risco. O governador Sérgio Cabral e o vice-governador Luiz Fernando Pezão participaram da solenidade, na sexta-feira (21/12). No Varjão, o investimento total da obra, realizada em parceria com o governo federal, foi de R$ 990 mil, sendo 52,15% de recursos dos cofres estaduais.

De acordo com o secretário de Habitação, Rafael Picciani, os imóveis são do tipo dúplex, com 45 metros quadrados, sala, dois quartos, banheiro, cozinha e varanda. Um deles, de um pavimento, foi adaptado para portadores de necessidades especiais.

– É um prazer ver os investimentos da secretaria chegando ao interior do estado – explicou o secretário. Além das unidades, a Secretaria de Habitação, por meio da Companhia Estadual de Habitação (Cehab-RJ), realizou obras de terraplenagem e infraestrutura de urbanização, com serviços de pavimentação, drenagem e plantio de árvores. As casas contam, cada uma, com um terreno livre em que, se o morador desejar, poderá erguer mais um cômodo em seu imóvel.


Sonho realizado para 27 famílias


Grávida de seis meses, Juliana Ribeiro, de 26 anos, realizou seu maior sonho: ter a casa própria. Sua família foi uma das beneficiadas pela entrega do conjunto habitacional.

– Agora, meu marido e eu ficamos tranquilos, porque deixaremos um imóvel para os nossos filhos – disse Juliana.

A dona de casa Fernanda Ribeiro também disse estar feliz com o novo imóvel, já que antes vivia de aluguel.

– Pagava R$ 250 todos os meses. A partir de agora, o nosso dinheiro vai sobrar. A minha ideia é investir mais na saúde e na educação de meus filhos. Tive o meu sonho realizado – afirmou Fernanda.

Pavimentação da estrada estimula a economia local


A pavimentação da estrada Fazenda da Grama, iniciada no fim de 2011, gerou 80 empregos. Segundo o governador, a via vai melhorar a vida dos moradores dos municípios de Rio Claro e Piraí.

– Isto tudo dá uma vida nova ao estado e à população. Acho que a população vai usufruir muito desta estrada, que ajudará no ponto de vista do conforto das pessoas no dia a dia – explicou Sérgio Cabral.

A rodovia beneficiará diretamente a produção industrial de Pinheiral e Piraí, fortalecendo a produção de tijolos de Arrozal. Com uma população de quase 30 mil habitantes, Piraí tem uma economia baseada na agricultura e pecuária. O município também se destaca por seu parque industrial, onde estão instaladas grandes empresas do país, assim como em toda a região do Médio Paraíba, um dos polos econômicos do estado, com enfoque na indústria metalmecânica e de laticínios.

Durante o evento, Pezão anunciou que o Governo do Estado assinou, na quinta-feira (20/12), o último contrato no valor de R$ 2,5 bilhões junto ao Departamento de Estradas de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ).

– Oitenta por cento destes recursos serão destinados a obras no interior. Vamos tirar do papel a estrada Paraty-Cunha, que já está licitada, além da Capelinha- Mauá, que vamos estender até Maromba – disse Pezão.

Durante a entrega das obras da estrada, o morador Délio Ferreira, de 52 anos, lembrou que os motoristas sofriam antes das melhorias.

– Bastava chover para tudo se tornar um mar de lama. Agora, os motoristas vão fazer o trajeto sem se preocupar com o mau tempo – disse Délio.

