GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

jornalista /apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
fecebook. eddie murphy


Rio Sem Miséria amplia acesso de famílias às oportunidades econômicas

Parcerias do programa com empresas e entidades promovem o desenvolvimento humano

Em um canteiro de obras em Triagem, Evandro Oliveira da Cruz ouve atentamente todas as explicações do instrutor de Construção Civil. Anda pelas construções inacabadas do conjunto habitacional e observa todos os detalhes. Aos 33 anos, realizou um grande sonho: ter uma profissão.

O morador de Mesquita, na Baixada Fluminense, participou do curso de capacitação oferecido pelo Serviço Social da Indústria da Construção do Rio (Seconci) – parceiro do programa Rio Sem Miséria. Desempregado há mais de um ano e acostumado a viver de “bicos”, pela primeira vez, Evandro tem em mãos um diploma que atesta que ele está apto a trabalhar como servente de pedreiro. No curso de qualificação profissional, além de conhecimento, ele ganhou novos sonhos.

– Agora, eu quero trabalhar e voltar a estudar para crescer no ramo da Construção Civil. Quero ser engenheiro – disse o servente de pedreiro.

Pai de seis filhos, Evandro só conseguiu se dedicar ao curso com ajuda do Renda Melhor, que complementa o orçamento da família que, atualmente, é de um salário mínimo, fruto do trabalho da mulher como empregada doméstica. Somado ao Bolsa Família, o benefício chega a R$ 495.

 – Esse dinheiro ajudou muito nas despesas com comida, roupas e calçados para as crianças. Se não tivesse o Renda Melhor, eu não faria o curso. Teria de procurar algum “biscate” para ajudar em casa – disse Evandro.

Após as oficinas de conhecimentos específicos, os alunos aprovados passam a integrar o banco de dados do Seconci, que os encaminha para entrevistas de emprego em construtoras.

Ofertas de emprego em alta

O Rio de Janeiro vive um de seus melhores momentos no que diz respeito ao desenvolvimento econômico: grandes eventos internacionais programados, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, “boom” de empreendimentos e crescimento na geração de empregos. Apenas nos próximos dois anos, o estado receberá um volume recorde de investimentos públicos e privados: R$ 211,5 bilhões, segundo dados da Firjan. E para fazer com que a prosperidade chegue a todos, o Governo do Estado está aproximando as famílias que mais precisam das oportunidades existentes.

Time de parceiros aumenta

Levando em consideração que para superar a pobreza extrema é necessário promover o desenvolvimento humano, além da transferência de renda, o Rio Sem Miséria ajuda os beneficiados a terem acesso às ofertas de trabalho, serviços de entidades públicas e privadas e qualificação profissional.

 – Procuramos empresas que têm esse mesmo objetivo para formarmos parcerias, já que o Estado conhece as necessidades e pode fazer a adequação às oportunidades oferecidas. O Rio vive um virtuosismo econômico e isso precisa chegar aos mais pobres – afirmou a superintendente do Rio Sem Miséria, Patrícia Audi.

Outra grande empresa entrou para o time de parceiras do Estado: a L´Oréal vai oferecer qualificação profissional em dez municípios da Região Metropolitana. O Banco do Brasil e os Correios também participam da iniciativa através da abertura de contas e emissão de CPFs.