GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
 
jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
 
Missão Oficial do Governador Sérgio Cabral a Roma
30 de março a 1º de abril
 

 

Cabral estará com o Papa Bento XVI no Vaticano
 
Governador e prefeito Eduardo Paes participam de encontro preparatório para Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro em 2013 e de missa rezada pelo Santo Padre

 
ROMA - O Governador Sérgio Cabral chega a Roma nesta sexta-feira (30/03) para uma agenda de compromissos oficiais relacionados à próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento deverá reunir cerca de quatro milhões de jovens no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho de 2013, quando o Papa Bento XVI visitará o Estado pela primeira vez. Cabral e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, participarão do Encontro Internacional de Delegados da Juventude, que debate aspectos da organização da JMJ, e irão à Rádio Vaticano falar sobre os preparativos do estado para a jornada, incluindo temas como segurança pública e infraestrutura. No domingo (01/04), o governador e o prefeito assistem à Santa Missa de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano.
 
– A Jornada Mundial da Juventude de 2013 será um dos pontos altos do extraordinário calendário de grandes eventos que o Rio de Janeiro tem para os próximos anos. A jornada vai ajudar a consolidar esse Rio que estamos vivendo hoje, um lugar que tem cada vez mais paz, oportunidades e desenvolvimento. Este é um evento integrado, que vai contar com a participação de toda a sociedade, como vimos em Madri em 2011: o hotel mais sofisticado e a casa mais humilde vão receber os convidados do mundo todo. Estamos nos preparando em diferentes áreas, como segurança, infraestrutura e mobilidade urbana – afirma o Governador, que, além de Paes, estará acompanhado do Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e do Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.
 
Na sexta-feira (30/03), Cabral faz visita e concede entrevista à Rádio Vaticano para falar sobre os preparativos da JMJ no Rio. Em seguida, ele participa da reunião dos delegados internacionais, que reúne representantes de 173 países para discutir aspectos da organização da jornada como hospedagem, alojamentos, programação cultural, inscrições, vistos, transportes, entre outros.
 
Durante o encontro, que está em andamento desde o início desta semana, membros do Governo do Estado responsáveis pela organização da JMJ, e da Arquidiocese do Rio, também trocam experiências com os delegados que organizaram a última jornada, realizada em agosto do ano passado, em de Madri, e que reuniu 2,2 milhões de jovens de 190 países. Além disso, as medidas de segurança que serão adotadas no período do evento e as ações que já vêm sendo implementadas pelo Estado nessa área estarão entre os assuntos em debate nas reuniões.
 
Sobre a JMJ
 
A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II na metade da década de 80 com o objetivo de aproximar jovens do mundo inteiro do Evangelho e incentivar laços de amizade entre povos de diferentes culturas. Na programação, ocorrem missas, orações, palestras, apresentações musicais e de dança, além de uma grande vigília, quando o papa vai ao encontro dos jovens.
 
A JMJ teve a sua primeira edição em 1986, em Roma – que voltou a sediar o encontro em 2000. Outras dez cidades também já receberam o evento, com intervalos que variaram entre dois e três anos: Buenos Aires, na Argentina (1987); Santiago de Compostela, na Espanha (1989); Czestochowa, na Polônia (1991); Denver, nos Estados Unidos (1993); Manila, nas Filipinas (1995); Paris, na França (1997); Toronto, no Canadá (2002); Colônia, na Alemanha (2005); Sidney, na Austrália (2008); e Madri, na Espanha (2011).