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY


Alerj apela à Dilma para que ANTT rescinda contrato da Concer

REPÓRTER
RUBEM DE PAULA

Alerj apela à Dilma para que ANTT rescinda contrato da Concer

        Na defesa da rescisão do contrato com a Concer, concessionária que
administra a BR-040, rodovia federal entre o Rio e Juiz de Fora, os
deputados estaduais Bernardo Rossi (PMDB) e Luiz Paulo Corrêa da Rocha
(PSDB) mobilizaram 59 dos 70 parlamentares fluminenses que
co-assinaram ofício à presidenta Dilma Rousseff pedindo que a Agência
Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)  - a quem cabe a
fiscalização do cumprimento do contrato - haja de forma definitiva
sobre a empresa que administra 180 quilômetros da rodovia. O ofício
foi remetido nesta sexta-feira (21.12) pela presidência da  Assembleia
Legislativa do Estado do Rio (Alerj)  com pedido de audiência com a
presidente Dilma Rousseff para tratar, em especial, da pista de
duplicação da pista de subida da Serra, um dos muitos itens do
contrato com a concessionária ainda não cumprido.
        - É um dos pedágios mais caros do país; as obras de duplicação da
Serra nunca são iniciadas e falta todo o tipo de manutenção e socorro
aos usuários", critica Bernardo Rossi acrescentando que "o valor da
nova pista, em R$ 830 milhões, é um projeto faraônico, uma tentativa
da concessionária prorrogar o contrato e ainda receber dinheiro
público para uma obra que ela própria deveria executar". A Concer quer
manter o contrato - que termina em nove anos - até 2038 em troca da
duplicação da Serra. Outras alternativas seriam a aplicação de
recursos do governo federal ou o aumento da tarifa.
        A ANTT promoveu na segunda-feira (17.12), em Petrópolis, uma
audiência pública propondo a restrição de veículos de carga -
causadores de acidentes e engarrafamentos - nos horários de pico na
Serra. A proposta, que ainda não tem data para entrar em
funcionamento, foi considerada um paliativo pelos representantes de
entidades comerciais e de turismo presentes ao encontro.
- A nova pista deveria estar pronta desde 2006. A Concer arrecadou
para isso durante anos. E além de propor a prorogação de contrato,
ainda prevê que o alto custo da obra pode ser repassado ao pedágio, ou
seja, ao bolso dos usuários. Petrópolis precisa se preparar para os
grandes eventos mundiais que a capital sedia nos próximos anos e mais:
investir em acessibilidade visando o turismo e o desenvolvimento de
indústria, comércio e prestação de serviços", afirma Bernardo Rossi.
"Hoje, a BR-040 é o principal entrave para Petrópolis crescer",
completa.
        Já existe um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que mostra
que o valor da tarifa é maior do que o deveria ser particado. "A
redução deve ser imediata e queremos ainda o fim da concessão dada à
Concer", afirma Bernardo Rossi.
        A falta da duplicação da subida da Serra foi mais uma vez evidenciada
nesta sexta-feira com o fechamento da pista para o destombamento de
uma carreta acidentada no dia anterior, operação que durou horas e
engarrafou a estrada às vésperas do Natal e época de grande movimento
na Rua Teresa e demais polos comerciais da cidade. "Mais um exemplo da
inoperância da Concer registrada justamente no dia em que a Alerj
encaminhou o ofício à presidenta Dilma. Vamos anexar mais este
registro à série de documentos que nos ajudam a denunciar a situação
de urgência em que estamos ", aponta Bernardo Rossi.

BR-040 é sinônimo de entrave ao crescimento

        O documento remetido à presidenta Dilma mobilizou parlamentares
estaduais de todos os partidos. "Essa pluralidade deve ser levada em
conta porque, independente de questões partidárias, os deputados estão
conscientes de que a estrada, em especial a subida da Serra, do jeito
que está, prejudica dezenas de cidades fluminenses e desemboca em
prejuízos para Minas Gerais que também depende dela", analisa Bernardo
Rossi.

A BR-40 é a principal via de acesso aos mais de um milhão de turistas
que visitam à cidade anualmente, é essencial para escoamento e chegada
de mercadorias para as 277 indústrias da cidade, assim como influencia
diretamente aos mais de cinco mil pontos comerciais e de serviços
existentes no município e aos milhares de petropolitanos que se
deslocam para o estudo ou trabalho todos os dias no Rio e Região
Metropolitana.

        Em 2011, a Alerj que convocou audiência pública para discutir a
concessão e a duplicação da pista de subida foi desrespeitada com a
ausência de um representante da ANTT. A Agência não se pronunciou
também após a audiência. O apelo, ao Executivo, feito diretamente à
presidenta Dilma, vem após exaustivas tentativas de mobilizar a ANTT
para o problema que se tornou a inoperância da atual concessão:  "O
poder concedente tem de fiscalizar e pode e deve suspender a concessão
se não houver serviço adequado", defende o deputado Luiz Paulo.

        A carta foi assinada por deputados do PMDB (André Lazaroni, Bernardo
Rossi, Chiquinho da Mangueira, Edson Albertassi, Graça Matos, Paulo
Melo, Pedro Augusto, Pedro Fernandes, Roberto Dinamite e Rosenverg
Reis); do PSDB ( Luiz Paulo, Gerson Bergher e Lucinha); do PSB
(Gustavo Tutuca, Rafael do Gordo e Marcelo Simão); do PCdoB
(Enfermeira Rejane); do PV (Aspásia Camargo e Xandrinho); PP (Dionísio
Lins e Flávio Bolsonaro; PDT (Cidinha Campos, Jânio Mendes, Luiz
Martins, Márcio Panisset e Paulo Ramos); PPS (Comte Bittencourt e José
Luiz Nanci); PTN (Geraldo Moreira da Silva); PSC (Coronel Jairo e
Márcio Pacheco); PR (Clarissa Garotinho); PMN (Alessandro Calazans);
PSDC (João Peixoto); PRB (Alexandre Corrêa e Rosângela Gomes); PSol
(Janira Rocha e Marcelo Freixo); PTB (Marcus Vinícius); PRTB
(Waguinho); PSD (André Corrêa, Claise Maria Zito, Dica, Fabio Silva,
Graça Pereira, Iranildo Campos, Marcos Soares, Myrian Rios, Wagner
Montes; Roberto Henriques, Rogério Cabral, Samuel Malafaia e Thiago
Pampolha) e PT (André Ceciliano, Gilberto Palmares, Inês Pandeló,
Nilton Salomão, Rodrigo Neves e Robson Leite).


JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY

Praia de Copacabana recebe balão da Operação Lei Seca no Réveillon

Praia de Copacabana recebe balão da Operação Lei Seca no Réveillon

REPÓRTER
RUBEM DE PAULA

Ações de conscientização ocorrerão em pontos turísticos do Rio de Janeiro e blitzes de fiscalização são reforçadas durante as festas de fim de ano


A partir do dia 26 de dezembro, a Operação Lei Seca (OLS), da Secretaria de Estado de Governo, levará de volta à Praia de Copacabana o seu símbolo mais emblemático. Sucesso na campanha de conscientização no Réveillon de 2011, o balão de ar quente com a marca da OLS, já conhecida da população do Rio de Janeiro, estará montado na areia, na Avenida Atlântica, próximo à Avenida Princesa Isabel, sentido Leme. Além de oferecer a bela vista da orla da Zona Sul, a intenção é proporcionar aos participantes momentos de reflexão quanto à direção responsável e os perigos de ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir.

- Mais uma vez, nossa intenção é permitir que as pessoas voem junto com a Operação Lei Seca e entendam a importância do nosso trabalho, que tem por objetivo salvar vidas. Além de contemplar o cenário, a ideia é que as pessoas lembrem, por estarem dentro do balão, da nossa campanha e da importância de colaborar – explica o coordenador da OLS, major Marco Andrade.

Balão em Copacabana

Preso ao solo por cordas, o balão de ar quente poderá atingir aproximadamente 30 metros de altura (o equivalente a um prédio de 9 andares). Feito de náilon, com 22 metros de altura e 20 metros de diâmetro, é inflado com ar frio e depois, utiliza-se o maçarico para o aquecimento do ar. Como o ar quente é mais leve do que o ar ambiente, ocorre a flutuação do balão. O cesto onde ficam os passageiros é sustentado por cabos de aço.

O balão funcionará diariamente, das 19h30 às 1h30, e tem capacidade para transportar de 2 a 3 passageiros por voo, além do piloto, variando de acordo com peso e altura dos participantes. No local, serão organizadas filas e as pessoas que quiserem participar serão identificadas por pulseiras, de uma cor diferente a cada dia, dando direito ao acesso. Todos deverão passar por detectores de metal e pelo teste de etilômetro. Caso sejam detectados sinais altos de embriaguez, a pessoa será impedida de participar.

Será necessária a apresentação de um documento oficial com foto para o passeio e crianças menores de cinco anos de idade não poderão participar. No dia 31/12 (Réveillon), o funcionamento será interrompido entre 23h30 e 0h30, por conta da queima de fogos de artifício, e voltará até às 3h30.

Com duração média de três minutos, o voo gratuito será comandando por um piloto credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que vai verificar as condições climáticas e a velocidade do vento, garantindo o cumprimento das normas de segurança. No local, também estará um brigadista durante todo o evento.

Após o voo, os participantes ganharão uma camiseta da Operação Lei Seca, além de panfletos incentivando a colaboração com a OLS: para isso, basta cumprir a lei e nunca consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir. No ano passado, cerca de 700 pessoas participaram da ação.

Voo no Balão da Operação Lei Seca

- Horário de funcionamento: das 19h30 à 1h30.
*No dia 31/12, das 19h30 às 23h30 e 0h30 às 3h30.

- Será necessária a apresentação de documento de identificação com foto

- Capacidade: de 2 a 3 passageiros

- Será proibida a entrada nos casos de:

. Sinais claros de embriaguez
. Porte de bolsas e alimentos
. Porte de bebidas alcoólicas
. Porte de armas
. Porte de instrumentos pontiagudos
. Menores de 5 (cinco) anos
. Menores desacompanhados
. Animais

Conscientização na Lagoa Rodrigo de Freitas

Outro importante cartão-postal do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas também voltará a receber a Operação Lei Seca neste fim de ano. Oito boias-blimps com o slogan da operação estarão dispostas na Lagoa, iluminando diferentes pontos. Feitas de lona plástica, com quatro metros de diâmetro, as boias estarão próximas às Avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros. Semelhantes aos balões utilizados nas blitzes das ruas, as boias náuticas terão iluminação interna, para chamar ainda mais atenção durante a noite.

- A Lagoa recebe milhares de pessoas nesta época do ano. É um excelente espaço e um momento perfeito para conscientizar as pessoas sobre a importância de nunca dirigir depois de beber, de colaborar para a paz no trânsito e apoiar para que a campanha continue salvando vidas – reforça o major Marco Andrade.

As boias-blimps da OLS estarão na Lagoa a partir das 20h do dia 26 de dezembro e ficarão no espelho d'água até o dia 1º de janeiro de 2013. Neste mesmo período, a região irá receber parte da equipe de cadeirantes, que trabalham nas operações nas ruas, para conversar com o público e alertar para o perigo da mistura álcool e direção.
Localização das boias:

Boia 1 – Avenida Epitácio Pessoa, altura da Praça José Mariano Filho, saída do Túnel Rebouças
Boia 2 – Avenida Epitácio Pessoa, altura da Rua Tabatinguera
Boia 3 – Avenida Epitácio Pessoa, altura do Parque do Cantagalo
Boia 4 – Avenida Epitácio Pessoa, altura da Rua Maria Quitéria
Boia 5 – Avenida Epitácio Pessoa, altura do Clube Lagoon
Boia 6 – Avenida Borges de Medeiros, altura da Ilha Piraque
Boia 7 – Avenida Borges de Medeiros, altura da Ilha Piraque
Boia 8 – Avenida Borges de Medeiros, altura do Parque Sacopenapã, próximo ao antigo Mistura Fina

Fiscalização Reforçada

Durante as festas de fim de ano, todo o efetivo da Operação Lei Seca está mobilizado em ações de fiscalização. São 250 agentes, divididos em 14 equipes, realizando 140 operações no período, espalhadas na capital e Região Metropolitana.

- Queremos que as pessoas se divirtam, mas voltem para casa em segurança. Por isso, além de cumprir nosso papel de fiscalização, estamos investindo muito no trabalho de conscientização, visando à prevenção do problema – diz Marco Andrade. Além das blitzes, as equipes de cadeirantes, responsáveis também pelo trabalho de conscientização, estarão atuando em diversas áreas.

A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e fiscalização, de caráter permanente, lançada pela Secretaria de Estado de Governo, em março de 2009. Desde então, até a madrugada desta terça-feira (25/12), 992.428 motoristas foram abordados, 190.169 foram multados, 40.258 veículos foram rebocados e 81.373 condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida. Os agentes realizaram 866.309 testes com o etilômetro. Deste total, 6.338 condutores sofreram sanções administrativas e 2.404, criminais.

Além das ações de fiscalização, a Operação Lei Seca também atua na conscientização de motoristas e futuros condutores. As ações educativas estiveram, somente em 2012, em mais de 100 colégios e universidades. Além disso, neste ano, a procura pelas palestras nos ambientes corporativos aumentou em 400% em relação a 2011, superando também a marca de cem ações realizadas. Entre as equipes que já receberam a OLS, estão funcionários de empresas do setor automotivo, redes de supermercado e varejo, até fabricantes de bebidas alcoólicas.

Das ruas para as telas de TV

Neste ano de 2012, a Operação Lei Seca foi destaque nas telas de TV. Em um capítulo de Avenida Brasil, novela do autor João Emanuel Carneiro, um dos personagens da trama, o Cadinho, interpretado pelo ator Alexandre Borges, foi abordado durante uma blitz da OLS e teve sua carteira apreendida por estar dirigindo após ingerir bebida alcoólica.

Foi a segunda vez que a dramaturgia brasileira deu espaço à campanha, que já em seu ano de lançamento, em 2009, havia participado de um capítulo da novela Caminho das Índias, da autora Glória Perez. Na cena, a atriz Christiane Torloni era abordada pela equipe e submetida ao teste do etilômetro.

Reconhecimento e Conscientização de Norte a Sul

Desde seu lançamento, a Operação Lei Seca vem sendo reconhecida como uma das campanhas de conscientização e fiscalização mais eficientes do país.

Delegações de 15 estados brasileiros já estiveram no Rio de Janeiro para conhecer o formato da OLS e suas experiências, tais como Pará, Acre, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, entre outros.

Em 2010, a Operação Lei Seca recebeu o XVIII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, na categoria Geral – Região Sudeste, com o case “Nunca dirija depois de beber”. O prêmio faz parte de um programa de segurança no trânsito da montadora, sediada na Suécia, país referência em trânsito seguro. Já em maio de 2011, a OLS foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, pelos bons serviços prestados à população. Os servidores que atuam na campanha receberam também moção da Câmara de Vereadores do Rio.

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY




 

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...